Receitas fáceis para iniciantes: 10 pratos básicos para quem não tem experiência na cozinha

É cozinheiro de primeira viagem? Aprenda com TudoGostoso a preparar os pratos básicos do dia a dia, mesmo sem ter intimidade com as panelas!

Saber cozinhar tem muitas vantagens: além de dar mais autonomia, sai bem mais barato do que comprar comida pronta e, além disso, costuma ser mais saudável porque conhecemos a origem de todos os ingredientes. Para quem não tem nenhuma experiência na cozinha, o começo pode ser mais difícil, mas garantimos que com um pouco de prática dá para preparar os pratos básicos com tranquilidade.

Arroz, feijão, frango e purê, por exemplo, são alimentos do dia a dia do brasileiro e começar por eles é uma ótima maneira de iniciar na culinária. Se você está saindo da casa dos pais ou apenas quer aprender a cozinhar, este artigo é para você. Continue a leitura!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Aprenda a fazer os pratos básicos do dia a dia

Dicas para quem não vai cozinhar pela primeira vez

É sua primeira vez na cozinha? Não se preocupe, comece com essas dicas básicas:

Leia a receita com atenção

A vontade de comer um prato específico bateu, você procurou a receita e decidiu fazer. O próximo passo, então, é ler a receita com atenção. Cada passo é importante para o resultado final.

Leia a receita inteira antes de começar para ter uma visão geral do que precisa ser feito e, quando estiver pronto para começar, vá relendo os pontos para não deixar passar nada. Lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição.

Cheque se tem todos os ingredientes

Além de avaliar o modo de preparo, cheque se há na despensa todos os ingredientes que a receita exige. No início, improvisar e trocar ingredientes pode não ser muito recomendado, então busque usar todos os ingredientes que a indicação pede.

Cheque ainda as quantidades e os utensílios exigidos. Não é legal descobrir só no meio da receita que era importante usar a batedeira se você não tiver o utensílio em casa, certo?

Higienize os alimentos e arrume a bancada

Receita ok, ingredientes ok, é hora de organizar o ambiente para iniciar o preparo. Busque um espaço livre para manusear os alimentos, pode ser a bancada da cozinha ou uma mesa, por exemplo.

Para adiantar, vale a pena higienizar os alimentos antes de começar também. Lave verduras, legumes e, se quiser, já descasque e pique os ingredientes. Dessa forma vai ser mais fácil se concentrar na receita.

10 pratos básicos para iniciantes

Purê leva apenas batata, leite, manteiga, alho e sal

Separamos uma lista com dez pratos do dia a dia para que você possa iniciar na cozinha. Leia a receita com atenção, faça sem pressa e se delicie!

1. Arroz branco

O arroz é um alimento básico, mas que nem todo mundo sabe fazer porque pode ficar papa facilmente se não souber fazer. Para não errar, a dica é prestar atenção na proporção de água para arroz, que é de um para dois, ou seja, uma xícara de arroz para duas de água. Cebola e alho dão o toque especial no sabor.

2. Feijão preto fácil

Você tem medo de fazer feijão? Saiba que dá para cozinhar feijão sem panela de pressão, mas não há o que temer se usar o utensílio com cuidado. Comece deixando o feijão de molho e depois cozinhe junto de folhas de louro. Depois de cozido é só refogar com alho, cebola e as carnes que quiser, como linguiça.

3. Farofa simples

Quem não ama farofa? A boa notícia é que é superfácil de fazer e pode levar os ingredientes que tiver em casa. Tem farofa de banana, ovo, bacon e várias outras. Farinha de mandioca, alho, cebola, óleo para refogar e sal já são o bastante para uma ótima receita, mas você pode incrementar com o que mais gostar. Veja como fazer!

4. Filé de frango grelhado

Um filé de frango grelhado tem muito valor. Além de delicioso e saudável, é realmente simples de fazer. Você vai precisar de peito de frango descongelado e os temperos que gostar. Fatie o peito em bifes e acrescente os condimentos. Nossas sugestões são limão, sal, pimenta e mostarda. Fica delicioso!

5. Bife acebolado

Não precisa de muito para ter uma carne deliciosa. Sal e pimenta já dão conta do recado e seu bife ficará delicioso. Você pode optar por alcatra ou contrafilé para ter um bife macio. E para um toque especial, cebolas em rodelas fritas no próprio caldinho da carne. Delícia!

6. Ovo frito

Às vezes apenas um ovo frito com arroz e feijão é capaz de matar aquela vontade de um pê-efe raiz. Pode parecer simples, mas vale a pena explicar: para fritar o ovo você precisa de gordura, que pode ser óleo, azeite ou manteiga e sal. Se tiver uma frigideira antiaderente, melhor ainda! Veja o modo de preparo.

7. Carne moída simples

Além de deliciosa, a carne moída é muito versátil. Pode ser comida pura com arroz e feijão ou pode servir de recheio para panqueca, lasanha e vários outros pratos deliciosos. Para que fique bem saborosa, deixe que a carne refogue com cebola e alho e doure. Só depois acrescente o molho.

8. Macarrão com linguiça

A fome apertou e você precisa de uma receita rápida? Essa é a opção ideal: em 30 minutos o almoço está pronto. O molho leva linguiça toscana, que é naturalmente cheia de sabor. Não tem como essa receita ficar ruim, viu? Teste na sua casa!

9. Purê de batata

Purê de batata é uma delícia e é mais fácil de fazer do que você imagina. Tudo o que você precisa é cozinhar a batata até que fique bem macia. Use um espremedor nas batatas e depois as leve para uma panela junto com leite, manteiga, alho e sal. Delícia!

10. Salada de alface

Incluir salada na alimentação é importante, então aqui vai uma receita simples de salada de alface. O mais importante é cuidar da higienização das folhas. Lave-as muito bem em água corrente e seque com papel toalha para que durem por mais tempo.

Veja mais: 

22 sobremesas fáceis que ficam prontas em menos de 10 minutos

Que tal um jantar saudável? Veja como comer melhor à noite e largar o delivery

Reaproveitamento de alimentos: veja receitas fáceis para economizar

Recomendadas
Pela Web