Como aproveitar sobras de arroz: veja 15 receitas que vão dar cara nova ao prato

Tem sobras de arroz na geladeira e você está sem criatividade para pensar em uma maneira de aproveitar? Deixa que o TudoGostoso de ajuda! Reunimos uma lista de receitas deliciosas para deixar seu arroz incrível!

Tem arroz rolando na geladeira, com cara de que vai acabar sendo jogado fora logo logo? Não deixe isso acontecer! O arroz é um dos acompanhamentos mais versáteis que existem e pode ser reaproveitado em receitas mesmo depois de já estar cozido. Colocando alguns ingredientes a mais ele até deixa de ser um mero complemento da refeição e ganha cara de prato principal, viu?

Para te inspirar, o TudoGostoso reuniu uma lista com 15 receitas diferentes com sobras de arroz, incluindo bolinho, torta, rocambole e até pão! Continue a leitura e aprenda a transformar arroz de todo dia em um belo prato!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sobras de arroz podem virar torta recheada em poucos minutos

A quantidade certa de arroz para o número de pessoas

Antes de partir para receitas com sobras de arroz, que tal aprender a calcular a quantidade certa de arroz por pessoa? Às vezes precisamos fazer uma quantidade muito maior ou muito menor do que o habitual e fica bem mais difícil saber a medida certa, então vale a pena a dica:

Em média, quando o arroz é apenas um acompanhamento, cada pessoa come cerca de 90g. Isso equivale a ¼ de xícara de arroz cru. Quando o arroz é o prato principal, como em um risoto, por exemplo, vale dobrar a quantidade. Ou seja: 180g ou 2/4 de xícara de arroz cru.

Se você não tem um medidor em casa, há uma maneira mais simples de fazer o cálculo utilizando apenas as mãos. Basta mergulhar a mão no pote de arroz e então fechar. Essa quantidade serve uma pessoa.

Como congelar arroz já cozido

Se o arroz tá sobrando e você não vai conseguir utilizá-lo nos próximos dias, a dica é congelar para usar depois. A melhor maneira de fazer isso é colocando o arroz já frio em um saquinho plástico próprio para o freezer. Tire todo o ar do saco e feche bem. Dessa forma ele dura até 3 meses.

Receitas diferentes com sobras de arroz

Arroz frito é opção para dar mais cor e sabor aos grãos

1. Pão de arroz com calabresa e coalho

Pão feito de arroz? Sim! E diferente do que você imagina, a massa fica superleve e fofinha. Nossa versão é recheada com calabresa e queijo coalho picadinho… não tem como ficar ruim, não é?

2. Arroz de forno rápido

Receita perfeita para um dia corrido. É só misturar a sobra de arroz com os ingredientes que mais gostar, como frango desfiado, tomate, cebola, milho, ervilha e finalizar no forno com queijo. Suja uma travessa só e fica pronta em pouco mais de meia hora!

3. Arroz à carbonara

Já experimentou macarrão à carbonara e amou? Então essa receita com arroz também vai conquistar seu coração. Os ingredientes principais são os mesmos: ovos, bacon e queijo. Delícia, hein? Veja como preparar!

4. Bolinho de arroz de forno

Que tal se deliciar com um bolinho de arroz que não precisa ser frito no óleo? Isso mesmo! Essa receita é preparada no forno com forminhas de empada, mas se você não tiver, vale a pena adaptar com forminhas de cupcake ou similares. Aprenda a fazer!

5. Souflé de arroz recheado

Que tal um souflé de arroz bem temperadinho e recheado com queijo e presunto? Vale a pena aprender a fazer a massa e soltar a criatividade na hora de rechear, escolhendo seus ingredientes preferidos. Só não use um recheio com caldo para não interferir no ponto da massa ok?

6. Arroz à piamontese 

Que tal transformar as sobras do seu arroz em um à piamontese? Receita deliciosa que vai muito bem com filé ao molho madeira. Impossível sua família não amar essa combinação. O passo a passo é bem simples, veja!

7. Bolo de arroz salgado

Se você gosta de sair do óbvio e experimentar comidas diferentes, essa é uma boa pedida. Não acha? O bolo de arroz é recheado com frango desfiado e fica muito gostoso! Ótima opção de lanche da tarde. Que tal fazer hoje?

8. Fritada de arroz

Quer um almoço super-rápido e delicioso? A fritada é o prato ideal. Esse é recheado com bacon em cubos, brócolis, requeijão e mussarela. Delícia! Já a massa leva arroz, ovos e temperos. Confira o modo de preparo e aproveite!

9. Pão de arroz cozinho

Dá para usar as sobras de arroz até para substituir o pão pela manhã. Essa é uma receita mais neutra de pão, que você pode assar e depois acrescentar o que quiser como recheio, como manteiga, frios e ovos.

10. Rocambole de arroz

Esse rocambole de arroz é aquela receita especial para comer em família. Você pode decorar e rechear com o que preferir, algumas sugestões são: queijo, presunto, frango desfiado, carne seca e carne moída. Todos ficam deliciosos!

11. Torta de sobras de arroz

A torta com sobras de arroz vai agradar o paladar até dos mais exigentes. É recheado com calabresa, mussarela e tomate e feito no forno. Prático, uma delícia e fica pronto em menos de um hora. Experimente!

12. Bolinho de arroz com queijo

Se você é fã do bolinho de arroz tradicional, essa receita é para você! Recheado com queijo e temperado com cheiro-verde, esse preparo combina tanto com o almoço quanto na hora do petisco. Veja a receita no vídeo:

13. Torta de frango com carne

Você prefere carne bovina? Então já anota essa receita e separa os ingredientes necessários: arroz cozido, carne, leite, amido de milho, fermento, queijo parmesão e seus temperos favoritos. Confira o passo a passo.

14. Arroz com calabresa e batata palha

Quem não ama batata palha? Essa combinação com arroz e calabresa é maravilhosa e é facílima de fazer. Mesmo quem não tem nenhuma habilidade na cozinha vai conseguir preparar. A gente promete!

15. Arroz frito

A receita de arroz frito vai deixar as suas sobras com muito mais cor e sabor. Leva ervilha, cenoura, presunto e ovos. Você também vai precisar de 3 xícaras de arroz cozido, shoyu e outros temperos. Confira a lista de ingredientes.

Veja mais:

Cascas de frutas surpreendem em receitas de sobremesas deliciosas. Veja 15 opções de doce e evite desperdício!

Aprenda a fazer receitas com frango usando sobras do almoço e jantar

Recomendadas
Pela Web