Como fazer macarrão carbonara e deixá-lo suculento

Você é apaixonado por massas? Que tal aprender como fazer macarrão carbonara e deixá-lo com uma cremosidade irresistível?

A grande estrela de restaurantes italianos é o macarrão carbonara. Suculento, cremoso, com um toque de pimenta-do-reino, esse prato quentinho é conhecido pelo seu sabor marcante. Para os fãs de massa, o prato precisa estar perfeito, mas para quem ainda não sabe como prepará-lo, é possível fazer a receita e alcançar o ponto al dente da massa. Para te ajudar, o TudoGostoso reuniu alguns truques sobre a massa, o preparo e a finalização do macarrão carbonara. Veja também os ingredientes necessários e o modo de preparo.

Macarrão carbonara: prato branco com carbonara

Veja como fazer macarrão carbonara

Como surgiu o macarrão carbonara?

O macarrão carbonara só se popularizou após a Segunda Guerra Mundial, mas existem duas teorias sobre o seu surgimento. A primeira é que a receita surgiu através dos soldados norte-americanos na Itália. Eles utilizavam em sua alimentação ovo em pó e bacon para reforçar a massa. Já a segunda, conta que a comida era utilizada pelos romanos, desde o século 20, mas utilizando penne no lugar do tradicional spaghetti.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que leva o macarrão à carbonara?

O clássico macarrão à carbonara é preparado com ovos, bacon, queijo parmesão e água. Algumas pessoas preferem adicionar um pouquinho de álcool para trazer acidez ao molho.

Quais são os tipos de macarrão?

É possível encontrar macarrão de diferentes tipos, com massa curta (5-6 cm) e massa longa (cilíndricas ou tubulares e fitas ou tiras).

Massa curta

As massas são: penne rigate (rachaduras), penne liso (não apresenta sulcos), rigatoni (formato de tubo), fusilli (massa em formato espiral), elbow ou cotovelo (tem uma forma de tubo curvado), farfalle ou gravata (em formato borboleta) e concha.

Massa longa

Já as massas do tipo longa são divididas entre cilíndricas ou tubulares e fitas ou tiras. Os principais tipos de massa cilíndrica são: espaguete (massa longa e fina), cabelo de anjo (espaguete mais fino) e bucatini (espaguete, com massa cilíndrica e grossa). As fitas ou tiras são: fetuccine (um pouco mais estreito e grosso), tagliatele (encontrado nas cores amarelo e verde), pappardelle (massa mais larga do que o tagliatele), linguine ou bavette (tiras de massa de ovos e farinha) e lasanha.

Normalmente, o macarrão carbonara é feita com massa do tipo espaguete ou outra de grano duro.

Macarrão carbonara: diferentes tipos de macarrão

Confira os diferentes tipos de massas existentes

Confira dicas de cozinha para fazer macarrão carbonara

Agora que você já conhece um pouco sobre os tipos de massa, confira algumas dicas para deixar o seu macarrão carbonara impecável.

Massa

Ela precisa ser fresca e de grano duro, ou seja, produzido a partir de derivados do trigo duro.

Preparo

Na hora do preparo, fique atento ao ponto de cozimento. A massa precisa ser al dente, nem mole demais e nem tão dura. Já sobre o uso de ovos, utilize apenas as gemas caipiras (mais amarelinha e, claro, de boa procedência). Mas, lembre-se, coloque a gema fora do fogo para a massa não talhar. No momento de acrescentar a proteína, dê preferência pelo guanciale (bochecha de porco curada) ou pelo bacon. Com relação ao queijo, a receita original utiliza o pecorino romano, mas se não for possível utilizá-lo, vale substituir pelo queijo parmesão. Para dar sabor ao prato, utilize a pimenta moída.

Finalização

Na hora de finalizar o prato, acrescente um pouco de água do cozimento da massa. Isso evitará que a massa fique seca.

Macarrão carbonara: em cima de uma mesa tem macarrão, bacon, limão e sal

Confira dicas de cozinha para acertar no ponto e sabor do macarrão carbonara

Como fazer o macarrão carbonara

Para fazer o macarrão carbonara, você precisa ter os seguintes ingredientes: 2 gemas,  2 ovos caipiras, 200g de espaguete, 1/2 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado, 1/2 de xícara (chá) de bacon em cubos, 1/4 de xícara (chá) de vinho branco, sal e pimenta-do-reino moída.

O primeiro passo é separar uma panela média. Depois, coloque-a no fogo alto com 2 litros de água. Quando você reparar que a água está fervendo, então, adicione 1 colher (sopa) de sal com o espaguete (200g). Ele precisa cozinhar até alcançar o ponto al dente. Lembre-se de separar 1 xícara (chá) de água do cozimento.

O segundo passo é preparar os demais ingredientes. Pegue uma tigela ou vasilha, quebre os dois ovos caipiras e coloque as 2 gemas. Adicione o queijo parmesão ralado e bata todos os itens. Misture tudo.

Para o terceiro passo, separe uma frigideira grande. Leve-a ao fogo médio. Depois que ela tiver aquecido, coloque o bacon e deixe-o dourador por cerca de 5 minutos. Mexa um pouco. Assim que terminar o tempo, diminua o fogo, acrescente o vinho branco, misture tudo. Então, desligue o fogo.

Por último, escorra a água do macarrão e transfira-o para a frigideira com o bacon. Adicione os ovos e misture tudo. Dica: a mistura precisa virar um creme suculento. Pegue novamente a frigideira e coloque-a em fogo baixo. Acrescente, aos poucos, aquela água do cozimento que você deixou reservada. Mexa com uma espátula até o creme ficar mais espesso. Para deixar o prato com um gostinho a mais, coloque pimenta-do-reino por cima.

Macarrão carbonara: chef preparando macarrão à carbonara

Veja o modo de preparo do macarrão carbonara

Como esquentar macarrão carbonara

Você pode aquecer o macarrão carbonara na frigideira por cerca de 5 minutos. Já se você preferir esquentar a massa no micro-ondas, ele não deve passar de 2 minutos.

Veja mais: 

Como fazer nhoque: veja receita, dicas de preparo e entenda tradição que traz sorte

Como fazer lasanha: como congelar, como fazer a massa e mais

Como harmonizar vinho tinto, branco e rosé: descubra qual combina melhor com cada alimento

Recomendadas
Pela Web