Receitas veganas para sua Festa Junina: divirta-se com pratos sem ingredientes de origem animal

Quer curtir a Festa Junina sem pratos de origem animal? TudoGostoso ensina as melhores receitas veganas e como fazer substituições estratégicas!

Tem época do ano mais gostosa do que a Festa Junina? Além de ser uma ocasião para se reunir com os amigos e familiares e se divertir, é uma excelente oportunidade para desfrutar diversos quitutes típicos. Essa data festiva é maravilhosa e todo mundo deve aproveitar, incluindo as pessoas que não comem nada de origem animal. Pensando nisso, TudoGostoso reuniu as melhores receitas veganas para a Festa Junina. Veja as opções!

Receitas doces veganas de Festa Junina

Dá para fazer bolo de milho vegano para Festa Junina

Curau de milho vegano

O curau é uma receita que tem tudo a ver com a Festa Junina e dá para ser feita sem nadinha de origem animal. Basta substituir o leite de vaca pelo de coco, que fica maravilhoso. Leva, ainda, coco ralado, milho enlatado, açúcar, sal, amido de milho e canela. Veja como fazer!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Bolo de fubá vegano

Bolo de fubá delicioso e fofinho sem ovo? Tem, sim! Se quiser dar uma bossa a mais, também dá para incluir pedaços de goiabada na massa. Imagina que delícia! Com certeza vai deixar sua Festa Junina vegana bem mais interessante.

Bolo de milho vegano

Esse bolo de milho vegano não perde em nada para aquele feito pela avó para lanchar a tarde. Fofinho e delicioso, nossa versão leva leite vegetal e óleo de coco. Faça para os seus convidados!

Pipoca doce caramelada

Pipoca doce caramelada é uma delícia a qualquer época do ano, mas na Festa Junina temos um motivo a mais para comer, né? E o melhor de tudo: essa é uma receita naturalmente vegana, só leva milho, óleo, açúcar e água. Dá para comer sem preocupação!

Doce de abóbora

O doce de abóbora é outra receita deliciosa e vegana por natureza. Assim fica fácil evitar os itens de origem animal! Para dar aquele toque especial, a dica é apostar na canela em pau, cravo e coco ralado.

Bolo de cenoura vegano

Não gostar de bolo de cenoura é uma missão quase impossível. Mas para ficar perfeito, é importante que a massa seja bem fofinha e que a calda de chocolate seja cremosa e cheia de sabor. Essa receita vegana é exatamente assim. Confira o modo de preparo!

Canjica vegana

Festa Junina sem canjica nem é Festa Junina. Se você é vegano, não precisa abrir mão dessa delícia. Basta trocar o leite de vaca por leite de coco. O restante dos ingredientes continua igual: canjica branca, açúcar, canela em pau e cravo da índia a gosto. Maravilhoso!

Receitas salgadas veganas de Festa Junina

Amendoim é versátil e figurinha carimbada na Festa Junina

Pão de queijo vegano

Que tal degustar um pão de queijo entre uma dança de quadrilha e outra? Esse lanchinho combina superbem com qualquer época do ano, então vale a pena aprender a fazer se você ou seus amigos não comem itens de origem animal.

Cachorro-quente vegano

Cachorro-quente não precisa de muita coisa para ficar delicioso. Apenas molho, ketchup e batata palha já deixam o lanche incrível. Para a versão vegana, nossa sugestão é apostar na salsicha vegana enlatada já comercializada no mercado.

Amendoim torrado

Seja puro, na sobremesa, doce ou salgado, o amendoim tem tudo a ver com a Festa Junina. Além de delicioso, é democrático e sem nada de origem animal. Veja como preparar amendoim torrado em casa.

Pinhão na pressão

Já experimentou pinhão? Muito comum na região sul do país no inverno, o pinhão é uma semente que pode ser cozida e degustada. Sua textura lembra a castanha portuguesa e faz sucesso nas Festas Juninas. Experimente!

Churrasco vegano

É supercomum ter espetinho de churrasco nas Festas Juninas. Eles são deliciosos e não precisam de carne para isso. Cogumelos, pimentões, cebolas, berinjelas e alho, por exemplo, ficam incríveis na brasa. Já provou?

Torta de liquidificador vegana

Procurando uma receita prática e vegana para levar para a Festa Junina com os amigos? Esse é o prato certo, que fica pronto bem rápido e vai agradar a todos os públicos. Para fazer, você vai precisar de uma massa à base de farinhas, leite vegetal, óleo e fermento. Confira!

Pipoca salgada tradicional

Pipoca combina com qualquer festa, inclusive a Junina. Como você sabe, a pipoca salgada é feita com milho, então está superliberada para veganos. Além disso, a pipoca tradicional faz a alegria da criançada. Vale a pena incluir no seu cardápio!

Empadão vegano

Sabia que dá para fazer empadão com massa de grão de bico? Já o recheio fica por conta da criatividade de cada um, mas para os veganos o de palmito é uma ótima pedida. Aprenda o passo a passo completo!

Substituições veganas estratégicas

A maioria das receitas de Festa Junina podem ser adaptadas com ingredientes veganos. Basta usar a criatividade e conhecer algumas substituições estratégicas. Sempre que uma receita pedir leite de vaca, por exemplo, é possível substituir este ingrediente pelo vegetal. Existem diversas opções disponíveis no mercado, mas também dá para fazer leite vegano em casa de uma forma mais econômica. Veja como é fácil fazer leite de amêndoas vegano.

Muitas receitas, tanto doces, quanto salgadas, também levam manteiga. Nesse caso, o óleo de coco pode ser um excelente substituto. Vale ressaltar, ainda, outras gorduras vegetais, como o azeite e o óleo. A maior diferença entre os dois é que o segundo tem um sabor mais neutro.

Sua receita favorita de Festa Junina leva queijo? Há um substituto bastante comum na comunidade vegana que se chama mandioqueijo, um creme à base mandioquinha com polvilho azedo, que ajuda a trazer a consistência puxa a puxa semelhante ao queijo

Veja mais:
Festas juninas do Brasil: conheça pratos típicos e se esbalde com tradições e espetáculos

Faça renda extra com Festa Junina: ganhe dinheiro com receitas típicas

Receitas veganas simples: dicas do veganismo popular para uma dieta barata e sem produtos de origem animal

Recomendadas
Pela Web