Como fazer sopa? TudoGostoso ensina a fazer sopa de legumes, feijão, macarrão e mais!

Quer aprender como fazer sopa? O TudoGostoso te ajuda com o passo a passo completo e as melhores receitas para espantar o frio. Veja o modo de preparo e se delicie!

O friozinho chegou e nada melhor do que uma sopa para se aquecer de uma forma deliciosa, né? Mas você já sabe como fazer sopa? Além de ser fácil de preparar, esse prato tem diversos outros benefícios: muitas variações de sabor, é saudável e ainda é uma forma de aumentar o consumo de vegetais no dia a dia. E tem mais: você pode aproveitar as sobras da geladeira para incrementar sua receita, afinal a sopa pode levar os ingredientes que você quiser.

Se você ainda não tem muita experiência em como fazer sopa, está no lugar certo. Reunimos um passo a passo simplificado para você preparar o seu primeiro prato e trouxemos, ainda, as receitas mais populares de sopa para você se inspirar. Continue a leitura e aproveite!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sopa de frango com, macarrão e legumes é opção interessante para espantar o frio

Dicas para a sopa ficar mais saborosa

Decidiu que o dia combina com uma comida quente, mas não sabe como fazer sopa? Elaboramos um passo a passo abaixo. Veja:

Escolha seus legumes preferidos

Uma coisa que há em comum nas sopas é que elas são à base de legumes. Pode ser um caldo mais simples, apenas com batata, como é o caso do caldo verde, ou pode ser uma sopa mais completa, com vários vegetais, como cenoura, repolho, aipim, inhame etc.

Saiba que a sopa é um alimento muito versátil, então é possível incorporar os ingredientes que preferir. Dá até para aproveitar os itens que você já tem na geladeira. Reúna os legumes que você mais gosta e pique-os em cubinhos médios.

Aposte em temperos e vegetais aromáticos

Além dos legumes, sua sopa precisa de sabor e os vegetais aromáticos, como cebola, alho e aipo são ótimos para essa finalidade. Cozinhe os legumes junto desses temperos para ter uma sopa mais saborosa.

Ervas também são ótimas para as sopas: salsinha, cheiro-verde e coentro, por exemplo, podem dar mais aroma ao prato. Apenas evite usar temperos industrializados, principalmente os tabletes de caldo, que são ricos em sódio. Seus legumes e temperos naturais já vão garantir um caldo saboroso.

Defina as carnes

Sua sopa vai ter carne? Esse não é um ingrediente obrigatório, mas muitas sopas levam pedacinhos de linguiça, bacon, carne bovina ou até frango desfiado. Novamente, dá para aproveitar até as proteínas que você já tem em casa. O frango do almoço pode ir para a sopa no jantar, assim como carne assada ou até moída.

Caso sua proteína ainda esteja crua, frite-a com um fio de azeite na panela junto dos legumes. Depois que tudo estiver douradinho, adicione água até cobrir, inclua os temperos e deixe ferver até cozinhar completamente. Se a sua carne já estiver cozida, basta acrescentar no final do preparo.

Que tal um pouco mais de carboidrato?

Você gosta de uma sopinha com macarrão ou arroz? Eles são ótimos para dar mais sustância ao prato, aumentando a saciedade. A lógica é a mesma: dá para usar o arroz ou macarrão que sobrou da refeição anterior. Nesse caso você deve incluir o carboidrato quando a sopa já estiver pronta, apenas para esquentar.

Mas se estiverem crus, deixe cozinhar diretamente no caldo da sopa para absorver todo o sabor. Em média, o macarrão demora uns oito minutos para cozinhar e o arroz 20 minutos.

Já sabe como fazer sopa encorpada? Bata o caldo no liquidificador

Deixe o caldo engrossar

Você gosta de uma sopa mais pedaçuda ou prefere um caldo mais grosso e liso? Você pode obter ambos os resultados com técnicas diferentes. Se gosta de sentir os pedaços, basta deixar tudo cozinhar até o caldo apurar. Deixe a tampa da panela aberta para a água evaporar e o caldo ficar mais consistente.

Mas se preferir um caldo mais lisinho, usar o liquidificador ou o mixer é a melhor alternativa. Se sua sopa tiver carne, macarrão ou arroz, não bata-os junto com o caldo. Reserve e liquidifique apenas os legumes junto com a água de cozimento. Quando tudo estiver homogêneo, incorpore os outros ingredientes novamente.

Como fazer sopa simples?

Ficou mais fácil saber como fazer sopa agora? O bacana é que dá para experimentar as combinações da sua preferência e ainda aproveitar as sobras de alimento que estão rolando na geladeira. Se você está com vontade de comer uma sopa específica, confira a receita das principais sopas:

Sopa de legumes

Quais seus legumes preferidos? Nossa sopa de legumes leva vagens, batata, cenoura, cebola, tomate, mandioquinha, salsinha e carne bovina. O segredo para dar mais sabor nos legumes é refogar primeiro a carne com cebola e depois os vegetais na mesma panela para que absorva o gosto da carne. Veja o modo de preparo no vídeo:

Sopa de feijão

Em busca de uma sopa mais basiquinha,? A sopa de feijão é uma delícia e leva poucos ingredientes. Dá para preparar apenas com as coisas que já tem na dispensa. Para essa receita você vai precisar de três xícaras de feijão já cozido (pode ser sobra), batata, tomate e sal. Simples, né? Aprenda a fazer!

Sopa de macarrão

Uma sopinha de macarrão com batata e cenoura é a comida perfeita para aqueles dias de preguiça embaixo das cobertas. Se preferir, dá para incluir frango desfiado ou pedaços de carne bovina. Fica ótimo! Escolha o macarrão de sua preferência e experimente essa receita do TudoGostoso!

Sopa de ervilha

Um clássico dos dias frios, a sopa e ervilha é uma ótima pedida para quem quer praticidade. Não precisa ter vários legumes na geladeira para fazer essa sopa. Apenas ervilha desidratada, cebola e bacon são o bastante para ter um prato maravilhoso. Confira a receita completa!

Sopa de frango

É fã de frango? Ele fica perfeito em sopas. Nossa versão também leva batatas, cenouras, chuchu, alho, cebola e outros temperos. Por fim, o cheiro verde traz um aroma delicioso para a sopa de frango. Vale a pena experimentar.

Sopa de mandioca

Mandioca, aipim, macaxeira, não importa o nome, essa raiz é deliciosa e renda uma bela sopa. Já provou? Manteiga, cebola, tomates e salsinha ajudam a dar ainda mais sabor para ela. Experimenta e conta para gente o que achou!

Veja mais:

Receita de chocolate quente: aprenda 4 versões para se deliciar e espantar o frio

Como fazer macarrão carbonara e deixá-lo suculento

Como harmonizar vinho tinto, branco e rosé: descubra qual combina melhor com cada alimento

Recomendadas
Pela Web