Farofa de banana, ovo, bacon e até cuscuz: veja dicas para suas receitas darem certo

Você também ama uma farofa saborosa como acompanhamento do almoço? Uma refeição com uma farofinha tem muito valor, mas para isso é importante saber prepará-la corretamente. Revelamos os truques para sua receita ficar maravilhosa! Vem ver!

É quase unanimidade: farofa é um dos complementos favoritos do brasileiro. Farofa de banana, bacon, ovo… todas são maravilhosas e capazes de transformar um almoço sem graça em uma deliciosa refeição. Afinal, uma farofinha sempre cai bem, não é?

Se você quer fazer farofa, mas está com medo de errar, continue com a gente! Separamos dicas infalíveis para a sua receita ficar crocante, bem temperada e suculenta na medida certa. Veja o passo a passo e inspire-se com as nossas sugestões de receitas!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Farofa de banana é uma das preferidas e é superfácil de fazer

Como fazer farofa?

Sabia que existem técnicas para a farofa dar certo? Preparamos um guia rápido para você preparar sua receita preferida, veja:

Escolha a farinha

Quando falamos de farinha para farofa, geralmente estamos nos referindo à farinha de mandioca. Ela é uma das mais tradicionais para esse preparo e costuma ser vendida já na versão torrada, para quem gosta de uma farofa mais crocante. Se você busca algo prático e sem erros, a farinha de mandioca é uma boa alternativa.

Mas se a ocasião pede uma farofinha especial, você pode investir em farinhas diferentes, como a de milho, disponível nas versões mais finas e também em flocos. Ela tem sabor predominante de milho e combina com farofas úmidas ou crocantes.

O cuscuz de milho também rende uma receita deliciosa. Para isso, é necessário ter o cuscuz já cozido antes de começar o preparo. Veja como fazer cuscuz sem cuscuzeira.

Outra opção interessante de farinha para farofa é a panko, ou a farinha de pão. Dá para comprar pronta ou fazer em casa, moendo as sobras de pães adormecidos. Ela é muito usado para empanar carnes e frutos do mar, mas rende uma ótima farofa.

Não economize na gordura

Farofa é uma receita que exige a quantidade certa de gordura para ficar gostosa e suculenta. Por isso, a dica é não economizar. Se estiver buscando melhores hábitos alimentares, o ideal é optar por gorduras boas, como azeite no lugar do óleo e manteiga em vez da margarina.

Outra sugestão é aproveitar as gorduras naturais dos complementos, como bacon, linguiça, paio e os embutidos no geral. Eles dão mais umidade e sabor ao prato e, por isso, devem ser refogados primeiro, para soltar a gordura.

Incremente sua farofa

Falando em complementos, lembre-se que a sua farofa pode conter os ingredientes que desejar. A de bacon é um clássico, mas não podemos esquecer da farofa de banana, maravilhosa por seu toque agridoce, e de ovo, que tem uma textura maravilhosa e a de cuscuz, cheia de sabores.

E não para por aí: cenoura, couve, cebola, castanhas e até frutas secas são acompanhamentos igualmente válidos para farofa. Basta definir qual sabor combina melhor com o prato principal e ter cuidado para não exagerar na mistura de complementos.

Não esqueça dos temperos

É claro que além da farinha e complementos, sua farofa precisa estar bem temperadinha. Sal é o condimento obrigatório, mas você pode inserir outros, conforme o tipo de receita. Ervas frescas, como coentro, salsinha e cebolinha combinam bem com receitas mais leves. O alho traz bastante aroma e para quem usa temperos industrializados, os caldos de carne ou bacon também dão um ótimo sabor!

Atenção à forma de preparo

Para a farofa ficar dourada é importante torrar sem queimar

Para a sua farofa não ficar murcha e nem queimar, é importante ficar atento aos passos de cocção. Comece refogando os complementos da farofa com a gordura escolhida. Para a de bacon, por exemplo, você pode refogar a carne junto com um fio de azeite e depois acrescentar cebola para cozinhar até ficar transparente .

A clássica farofa de ovo também leva cebola e manteiga, seguido do ovo. Misture tudo até cozinhar e depois acrescente a farinha e temperos. Com a farofa de banana, é a mesma coisa: comece dourando os pedaços da banana em manteiga ou outra gordura de sua preferência.

Lembre-se que a farinha sempre vai por último, em fogo baixo, e deve ser mexida até dourar no ponto certo. Se não mexer direito, ela pode queimar no fundo. E, acredite, isso acontece muito rápido, então fique atento!

Receitas de farofa simples

Anotou todos os truques para a sua farofa ficar perfeita? Os fundamentos básicos são iguais para quase todas, basta você escolher seu sabor favorito. Veja algumas alternativas:

Farofa de banana

Farofinha deliciosa para quem ama sabores agridoces. Nossa versão leva bacon e banana e fica pronta em menos de meia hora!

Farofa de ovo

Fazer farofa de ovo não tem mistério nenhum e você pode preparar na sua casa hoje mesmo. Você só vai precisar de farinha de mandioca, cebola, ovo e manteiga.

Farofa de bacon

Que tal preparar uma farofa crocante e dourada de bacon? Para dar um toque especial, essa também vai ameixa. Mas é opcional, ok?

Farofa de cuscuz

Se você ama cuscuz, vai se apaixonar pela farofa de cuscuz, com bacon, calabresa, alho, cebola e coentro. Veja o passo a passo!

Veja mais:

Pratos crocantes com farinha panko: confira receitas irresistíveis de empanados e farofa

Carne para churrasco: aprenda a escolher os melhores cortes

Recomendadas
Pela Web