Sal cítrico: transforme a casca de frutas em um tempero surpreendente

Nada de desperdícios! Em vez de jogar fora a casca de frutas cítricas, experimente usá-las para fazer um sal temperado com aroma incrível

O sal é um dos temperos mais usados no preparo de receitas salgadas. O sal branco e refinado é o mais comum nas prateleiras, mas o uso de sal temperado ou aromatizado pode dar um cheio e sabor especial para a sua comida. Além do sal com alecrim ou o sal com ervas, você sabia que existe o sal cítrico feito com frutas? O sal cítrico tem aroma único, é ótimo para temperar e, o melhor, é fácil de fazer! Aprenda no TudoGostoso como aproveitar a casca de frutas para fazer o sal cítrico.

Sal cítrico: pote de vidro com sal e raspas de limão, com um limão atrás na mesa

Você pode aproveitar as cascas de frutas para fazer um sal temperado simples e gostoso

O que é sal cítrico?

O sal cítrico é um tempero feito para salgar alimentos que mistura o sal comum com o pó feito com a casca de frutas cítricas trituradas. O objetivo é fazer um tempero bem aromático com o aroma da fruta, mas sem alterar demais o sabor da comida. Como ele usa a casca inteira da fruta e não apenas raspas, fazer um sal cítrico caseiro é ótimo para aproveitar a pele da fruta depois de preparar um suco ou usar o sumo para uma receita.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para que o sal cítrico serve?

O sal cítrico é um tempero salgado. A proporção do pó cítrico em relação ao sal é bem baixa, então o sabor não rouba atenção da comida e sim dá um aroma para a receita. Por causa disso, o sal cítrico pode combinar com uma variedade de preparos.

Aves e frutos do mar, que já harmonizam com toques cítricos, ficam mais deliciosos se você salgar com o sal cítrico. Saladas e legumes também são bons pratos para usar este tempero. O sal cítrico pode ser usado no ovo frito, na batata e até no macarrão. Ele pode ser tanto usado durante o cozimento quanto para finalizar um prato.

Que frutas posso usar para fazer sal cítrico?

O sal cítrico é, como o nome indica, feito com a casca de frutas cítricas. Elas são as mais aromáticas e, por causa disso, tem o melhor resultado como tempero. Ou seja, você pode usar limão, laranja, tangerina, toranja e outras similares.

Frutas cítricas

Qualquer fruta cítrica bem aromática pode ser usada para fazer o sal cítrico

Como fazer sal cítrico?

Para fazer sal cítrico, você precisa de sal e casca de fruta seca. Antes de descascar, lave bem a fruta e tire apenas a casca mais externa, evitando ao máximo pegar a parte branca. Em seguida, seque bem a pele. Ela deve estar totalmente seca, sem nenhum resquício de suco. O resto da fruta pode usar como quiser, como em uma receita de bolo de laranja ou de torta de limão.

Para garantir que as cascas estejam secas para o sal cítrico, deixe-as em um local ventilado em cima de um papel toalha e de preferência pegando sol para desidratarem. Se quiser acelerar o processo, pode colocar no forno a cerca de 100ºC, mas sempre vigiando para não queimar. Se for usar este método, é preciso deixar esfriar antes de usar. Coloque as cascas em um multiprocessador de alimentos ou um moedor de café e triture até virar pó.

Em seguida, é hora de juntar com o sal. A proporção ideal é de 5 a 10g de casca triturada, o equivalente a mais ou menos duas frutas, para 120 a 150g de sal. Se quiser um toque a mais, pode adicionar um pouco de pimenta. Misture até ficar uniforme e depois guarde em um recipiente hermético, se possível longe de calor e umidade. Agora é só usar o seu sal cítrico quando quiser!

Receitas para usar o sal cítrico

Avocado toast

Experimente usar uma pitada de sal cítrico para incrementar esta entrada deliciosa feita com avocado ou abacate.

Na hora de adicionar sal na avocado toast, use o sal cítrico e sinta a diferença do tempero

Frango ao curry

A receita de frango ao curry leva sal e suco de limão, então é um prato ideal para usar o sal cítrico e intensificar este sabor.

Ceviche tradicional

Como fazer ceviche implica em preparar um marinado de peixe no limão, você já pode imaginar que ele fica ótimo com um toque deste tempero.

Batata frita com queijo cremoso e calabresa

Adicionar queijo e calabresa na batata frita é uma receita digna de comida de boteco, mas ela pode ficar ainda melhor com este sal temperado especial.

Pipoca com caramelo salgado

Umas notas de sal no caramelo quebram o doce deliciosamente. Como o sal cítrico tem aroma de frutas, ele também combina com o caramelo desta pipoca que até parece gourmet.

Veja também:

Tempero pronto caseiro é muito fácil de fazer. Descubra substituições!

Ideias para organizar temperos nas prateleiras e armários

Recomendadas
Pela Web