Como fazer uma ceia de Natal saudável

É possível fazer uma ceia de Natal mais saudável: confira as sugestões do TudoGostoso!

O peru de Natal é uma carne pouco gordurosa

Peru de Natal: confira receita saudável e deliciosa no TudoGostoso!

A ceia de Natal pode ser uma tentação para os que se preocupam com a boa forma: são muitos pratos deliciosos (e calóricos!), como bolinho de bacalhau, rabanada, chocotone, pavês, salpicão… É uma data especial e, muitas vezes, sinônimo de exageros alimentares. Mas não precisa ser assim! Dá para festejar com moderação e se alimentando com uma comida mais saudável e mais leve. O TudoGostoso vai te mostrar como é possível fazer uma ceia mais saudável e muito saborosa! Veja as nossas sugestões a seguir:

Como fazer homus tahine: opção de petisco

Pasta de grão-de-bico: ótima para servir com vegetais!

Petiscos

Os petiscos não precisam ser fritos e supercalóricos! Que tal fazer uma pastinha de grão de bico, também conhecida como homus tahine, e servi-la com palitinhos de cenoura? A ricota temperada também é uma ótima opção e pode ser servida com torradinhas ou biscoitinhos de arroz, que você encontra nos supermercados. Os chips de mandioca assados também são petiscos deliciosos e que vão agradar a todos!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Confira como fazer uma ceia de natal deliciosa e saudável

Arroz de couve-flor: fácil de fazer, saudável e muito saboroso!

Acompanhamentos

Não dá para deixar o famoso salpicão fora da ceia, né? Mas é possível fazê-lo sem maionese, substituindo-a por leite desnatado ou iogurte natural para fazer o molho, como na receita de salpicão light do TudoGostoso. Se você quer inovar, o arroz de couve-flor vai surpreender os seus convidados! Você pode temperá-lo como quiser e ainda acrescentar mais ingredientes, como cenoura ralada. A salada de feijão fradinho com bacalhau também é supergostosa e saudável, e você pode substituir o bacalhau por atum ou sardinha.

 

Veja como fazer uma falsa bacalhoada supergostosa

Falsa bacalhoada: receita saudável e econômica!

Pratos principais

O peru tem menos gordura do que o frango e fica delicioso quando bem temperado! No TudoGostoso, você pode conferir as receitas de peru de Natal fácil e peru assado simples. E você já pensou em fazer uma falsa bacalhoada? Ela tem como ingrediente principal a merluza e fica tão gostosa quanto a bacalhoada tradicional! Você também pode ver o vídeo-receita da falsa bacalhoada a seguir!

Sobremesas

É na hora da sobremesa que muita gente perde a linha no Natal e exagera na comilança! Geralmente, as sobremesas são muito calóricas, mas não precisa ser assim: dá para fazer sobremesas gostosas e não tão gordurosas e doces. Com o calorão que faz em dezembro, que tal preparar deliciosos picolés caseiros? O picolé de frutas vermelhas e picolé light de morango são deliciosos e saudáveis! A mousse de chocolate feita com abacate também é uma sobremesa saborosa e fácil de fazer, assim como pudim mousse de iogurte. E não dá para deixar as rabanadas de fora, né? Você pode fazer rabanadas assadas, que são tão gostosas quanto as fritas!

Quer mais ideias de receitas para o fim de ano? Confira o canal especial Delícias de Natal e Ano-Novo, com 100 receitas para as festas!

Como fazer picolé de frutas vermelhas

Picolé de frutas vermelhas: opção de sobremesa refrescante e light!

Recomendadas
Pela Web