Como cozinhar feijão sem panela de pressão? Aprenda a prepará-lo na garrafa térmica e mais!

Tem medo da panela de pressão ou não tem nenhuma disponível no momento? Aprenda a cozinhar feijão sem panela de pressão! Separamos duas maneiras diferentes para você escolher a sua preferida.

Um feijão fresquinho e recém temperado é irresistível, não acha? Embora a maioria das pessoas ame a combinação de arroz com feijão, nem todo mundo consegue cozinhá-lo, principalmente por conta do uso da panela de pressão, que assusta muita gente. Esse é o seu caso?

A boa notícia é que dá para ter feijão no prato todos os dias mesmo sem usar a panela de pressão! As dicas que separamos servem tanto para quem tem medo que a panela exploda quanto para quem, por qualquer motivo, está sem o utensílio no momento. Continue a leitura e surpreenda-se com as alternativas para cozinhar feijão sem panela de pressão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Feijão preto é muito popular na gastronomia brasileira e pode ser feito sem panela de pressão

Os benefícios do feijão para a saúde

Além de ser delicioso e protagonista na culinária brasileira, o feijão é um alimento cheio de nutrientes excelentes para o nosso organismo. Dentre seus principais benefícios estão a capacidade de combater anemia, por ser rico em ferro; controlar o colesterol alto e diabetes, em razão de suas fibras e baixo índice glicêmico; além de prevenir doenças cardiovasculares. Tudo de bom, né?

Como cozinhar feijão sem panela de pressão: confira duas alternativas

Antes de tudo, é importante que você saiba que a panela de pressão é comumente usada para cozinhar feijão porque ela é capaz de cozinhar os alimentos cerca de três vezes mais rápido que uma panela comum. E o feijão, assim como a maioria das leguminosas, demora para amolecer.

Portanto, tenha em mente que não usar a panela de pressão aumentará o tempo de cocção, mas não se preocupe porque continua sendo simples de fazer. Veja duas alternativas:

Utilize a panela comum

A forma mais comum de cozinhar feijão rapidamente é deixando os grãos de molho para que hidratem e amoleçam, encurtando, assim, o tempo de fogão. Se você utilizar água quente para o demolho, o cozimento é encurtado ainda mais.

Depois de deixar de molho por cerca de uma hora, é o momento de preparar o feijão na panela comum. Ainda assim, provavelmente o prato levará cerca de duas horas para ficar pronto, então prepare o gás! Ao longo do cozimento vá colocando mais água quente sempre que o nível da água estiver baixo por conta da evaporação.

Dica: separe uma panelinha menor para esquentar a água de reposição, assim você evita usar água fria e endurecer o feijão. Depois que todos os grãos estiverem macios, é hora de temperar da maneira que preferir. Veja a receita completa de feijão sem panela de pressão e experimente!

Por que deixar o feijão de molho?

Além de agilizar o cozimento, deixar o feijão de molho é importante para remover os chamados antinutrientes, que são aqueles não absorvíveis pelo organismo. Eliminar essas substâncias ajudam, portanto, a realmente absorver as vitaminas e demais nutrientes benéficos do feijão.

Use o truque da garrafa térmica

É possível cozinhar feijões de vários tipos e outras leguminosas com a ajuda de uma garrafa térmica

Se quer cozinhar feijão sem panela de pressão e ainda economizar bastante com o gás de cozinha, o truque da garrafa térmica é bem interessante para você. Sim, é possível usar uma garrafa térmica para deixar o feijão macio, pronto para temperar e comer.

A garrafa térmica retém calor por muitas horas e, por isso, se você colocar os feijões com água quente dentro dela, eles irão cozinhar lentamente. Depois de aproximadamente doze horas o feijão estará pronto. Essa dica também  serve para outras leguminosas, como lentilha e ervilha, por exemplo.

Apenas tenha cuidado com as proporções. Obviamente a garrafa térmica tem uma capacidade menor do que uma panela de pressão, então será necessário fazer pequenas porções por vez.

Comece esquentando em fogo alto 250g do feijão da sua preferência com 750 ml de água. Espere a água borbulhar e deixe fervendo por quatro minutos. Depois é só colocar na garrafa, tampar bem e esperar doze horas. Para essa quantidade você precisará de uma garrafa térmica de pelo menos um litro de capacidade.

Congele feijão cozido para a semana toda

Uma dica para otimizar o tempo na hora de cozinhar feijão é preparar quantidades grandes e congelar. O feijão congelado dura até três meses e continua com gosto de fresquinho, desde que você congele sem nenhum tempero. Porcione em quantidades pequenas para facilitar, deixe descongelando na geladeira e depois tempere ao seu gosto. Fica ótimo!

Veja mais:

Proteína não é só carne: garanta saciedade na dieta com essas 7 leguminosas proteicas

Aprenda a fazer receitas salgadas deliciosas com casca de banana, batata e até melancia

Temperos: um guia completo sobre ervas e especiarias para cozinhar e nunca mais errar

Recomendadas
Pela Web