Carne de jaca: veja com o TudoGostoso como fazer em casa

Polêmica, a jaca divide as pessoas em grupos que a amam e os que a odeiam. Mas a carne de jaca veio para mudar isso e conquistar até os mais desconfiados.

Para os veganos e vegetarianos, ou mesmo pessoas interessadas apenas em diminuir o consumo de carne, esse é o melhor momento. Todos os dias novas opções de “carnes vegetais” surgem e os supermercados estão cada vez mais cheios desses produtos. Mas, entre as maneiras mais naturais e longe das formas processadas, está a carne de jaca, que já é a queridinha de muita gente. Diferente da jaca madura, ela não tem aquele aroma forte ou gosto marcante. O sabor será obtido com os temperos que forem usados e a textura vai te surpreender!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como fazer carne de jaca

A primeira coisa que você precisa saber sobre a carne de jaca é que ela é feita com a jaca ainda verde, ou seja, com os gomos firmes e sem o aroma frutado. Já existem formas de comprar a carne de jaca em uma bandeja, mas você também pode comprar a fruta inteira (ainda verde). Por ser bem viscosa por dentro, o ideal é passar um pouco de óleo vegetal ou óleo de coco na faca, antes de cortar sua jaca em rodelas. Feito isso, coloque as rodelas na panela de pressão e deixe cozinhar entre 8 e 10 minutos. Assim, você já terá a base pronta para fazer a sua carne de jaca. Retire os caroços e a casca, todo o resto pode ser aproveitado! A dica é deixá-la bem desfiadinha.

Os benefícios da carne jaca

Pela riqueza de nutrientes, a jaca se tornou uma ótima opção de carne vegetal. Ela é rica em minerais, vitaminas, potássio, cálcio e fósforo, antioxidantes e fonte de fibras. O sucesso da carne de jaca também se dá por seu baixo valor calórico e ausência de gorduras! Cada 100 gramas de jaca tem cerca de 80 calorias.

Ideias para usar a sua carne de jaca

A textura da carne da jaca lembra um pouco a carne do frango ou do porco, então, as opções para uso em receitas são infinitas! Você pode rechear tortas, salgadinhos (já ouviu falar na coxinha de jaca?), hambúrguer, estrogonofe, fricassê, canja, batata recheada, sanduiche, farofa ou mesmo fazer um antepasto! Só bons motivos para você experimentar essa maravilha e incluir a jaca no cardápio da casa!

Confira também:

Como fazer carne de casca de banana

Recomendadas
Pela Web