Guioza: o famoso pastelzinho asiático pode ser preparado aí na sua casa

Quer viajar sem sair da sua cozinha? Descubra no TudoGostoso o que é e como fazer guioza, um prato típico de diversos países asiáticos

A gastronomia mundial é sempre muito rica e cheia de sabores. Aqui no TudoGostoso você sempre encontra diversos pratos tradicionais e seus preparos fáceis como a lasanha, a feijoada e o yakisoba. E hoje a gente vai te ensinar mais um passo a passo, dessa vez de uma receita muito conhecida nos países asiáticos. Fique com a gente e saiba o que é guioza e como fazer guioza de um jeito superprático e delicioso.

Como fazer guioza: veja o passo a passo e as dicas do TudoGostoso

Um prato branco com guioza e um pessoa pegando uma com hashis para molhar no shoyu

Guioza: saiba no TudoGostoso o que é e como preparar

O que é guioza?

A guioza é uma receita tradicional da China, mas também muito consumida em outras partes da Ásia. Ela é composta de uma massinha superfina (fininha mesmo, quase transparente!) e um recheio bem gostoso que pode ser de carne, porco ou até de legumes variados. Ela se assemelha no aspecto ao nosso pastel ou a um ravioli, até um capeletti, mas seu preparo é no vapor ou diretamente na frigideira para fritar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como fazer guioza?

Por incrível que pareça, a massa da guioza só leva dois ingredientes: água e farinha de trigo. Você também consegue encontrar massas prontas ou misturas que podem te ajudar e facilitar na hora do preparo. Mas nada mais gostoso do que fazer a guioza do zero, inclusive a massa. O truque aqui é ir adicionando a água aos poucos, enquanto vai sovando a massa, depois usar um rolo e deixá-la o mais fininha possível. Para fazer os cortes, você pode usar um cortador redondo ou pegar um pote mesmo para te auxiliar e as guiozas ficarem todas do mesmo tamanho. Aí é só preparar o recheio e escolher a forma de preparo, no vapor ou direto na frigideira.

Os recheios podem ser os mais variados, mas normalmente a guioza é recheada ou com uma mistura de legumes como cenoura e repolho ou uma pequena quantidade de carne desfiada e bem temperada. Você pode ainda ousar e usar carne de porco nos recheios e misturar com um pouco de gengibre ou gergelim.

Quer saber melhor as quantidades dos ingredientes e o passo a passo? Confira a receita completa no site!

Como fazer guioza no vapor?

Bom, tecnicamente todos os preparos da guioza envolvem cozinhá-la no vapor uma hora ou outra. As diferenças ficam pelos lugares escolhidos para fazer esse preparo. Você pode usar uma wok – uma espécie de frigideira, mais funda e com laterais altas – ou frigideira grande, começar selando e dourando as guiozas, depois colocar um pouquinho de água e deixá-las cozinhar com a tampa fechada. Também é possível usar panelas próprias para cozinhar no vapor ou ainda aproveitar aqueles cestos que ficam acoplados nas panelas com água. Até mesmo no micro-ondas é possível preparar suas guiozas no vapor, só colocá-las em um recipiente com um pouquinho de água e ir controlando o tempo e a potência até que elas estejam cozidas.

O que comer junto com guioza?

Aí vai muito do seu gosto, mas normalmente a guioza é servida com molhos a base de shoyo, como o teriaky. Mas você também pode incrementar e servir a guioza com molho agridoce, de pimenta, molho de alho, óleo de gergelim e até um pouco de vinagre.

Veja também:

Comida chinesa: confira esse cardápio com 8 receitas orientais

Receitas com repolho: confira 34 receitas deliciosas no TudoGostoso

Recomendadas
Pela Web