Tempero pronto caseiro é muito fácil de fazer. Descubra substituições!

Quer dar mais cor, sabor e praticidade para os seus preparos? Confira no TudoGostoso uma alternativa mais barata, gostosa e saudável aos famosos temperos prontos!

O tempero é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes do preparo da receita. É com ele que damos nossa cara e muito mais sabor para o prato. E a gente sabe que, no mercado, existe uma infinidade de tipos e sabores diferentes de temperos prontos. Mas, se você está procurando uma opção mais caseira, barata e até mesmo saudável, a gente ajuda! Aprenda com o TudoGostoso como fazer tempero pronto, como conservar tempero pronto caseiro e muito mais!

Como fazer tempero pronto em casa: veja no TudoGostoso algumas dicas e receitas!

Um mixer com alguns ingredientes para um tempero pronto

Como fazer tempero pronto em casa

Como fazer um mix de temperos?

Você pode ter duas opções no preparo do seu tempero pronto caseiro. Na hora de fazer o mix de temperos, lembre-se antes de escolher o tipo de ingredientes que você quer. A misturinha pode ser preparada com apenas ingredientes secos, ervas e itens em grãos. Ou ainda, com ingredientes mais frescos que vão gerar uma combinação homogênea e mais pastosa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

E aqui no TudoGostoso você encontra dois belos exemplos de receitas dos dois tipos para você escolher e usar, tanto secas quanto cremosas!

O que substitui tempero pronto?

Muitas coisas na verdade! A gente sabe que os temperos prontos do mercado tem um ponto positivo bem forte: a praticidade. É muito fácil acabar comprando os mais variados sabores e estilos de temperos prontos e usar nas suas receitas sem nenhum problema. Mas, se você está procurando um jeito de fugir disso e começar a usar ingredientes e misturas mais saudáveis, se liga nas dicas! O preparo do tempero caseiro vai te economizar dinheiro e tempo na cozinha, confira:

Tabletes e caldos prontos: um dos tipos encontrados nos supermercados com facilidade são aqueles tabletes de caldos prontos usados, principalmente, em sopas, feijões e carnes. Mas eles são bem fáceis de serem substituídos, você só precisa preparar alguns caldos caseiros e armazenar na geladeira ou freezer!

Sachês e potes de temperos prontos: já esses aqui podem ser substituídos por ingredientes soltos ou a junção deles. Usar mais cebola, alho e alguns ingredientes frescos ou secos como ervas aromáticas já substituem de forma completa.

Quais temperos podem ser usados juntos?

Bom, nesse caso depende muito do seu gosto pessoal. Mas no geral, alguns tipos de ingredientes combinam melhor com outros (e isso também pode ser levado em conta dos temperos para as receitas). Por exemplo, a dupla imbatível de cebola e alho pode ser usada para a maioria das receitas. Ervas secas combinam melhor entre si, como alecrim e orégano, já ervas frescas como salsinha e cebolinha ficam ótimas juntas, principalmente, para finalizar um prato.

Qual o tempo de validade do tempero caseiro?

Por ser um método caseiro e com ingredientes mais frescos, não podemos dar uma data exata. Mas devido a grande quantidade de sal e itens salgados que, normalmente, são usados, o ideal é conservar até 4 meses. Se for uma mistura seca, lembre-se de armazenar longe de locais úmidos e em potes com a tampa bem fechada. Já se a sua escolha for por temperos molhados e com ingredientes mais in natura, conserve na geladeira e fique sempre de olho na consistência.

Pode guardar tempero caseiro fora da geladeira?

Como já falamos, o ideal é deixar sempre longe da geladeira e locais mais úmidos quando falamos de temperos secos. Misturinhas de ervas secas, pimenta, sal e etc devem ser conservadas em potes bem fechados e em locais arejados, sem a necessidade de geladeira (inclusive é para fugir dela!). Agora, se a sua mistura tiver ingredientes picados e in natura, guarde muito bem na geladeira pelo tempo e do jeito que já falamos.

Veja mais:

Ideias para organizar temperos nas prateleiras e armários

Como conservar temperos da forma correta: acabe com o desperdício

Recomendadas
Pela Web