Como preparar bacalhau: confira as dicas do TudoGostoso

Antes de começar a preparar suas receitas, veja essas dicas de como preparar bacalhau!

O bacalhau é um peixe presente em vários pratos, principalmente em datas comemorativas como NatalPáscoa. No TudoGostoso você encontra algumas receitas deliciosas com ele, como bacalhau à Gomes Sá e bolinho de bacalhau. Mas por ser um ingrediente um pouco mais delicado, ele precisa de alguns cuidados em seu preparo. Por isso, o blog do TudoGostoso te ensina algumas dicas de como preparar bacalhau. Confira e faça pratos maravilhosos com esse peixe!

Como preparar bacalhau: confira as dicas do TudoGostoso

como preparar bacalhau

Como preparar bacalhau

Lembre de tirar todo o sal do bacalhau

Antes de começar o preparo do seu bacalhau, lembre de dessalgá-lo corretamente. O bacalhau é um peixe que vem com uma grande quantidade de sal e retirar esse excesso é essencial. Por isso, comece lavando o bacalhau em água corrente por pelo menos 10 minutos. Depois coloque os pedaços dentro de um recipiente com água fria e leve à geladeira. Troque a água de 6 em 6 horas, ou de 3 em 3 horas, se as postas forem muito grandes. Deixe submerso com a pele para cima por 24 horas antes do preparo. Dica: se você esqueceu de dessalgar o bacalhau, pode usar o método da água fervente. Não é muito indicado, já que seu peixe pode ficar um pouco seco. Mas se você precisar na última hora é só colocar as postas em uma panela com água, esperar começar a ferver e trocar a água.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Retire a pele do bacalhau

A pele do bacalhau deve ser completamente retirada. Você pode optar por tirar antes ou depois do cozimento, mas ela sai com muito mais facilidade depois de cozida. Tente achar um ponta solta e puxe de forma firme e com cuidado para não desmontar suas postas. Pode ser que a pele saia por inteira ou em grandes pedaços, descarte tudo e deixe seu bacalhau completamente limpo.

Não se esqueça das espinhas do bacalhau

As espinhas são outras partes que devem ser descartadas do seu bacalhau. Se você escolher por desfiar o bacalhau, a retirada vai ser mais fácil e pode ser feita antes ou depois do cozimento. Já se sua receita pede que o bacalhau continue em postas, fique ligado para retirar o máximo de espinhas que conseguir e opte por fazer isso antes de dessalgar seu peixe.

como preparar bacalhau

Não se esqueça de tirar a pele do bacalhau

O tempero é importante para o bacalhau

Mesmo sendo um peixe supersalgado, o bacalhau não pode ficar sem tempero. Depois que você dessalgá-lo por completo, lembre-se de temperá-lo com azeite, ervas e outros temperos de sua preferência. Deixe pegar o sabor por pelo menos 2 horas antes de começar a prepará-lo. Mas fique ligado para não exagerar no tempero! O bacalhau ainda pode conter resquícios do sal, por isso vá com calma e sempre prove a sua receita.

Sempre cozinhe o bacalhau

Se a receita pede um bacalhau apenas cozido, coloque as postas em uma panela com água e deixe cozinhar em fogo brando. Nunca deixe que o bacalhau ferva por muito tempo, isso pode ressecar seu peixe! Agora, caso prepare o bacalhau no forno ou brasa, você ainda deve passar por esse processo, mas de maneira mais rápida. Faça um pré-cozimento colocando o bacalhau em uma panela com água, mas deixando em fogo brando por apenas 5 minutos. Dicas: a água do cozimento do seu peixe pode ser reaproveitada para fazer outros preparos. Além de dar mais sabor aos pratos, você diminui a quantidade de temperos e sal usada.

 

Recomendadas
Pela Web