Muffin de omelete da Ana Maria Braga: como fazer a receita prática e saborosa

O omelete de forno ensinado no programa Mais Você tem a medida certa para uma refeição rápida com o recheio que preferir

O omelete é aquela receita simples e nutritiva, cheia de proteínas para começar o dia no café da manhã ou para fazer uma refeição rápida ao longo do dia. No programa Mais Você desta segunda-feira (02), Ana Maria Braga ensinou a fazer um omelete de forno feito na forma de muffin. A receita fica no tamanho ideal para se deliciar sempre que quiser e ainda pode dividir com outras pessoas. Descubra os ingredientes e modo de preparo para você fazer esta receita em casa.

Muffin de omelete da Ana Maria: homem segurando uma forma com seis muffins de omelete prontos

No programa Mais Você, a Ana Maria Braga ensinou a fazer um omelete de forno que usa formas de muffin e é superfácil de fazer

Quais os ingredientes do muffin de omelete de forno da Ana Maria?

A receita da Ana Maria foi feita para render 12 porções para você experimentar vários sabores. Por causa disso, ela leva 10 ovos, 1/2 xícara (chá) de leite (ou 120 ml), 2 colheres (sopa) de água e sal e pimenta-do-reino a gosto para temperar. Para untar as forminhas, vai precisar de um pouco de manteiga.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O recheio do omelete de forno fica ao seu critério e é adicionado direto na forma! Você pode fazer com queijo, tomate, presunto, bacon, ervilha, milho, peito de peru, azeitona verde, cebolinha ou uma combinação dos seus ingredientes prediletos.

Muffin de omelete da Ana Maria: duas formas de muffin vermelhas e uma amarela com mistura de omelete e abobrinha, ao lado tem três ovos e duas fatias de abobrinha

A vantagem de fazer muffin de omelete é poder colocar recheios diferentes em cada porção

Como fazer o muffin de omelete de forno da Ana Maria?

O modo de preparo do muffin de omelete é rápido e leva poucos minutos. Comece misturando os ovos para que as claras e gemas se mesclem. Adicione o leite e a água. Você pode fazer apenas com o leite, mas a água ajuda a mistura ficar mais líquida e a massa mais macia. O truque é misturar de leve em vez de bater para manter a suavidade da receita. Acrescente sal e pimenta-do-reino na quantidade que desejar.

Pegue as forminhas de muffin, empada ou similar e unte bem com manteiga. Coloque o seu recheio de escolha nas formas. A vantagem deste modo de preparo é que você pode fazer cada muffin de um sabor diferente para experimentar e eleger seu preferido. Depois disso, adicione a massa nas formas até ficar com aproximadamente um centímetro de borda para não transbordar.

Bote as formas em forno pré-aquecido a 200ºC por entre 13 e 20 minutos, dependendo se gostar da omelete mais cremosa ou com uma textura mais firme. Após pronta, desenforme com cuidado para não se queimar e sirva ainda quente. Você ainda pode saborear esta receita com requeijão por cima para completar o prato.

Mais receitas de omelete de forno para você experimentar

Omelete de forno

Esta receita de omelete de forno é feita em uma forma grande e leva farinha para deixar a massa mais firme e o recheio é caprichado com queijo, presunto e vários legumes.

Omelete de forno: Forma redonda e grande com omelete de forno com legumes, com uma fatia triangular sendo cortada e um garfo ao lado

Você pode fazer omelete de forno em formas pequenas ou grandes que o resultado certamente é uma delícia

Muffin de omelete fit

O muffin de omelete fit usa formas pequenas e tem os ingredientes necessários para fazer três porções, uma quantidade boa para uma pessoa saborear.

Omelete de forno com batata-inglesa

A batata-inglesa é usada em rodelas no fundo da travessa para servir como base deste omelete de forno.

Omelete de forno com atum

Omelete combina com vários recheios. Como prova, esta receita usa atum para incrementar o sabor.

Omelete de forno light com couve-flor

Omelete já é um prato saudável, mas você pode deixá-lo mais leve dispensando carnes e embutidos e colocando couve-flor como protagonista.

Veja também:

Nada de frigideira! Aprenda a fazer omelete na airfryer, sanduicheira e forno

Ovo mexido de hotel: conheça o truque para deixar a receita cremosa

Recomendadas
Pela Web