Aprenda a fazer receitas salgadas deliciosas com casca de banana, batata e até melancia

Bolinho de casca de batata, bife à milanesa de casca de banana e salpicão de melancia: confira essas e outras receitas salgadas surpreendentes feitas com a casca dos alimentos.

Se você é uma pessoa que não gosta de desperdícios, vai adorar conhecer algumas receitas salgadas criativas para reaproveitar cascas de frutas, legumes e outros tipos de alimentos. Reutilizar as cascas é uma maneira de reduzir a quantidade de resíduos despejados no ambiente e ainda utilizar os alimentos integralmente, aproveitando todos os seus nutrientes.

Abaixo, você vai aprender a fazer salpicão, bolinho e até bife à milanesa só usando as cascas! Dá para acreditar? Continue com a gente e confira as receitas!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cascas de batatas fritas ficam supercrocantes e saborosas

Como reaproveitar cascas de alimentos?

Antes de partirmos para as receitas, você deve saber que há inúmeras formas de aproveitar as cascas, principalmente as de frutas e legumes. Além de preparar pratos como bolos, geleias e doces com cascas, também dá para utilizá-las para fazer temperos, sucos, chás e águas saborizadas, por exemplo.

Há outros usos para as cascas de alimentos fora da cozinha: cascas de banana e outras frutas viram adubo orgânico, ótimo para desenvolver folhagens; cascas de laranja ajudam na limpeza doméstica de vidros e fornos; cascas de frutas cítricas no geral têm função repelente e muito mais.

No geral, dá para evitar desperdício e se aprofundar na reutilização das cascas para diversas finalidades, mas para quem quer fazer novas receitas, os benefícios são ainda maiores. É que a maior parte dos nutrientes estão na casca, como vitaminas, antioxidantes e fibras. Confira algumas opções de preparos abaixo.

7 receitas para reaproveitar cascas

Cascas de banana podem virar carne e bife à milanesa

1. Salpicão de casca de melancia

Você vai se surpreender com o resultado desse salpicão com casca de melancia. Quem prova garante que fica maravilhoso, além de ser uma forma de reaproveitar essa parte da fruta que quase sempre vai parar no lixo.

Para fazer, você deve ralar a casca de melancia no ralo fino. Não se esqueça de lavar bem a casca antes de usar. Em seguida, ferva as cascas com sal até que fiquem macias. Incorpore-as no salpicão e verá o sabor e textura deliciosos que dará ao prato. Veja os detalhes da receita.

2. Moqueca capixaba com camarão com casca

As cascas dos camarões também são descartados com frequência, mas têm muito sabor! Essa moqueca capixaba utiliza todo o camarão, encurtando o processo de preparo e evitando desperdício.

Para quem ainda não sabe, a casca de camarão também pode ser utilizada na preparação de molhos para empadão, salgadinhos e outras receitas que levem o fruto do mar. O segredo está em bater as cascas com água e temperos e depois coar. Veja como preparar a moqueca!

3. Bolinhos de casca de batata

Que tal preparar um petisco maravilhoso só com as cascas de batata? Dá para aproveitar as cascas que seriam descartadas após o preparo de um purê, por exemplo, e ainda ter um bolinho maravilhoso para servir para a família e amigos.

A receita é bem simples e leva farinha de trigo, ovos, fermento, sal e salsinha, além das cascas de batata, claro. Depois é só fritar em óleo quente ou adaptar para uma receita de airfryer. Faz e conta pra gente o que achou?

4. Bife de casca de banana à milanesa

Sim, dá para usar a casca de banana para fazer bife à milanesa! Essa é uma opção interessante para quem é vegetariano ou simplesmente para quem quer provar coisas novas. A receita vai bem como acompanhamento na refeição ou como petisco.

Tudo o que você precisa fazer é lavar as cascas, temperá-las com sal, alho e o que mais gostar e depois empanar em farinha de rosca. Parece fácil, né? Confira os detalhes da receita e aproveite!

5. Torradinhas com casca de pão de forma

Sabe aquelas casquinhas de pão de forma mais durinhas? Elas podem virar torradinhas deliciosas para acompanhar uma sopinha ou caldo. Normalmente, quem tem criança em casa é que se preocupa mais em remover as cascas para fazer sanduíche. Se esse é o seu caso, aproveite essa receita.

O modo de preparo é muito fácil. Só é necessário cortar as cascas e distribuí-las em uma forma própria para o forno. Então tempere com azeite, sal, orégano e manjericão. Ficam ótimas!

6. Casca de batata frita

Se você ama uma batata frita bem crocante, vai se apaixonar pela casca de batata frita. Você pode usar o interior da batata em outras receitas e aproveitar apenas a casca para fritar. Não tem mistério: corte as cascas e frite submersas em óleo. Depois é só colocar sal e tá pronta!

7. Carne de casca de banana

Já ouviu falar de carne de casca de banana? Essa é uma receita popular entre a comunidade vegetariana e vegana e pode ser usada para substituir frango desfiado ou carne moída em pratos mais tradicionais.

Vale a pena experimentar, né? O segredo está em temperar muito bem a casca com os ingredientes que costumamos usar nas carnes, assim o sabor fica mais semelhante. Alguns ingredientes necessários são vinagre, azeite, pimentão, cheiro verde, páprica e outros. Veja a lista completa.

Veja mais:

Sal cítrico: transforme a casca de frutas em um tempero surpreendente

Cascas de frutas surpreendem em receitas de sobremesas deliciosas. Veja 15 opções de doce e evite desperdício!

Recomendadas
Pela Web