Pastel de Belém: como fazer

Venha aprender a fazer um tradicional doce português: o pastel de Belém!

como fazer pastel de belém

Que tal fazer uma sobremesa bem portuguesa e superfácil? Veja como é fácil preparar um delicioso pastel de belém.

O pastel de Belém, também chamado de pastel de nata, é uma receita tradicional da confeitaria portuguesa. Em 2011, esse doce chegou até a ser anunciado como uma das 7 maravilhas da gastronomia de Portugal. Portanto, um quitute tão renomado assim só poderia ser delicioso, não é mesmo? Feito com uma massa folhada e um delicioso creme de baunilha, o pastel de belém é leve e incrível. Veja como fazer essa receita em poucos passos!

Ingredientes

250 g de farinha de trigo

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

água com uma pitada de sal

150 g de manteiga

1 gema

Recheio

80 g de amido de milho

1 litro de creme de leite

12 gemas

300 g de açúcar

baunilha líquida

raspas de limão

como fazer pastel de belém

Em Portugal, os pastéis de belém são servidos quentes e com açúcar e canela polvilhados.

Modo de preparo

Em uma bancada lisa e limpa, faça um montinho com a farinha peneirada. Com as pontas dos dedos, faça uma cavidade no meio e coloque uma gema e água aos poucos. Mexa a farinha com as mãos mesmo até obter uma massa maleável. Se necessário, acrescente mais água. O TudoGostoso dá algumas dicas de como separar a gema da clara para quem tem dificuldades.

Com o auxílio do rolo de macarrão, abra a massa e cubra-a com 50 g de manteiga. Dobre a massa até formar três camadas e espalhe mais 50 g de manteiga. Faça isso por mais duas vezes, nunca esquecendo de espalhar a manteiga. Por último, abra novamente a massa, espalhe manteiga e enrole como um rocambole. Corte-o em fatias de 2 cm de espessura. Em seguida, forre as forminhas de empada, inclusive as laterais, com as rodelas de massa. Reserve-as.

Recheio

Em uma panela grande, misture o amido de milho, o creme de leite, as gemas e metade do açúcar com o auxílio de um fouet. Uma dica que damos é fazer o creme de leite fresco para essa receita.

Leve a mistura ao fogo baixo, sempre mexendo, até levantar fervura. Retire do fogo e adicione o restante do açúcar, o extrato de baunilha e as raspas de limão. Volte com a panela para o forno e mexa bem até ferver novamente. Despeje o creme nas forminhas de massa. Leve-as ao forno médio preaquecido até que o creme esteja seco e a massa dourada.

A melhor forma de servir os pastéis de Belém é ainda quente, mas frio também são deliciosos!

Recomendadas
Pela Web