Azeite temperado: o que é e como fazer

Com ervas e outros condimentos, o azeite temperado ou aromatizado deixa suas receitas ainda mais saborosas!

Como fazer azeite temperado

Azeite temperado ou azeite aromatizado: ingredientes e passo a passo da receita.

O azeite é um ingrediente muito presente na culinária mundial e os brasileiros — talvez pela colonização portuguesa — não ficam atrás quando o assunto é o consumo do ingrediente. Mas muito se fala sobre esse óleo, tão utilizado em diversos tipos de receitas, salgadas e até doces. Se depois de ouvir tantas opiniões diferentes acerca dele você ainda tem dúvidas, dê uma olhada nesta matéria que conta exatamente se o azeite pode ou não ser aquecido ou nesta, que derruba alguns mitos culinários que estamos acostumados a ouvir, incluindo alguns sobre o azeite.

Independentemente do que se ouve ou lê, saiba que o azeite traz muitos benefícios ao nosso organismo, incluindo algumas vantagens para a saúde do nosso coração. E a boa notícia é que ele pode ser consumido de variadas formas, desde em receitas de molhos para saladas até deliciosos acompanhamentos, como esta conserva de alho que o TudoGostoso já te ensinou! Mas continue lendo esta matéria para aprender uma nova (e muito saborosa) opção de utilização do azeite.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que é azeite temperado?

O azeite temperado ou aromatizado é aquele em que o óleo recebe ervas frescas ou desidratadas (bem como outros ingredientes, como alho e pimenta) e, depois de um tempo de descanso, adquire cor, aroma e sabor da mistura. O azeite temperado é o colocado em contato com ervas e vegetais que dão um gostinho mais especial a ele. É muito comum em restaurantes e lanchonetes mais “gourmetizadas”.

Para que serve o azeite temperado?

O azeite temperado tem, basicamente, as mesmas funções que o azeite puro, sendo utilizado para refogados, tempero para saladas e para dar um sabor mais gostoso a pratos variados. No entanto, por ter aroma, sabor e muitas vezes cor diferenciados, ele complementa bem o paladar de pratos como risotos, sopas ou naquele pãozinho que você quer servir como entrada no jantar dos amigos.

Use pimenta, alho, cebola, ervas frescas ou desidratadas no azeite

Use pimenta, alho, cebola, ervas frescas ou desidratadas para dar sabor e aroma ao azeite.

 Com que ingredientes temperar o azeite?

Para fazer o azeite temperado em casa, você pode usar diversos ingredientes. Deixe sua criatividade fluir e vá além das ervas para dar um sabor diferenciado ao seu azeite. Para tal, utilize:

  • Ervas como alecrim, folhas de louro, manjericão, orégano, cebolinha, salsa, hortelã, estragão, hortelã, manjerona etc.
  • Vegetais como alho, cebola, pimenta-do-reino, pimenta dedo-de-moça, pimenta biquinho, azeitonas verdes ou pretas, alcaparras etc.
  • Oleaginosas como nozes, castanha-do-pará, amêndoas etc.
  • Cravo-da-índia, canela em pau, raspas de limão e laranja (para receitas doces) etc.

Modo de preparo do azeite temperado

Antes de tudo, compre um bom azeite, que deve ser, de preferência, virgem ou extravirgem.

Em seguida, é só selecionar as ervas de sua preferência. Em nossa receita, você vai precisar de alecrim, orégano, hortelã, manjerona e tomilho, todos desidratados. Mas fique calmo: você pode fazer seu azeite temperado utilizando ervas e outros vegetais frescos. O único cuidado é que, após atingir o ponto desejado de sabor e aroma, você precisará retirar os ingredientes de dentro do azeite, evitando que estraguem.

Em seguida, esterilize o pote de vidro em que o azeite ficará armazenado utilizando uma panela de água fervente.

Depois, coloque todas as ervas em um recipiente e aperte-as com a ajuda de um pilão. Isso fará com que os ingredientes liberem aroma e sabor.

Aqueça o azeite em banho-maria até que ele esteja morno — é importante que ele não ferva. O ponto certo é quando ele está quente, mas você consegue colocar seu dedo no líquido por alguns segundos sem queimá-lo.

Ao atingir esse ponto, adicione as ervas e misture um pouco.

Por último, passe a mistura para o recipiente de vidro escolhido, tampe e deixe descansar por, no mínimo, sete dias em lugar escuro e fora da geladeira.

Recomendadas
Pela Web