Como fazer purê de batata: perfeito, simples e mais cremoso

Deixe seu prato ainda mais gostoso: saiba como fazer purê de batata de maneira perfeita!

Como sempre falamos aqui no blog do TudoGostoso, a batata é um ingrediente maravilhoso e superversátil. Com ela é possível fazer pratos incríveis, como escondidinho de carne de sol e também uma deliciosa batata recheada. Umas das receitas mais amadas come esse ingrediente é purê de batata, um acompanhamento que combina com diversos pratos. Você sabia que existem maneiras de deixar seu purê ainda mais cremoso e lisinho? Veja como fazer purê de batata perfeito para arrasar no preparo! Confira as dicas:

Como fazer purê de batata: confira as dicas

como fazer purê de batata

Como fazer purê de batata: confira as dicas

Escolha bem as batatas

Como fazer purê de batata: comece escolhendo bem os ingredientes! Além de se preocupar com a aparência das batatas, é importante avaliar o tipo que você está usando. A batata é um tubérculo que por natureza já solta muita água, por isso, dê preferência às batatas tipo asterix! Elas são um tipo de batata mais avermelhada e que absorvem bem menos água, deixando seu purê mais cremoso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cozinhe as batatas inteiras e com casca

Coloque uma panela com água e sal no fogo médio e acomode as batatas inteiras e com casca: não espere a água começar a ferver, coloque assim que levar ao fogo. A casca vai proteger a batata e fazê-la cozinhar por completo. Deixe por pelo menos 25 minutos ou até que elas soltem fácil do garfo.

Não se esqueça do sal

Um outro modo de retirar o excesso de água da batata e já começar a temperar seu prato é usando sal na hora de cozinhar as batatas. Assim que colocar as batatas na panela, misture uma colher (sopa) rasa de sal ou 2 pitadas de sal grosso. Isso vai dar mais sabor às batatas, além de impedir que fiquem aguadas. Dica: você também pode usar o forno para esse processo; é só forrar o fundo de uma forma com sal grosso, fazer pequenos furos na batata e acomodá-las no recipiente. Deixe no forno até estarem completamente cozidas.

Veja mais: Além do tempero: confira 5 utilidades do sal na cozinha

como fazer purê de batata

Passe as batatas por uma peneira ou espremedor

Use uma peneira

Depois de cozidas, está na hora de amassar suas batatas para transformá-las em purê! As batatas soltam muito amido e, se você usar um liquidificador, mixer ou pegar pesado no processo, seu prato pode ficar muito elástico e granulado. Por isso use uma peneira ou outro utensílio, como um espremedor, que faça esse trabalho de maneira mais suave! Tire as batatas da panela, escorra bem a água e retire a casa com cuidado. Coloque-as na peneira (não precisa ser daquelas fininhas) e passe todas elas, sem repetir o processo.

Leite e manteiga vão deixar o purê ainda melhor

Para um purê cremoso e lisinho, é necessário usar bastante manteiga e leite no preparo. Esses dois ingredientes vão dar a suavidade necessária para o seu prato. Por isso, coloque toda a batata já passada pela peneira em uma panela. Antes de ligar o fogo (baixo), coloque uma boa dose de leite. Mexa tudo com o auxílio de uma colher e vá adicionando a manteiga. O ideal é que a quantidade de manteiga e leite seja quase a metade da quantidade de batatas! Dica: coloque a manteiga na temperatura ambiente e o leite morno. A temperatura também vai ajudar no ponto do seu purê!

Finalize na hora certa

Depois de seguir todos esse passos e misturar com cuidado e cautela seu purê na panela, é bem provável que você consiga um prato gostoso e lisinho! Finalize tudo com os temperos desejados, como pimenta e noz moscada, sempre provando para não exagerar. Dica: não deixe seu purê pronto de um dia para o outro ou faça o preparo muito antes de servi-lo. O ideal é que ele seja levado à mesa na hora, quentinho e cremoso!

como fazer purê

Sirva seu purê quentinho

No TudoGostoso você encontra diversos pratos para acompanhar seu purê de batata como, rocambole de carne moída ou esse filé de frango à parmegiana.

Recomendadas
Pela Web