Como fazer pão de queijo vegano: escolha receita com batata, inhame ou tofu

Você é vegano, mas sente falta da leveza e maciez desse pãozinho? Veja receitas de pão de queijo vegano deliciosas!

Quem é vegano sabe que é possível fazer receitas veganas simples sem precisar de uma grande adaptação. Mas, de vez em quando, bate aquela vontade de comer pratos repletos de nostalgia como um delicioso pão de queijo. Só que como fazer a receita ficar parecida sem usar produtos de origem animal? Confira no TudoGostoso três receitas de pão de queijo vegano: com batata, com inhame e com tofu!

Pão de queijo vegano

Você pode se deliciar com pão de queijo vegano usando substituições inteligentes

O que é preciso substituir para fazer um pão de queijo vegano?

A receita de pão de queijo tradicional leva principalmente polvilho, ovo e queijo. O polvilho (ou a similar tapioca) é o ingrediente mais importante para manter a textura de pão de queijo, mas tanto o ovo quanto o queijo precisam ser substituídos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O pão de queijo vegano tem queijo?

Apesar de ser chamado de “pão de queijo vegano”, ele não leva queijo. Em alguns casos é usado algum tipo de queijo vegano, mas a maioria das receitas dispensa esse ingrediente. O preparo só tem esse nome por causa da aparência e da consistência que lembram o lanche original. Por causa disso, algumas pessoas preferem chamar a versão vegana e sem lactose de “pão sem queijo” ou “pão de beijo”.

Receita de pão de queijo vegano com batata

A receita de pão de queijo vegano mais popular utiliza batata como ingrediente principal. A batata-baroa (também chamada de batata-salsa ou mandioquinha) é a mais comum, mas dá para fazer pão de queijo vegano com batata-doce roxa. Além disso, é necessário usar óleo como gordura e temperos variados para dar mais gosto. Para começar, faça um purê de batata até ter aproximadamente 2 xícaras de batata amassada.

Adicione ao purê 2 xícaras de polvilho doce, 2 xícaras de polvilho azedo, 1/3 xícara de óleo, 1 xícara de água quente (pode ser a mesma usada para cozinhar as batatas) e misture com as mãos até ficar uniforme. Coloque os temperos que quiser, como sal, ervas finas, alho ou gergelim. Separe a massa em bolinhas pequenas e bote em uma assadeira. Deixe bem espaçada porque a massa cresce bem. Deixe no forno à 180ºC por cerca de 20 minutos.

Pão de queijo vegano: pote vermelho com porção de pão de queijo

O pão de queijo vegano feito com batata-baroa fica com cor bem próxima do preparo original

Receita de pão de queijo vegano com inhame

Em vez da batata, um bom substituto é o inhame. Além disso, o acréscimo de aveia em flocos deixa mais consistente e nutritivo. Comece o preparo com 1,5 xícara de purê de inhame e bote 1 colher (sopa) de água fervendo e 1/2 xícara de azeite de oliva. Adicione sal e outros temperos à gosto.

Uma dica é botar um toque de açafrão para dar uma cor mais amarelada para a massa. Em seguida, bote meia xícara de aveia, 1 xícara de polvilho azedo e 1 xícara de polvilho doce. Use uma colher de madeira para o iniciar a incorporação dos ingredientes, mas depois utilize as mãos para misturar e separar em bolinhas.

Receita de pão de queijo vegano com tofu

O tofu é chamado de “queijo de soja” por causa da aparência que lembra muito um queijo branco. Ou seja, é uma boa ideia usar o tofu em uma receita de pão de queijo vegano. O primeiro passo é preparar 500g tofu, amassando-o até formar uma pasta, temperar à gosto e reservar.

Em outra vasilha, bote 500g de polvilho azedo e um pouco de água quente até ficar uniforme. Acrescente 2 colheres (sopa) de farinha de milho e meia xícara de óleo vegetal. Junte o tofu com o polvilho e misture até parar de grudar. Coloque as ervas que desejar. Uma dica para esse preparo é botar um pouco de levedura nutricional. Forme bolinhas e leve ao forno a 180ºC até dourar.

alimentos com mais proteína que o ovo

O tofu é um conhecido substituto para o queijo de origem animal

Dicas para acertar no pão de queijo vegano

Para fazer seu pão de queijo vegano com muito sabor e sem erro, um truque é deixar sempre um pouco de polvilho extra à mão. Assim, caso a massa esteja grudenta demais mesmo depois de misturar bem, é só adicionar mais polvilho aos poucos até ficar mais firme e seca.

Para o sabor, considere o tipo de massa. A receita com batata-doce fica ótima com orégano e mais sal justamente por ser naturalmente adocicada. Para finalizar, você pode rechear seu pão de queijo vegano. É só abrir a bolinha da massa na mão, colocar o recheio e fechar. Vale usar a clássica goiabada que derrete na boca ou usar um pouco de queijo vegano para se aproximar mais do gosto original.

Veja também:

Receitas veganas para o almoço: dicas para o cardápio da semana

Tempeh: o que é e como consumir a proteína vegetal perfeita para substituir a carne em receitas veganas

Recomendadas
Pela Web