Como fazer sorvete caseiro: descubra o ingrediente que garante a cremosidade da sobremesa

O tempo esquentou onde você mora e você gostaria de estar saboreando uma sobremesa geladinha? Que tal aprender hoje como fazer sorvete em casa? O TudoGostoso te ajuda a preparar. Confira!

Não sabe como fazer sorvete em casa? Apesar de essa ser uma sobremesa gelada fácil de preparar, existe um ingrediente que faz toda a diferença na sua cremosidade e consistência. Descubra no TudoGostoso que ingrediente  é esse. Além disso, confira também como diminuir os cristais de gelo do sorvete, como é feito o sorvete artesanal e como fazer diferentes receitas de sorvete.

Como fazer sorvete em casa: três bolas de sorvetes em um prato branco

Confira como fazer sorvete em casa

O que faz a liga neutra no sorvete?

Você gosta do sorvete cremoso e consistente? É exatamente essa uma das funções da liga neutra. Ela atua como um estabilizante, favorecendo a cremosidade, retardando o degelo e também melhorando a consistência do sorvete. Por isso, você sente aquele sorvete de loja mais cremoso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É importante destacar que a liga neutra não muda o aspecto ou sabor do sorvete. Esse item é aquele segredinho para deixar o seu sorvete durar por muito mais tempo!

O que é o emulsificante para sorvete?

Além da liga neutra, existe outro elemento que pode te ajudar a manter o sorvete inteiro por muito mais tempo. O emulsificante, também conhecido como surfactante, é utilizado no sorvete para dar volume, melhorando a cremosidade, uniformidade e proporcionando um derretimento mais lento. Quando acrescentado ao sorvete, o emulsificante dá uma sensação de maciez ao paladar.

Como é feito o sorvete artesanal?

Normalmente, os sorvetes artesanais são feitos apenas de produtos naturais, como frutas e grãos, já os sorvetes industriais costumam ter essências artificiais, liga neutra e emulsificante em sua composição.

Como fazer o sorvete de casa durar mais?

Para fazer o sorvete de casa durar mais, você precisa prestar atenção na forma de armazená-lo no freezer. Para isso, anote em um papel as seguintes dicas: primeiro, atente-se à temperatura do freezer. Mantenha o sorvete armazenado sempre entre – 18º e -20º C. Segundo, coloque o sorvete em um pote bem fechado, para evitar o contato do ar com a sobremesa gelada. Além disso, você pode optar por fechar o pote com um filme plástico. Dessa forma, você garantirá uma melhor vedação. Por último, para evitar as mudanças de temperaturas com o abrir e fechar a porta do seu freezer, prefira deixar o pote de sorvete no fundo do eletrodoméstico. Essa área costuma ser a mais gelada e recebe menos interferência da mudança de temperatura. Com essas medidas, o seu sorvete de casa poderá durar por mais tempo.

Como diminuir os cristais de gelo no sorvete?

Quando o sorvete caseiro é preparado sem todos os cuidados importantes, ele acaba formando cristais de gelo. Para não deixar que isso ocorra, você pode seguir as seguintes medidas. Antes de começar a fazer o sorvete, diminua a temperatura do freezer. Esse método garante que o sorvete congele o mais rápido possível. Uma dica é colocar a tigela onde você vai preparar o sorvete no congelador 24 horas antes do preparo. Dessa forma, os ingredientes já vão começar a resfriar ao entrar em contato com a tigela. Você também pode congelar todos os itens sólidos da sua receita por 8 horas antes do preparo. Já os ingredientes líquidos podem ser colocados na geladeira 12 horas antes do uso. Se você for preparar o sorvete em uma máquina, você pode ligá-la 15 minutos antes do processo. Dessa maneira, a máquina também ficará na temperatura ideal.

Na hora de começar a colocar a mão na massa, outras atitudes podem ser necessárias. Dê prioridade para receitas sem água ou diminua na sua quantidade, pois quanto maior for o volume dele, maior é o risco da cristalização de gelo. Se o sorvete for consumido apenas por adultos, você pode optar por acrescentar 15 a 30 ml de bebida alcoólica para cada 1L de sorvete, pois o álcool evita que a sobremesa gelada cristalize.

Confira receitas de sorvetes

Agora que você já sabe como fazer o sorvete caseiro e como deixá-lo mais cremoso e consistente, veja essas receitas:

Sorvete de chocolate

Separe os seguintes ingredientes: 4 gemas, 1/2 colher de essência de baunilha (opcional), 1 xícara (de chá) de creme de leite, 1 e 1/4 de xícara (de chá) de leite, 1 xícara (de chá) de açúcar, 1 colher (de sopa) de chocolate em pó e 100g de chocolate meio amargo.

Para começar, bata apenas o chocolate em pó, o açúcar e as gemas em uma tigela gelada até obter o ponto de gemada. Aos poucos, acrescente o leite e o creme de leite em uma panela média e leve ao fogo médio. Fique de olho, assim que começar a ferver, retire do fogo e acrescente apenas o chocolate picado. Misture bem. Despeje essa porção sobre a gemada e mexa sem parar. Agora coloque toda a mistura em uma panela e cozinhe em banho-maria até que a textura dele comece a engrossar. Retire do fogo e acrescente a essência de baunilha. Após esse preparo, deixe a porção esfriar. Coloque então em uma tigela gelada e leve ao freezer.

Como fazer sorvete em casa: três bolas de sorvete de chocolate em uma tigela branca

Veja a receita desse sorvete de chocolate

Sorvete com 2 ingredientes

É possível sim fazer sorvete com apenas 2 ingredientes. Para isso, você vai precisar apenas de 600 ml de creme de leite fresco gelado e batido no chantilly e de 2 latas de leite condensado.

O preparo é simples e rápido. Bata todos os ingredientes até a mistura alcançar uma textura firme. Coloque a porção em uma tigela gelada e acrescente o chantilly. Leve ao freezer e deixe a mistura lá até endurecer. Depois é só aproveitar!

Sorvete caseiro cremoso

Para preparar esse sorvete cremoso, você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 3/4 xícara (de chá) de leite em pó e 500 ml de creme de leite fresco.

Em uma batedeira, bata apenas o creme de leite até ele alcançar uma textura mais encorpada. Adicione apenas 3/4 da lata de leite condensado e bata por aproximadamente 1 minuto. Acrescente o leite em pó e misture, se você preferir pode bater com um fouet. Após essa etapa, adicione o restante do leite condensado e misture novamente. Leve ao freezer e deixe a mistura lá por pelo menos 4 horas ou até endurecer.

Sorvete de gelatina

Essa receita é diferente de tudo o que você já viu. Para surpreender os seus convidados, você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite (sem soro), 1 pacote de gelatina (do sabor da sua preferência), 250 ml de água gelada e 250 ml de água quente.

Comece preparando a gelatina. Após essa etapa, despeje a gelatina ainda líquida em um liquidificador. Em seguida, acrescente o creme de leite e o leite condensado. Bata todos os ingredientes por 4 minutos. Transfira para uma tigela gelada e leve ao freezer. Deixe a mistura lá por pelo menos 3 horas. Após esse tempo, retire do freezer e bata na batedeira por 10 minutos. Transfira novamente para uma tigela gelada e deixe no freezer por mais 4 horas. Agora o seu sorvete está pronto para ser degustado!

Sorvete de creme

Quem não gosta de um sorvete para saborear nas altas temperaturas? Melhor ainda se ele for daquele seu sabor preferido, não é mesmo? Para fazer essa receita de sorvete de creme, dê uma olhadinha no armário da cozinha e separe os seguintes itens: 1 lata de creme de leite, 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite e 3 ovos. Tem tudo as mãos? Então, vamos começar.

Pegue todos os ingredientes e leve ao fogo até virar um creme. Em uma tigela, bata as claras até alcançar uma textura mais durinha. Acrescente três colheres (de sopa) de açúcar e o creme de leite. Mexa delicadamente. Adicione o creme e misture tudo. Após essa etapa, leve ao freezer e deixe lá por pelo menos 6 horas. Depois é só aproveitar!

Como fazer sorvete em casa: waffle e duas bolas de sorvete de creme em um prato branco

Veja como é fácil fazer o sorvete de creme caseiro

Sorvete de liquidificador

Você precisa de apenas 10 minutos para preparar essa receita. Separe os seguintes itens: 1 caixa de gelatina em pó de qualquer sabor, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e 500ml de água morna.

Para o preparo, bata todos os ingredientes em um liquidificador. Despeja a mistura em uma tigela gelada e leve ao freezer até a receita endurecer. Retire do congelador, bata a mistura por mais 5 minutos na batedeira ou no liquidificador e leve novamente ao freezer. Agora é só esperar o sorvete alcançar uma textura cremosa e pronto!

Veja mais: 

Como fazer casquinha de sorvete: confira as dicas e 2 receitas 

Sorvetes caseiros: confira essas 25 receitas refrescantes e saborosas

Receitas fáceis para dias quentes: veja opções refrescantes

Recomendadas
Pela Web