Como fazer creme de leite de castanha de caju: receita vegana

Confira no TudoGostoso a receita de creme de leite de castanha de caju: vegano e saudável!

Como fazer creme de leite de castanha de caju

Creme de leite de castanha de caju: ótima receita vegana para os intolerantes à lactose!

Tem crescido cada vez mais o número de pessoas que descobrem ser intolerantes à lactose. Estima-se que 60% a 75% da população mundial possua restrição ao açúcar do leite, que é geralmente de difícil digestão para o corpo humano até mesmo por quem não possui a alergia a ele. Por isso, muitas pessoas têm preferido evitar a lactose e experimentar outras formas de criar seus pratos, muitas vezes utilizando a culinária vegana. A culinária vegana pode ser muito versátil, além de ser uma opção muito saudável. Ao contrário do que muitos pensam, os seguidores da dieta de origem vegetal comem os mais variados pratos, inclusive os que tradicionalmente levam creme de leite.

Um substituto muito usado é o creme de leite de castanha de caju. Esse creme é um supercoringa e você pode usá-lo tanto em receitas doces quanto em receitas salgadas, pois ele tem um gosto neutro e textura bastante parecida com a do creme de leite de origem animal. Confira a receita a seguir!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Como fazer creme de leite de castanha de caju

A castanha de caju é muito saudável: veja como fazer o creme de leite com ela!

Ingredientes

1 xícara de castanha de caju crua e sem sal
1 colher de sopa de óleo vegetal
1/3 de xícara de água

Modo de fazer

O primeiro passo para essa receita é colocar as castanhas em um recipiente com água até cobri-las e deixar repousar por mais ou menos 8 horas. Isso vai fazer com que as castanhas amoleçam e ficará mais fácil de obter a textura desejada. Caso você não tenha todo esse tempo, pode ferver a água e deixar por apenas 1 hora, porém a primeira forma tem um resultado mais satisfatório.
Após o tempo de molho, escorra e lave as castanhas.

Coloque-as no liquidificador ou processador de alimentos com o óleo vegetal e a água. Bata os ingredientes até
obter um creme liso, totalmente sem pedaços de castanha e bem cremoso. Uma boa dica é acrescentar a água aos poucos, até dar o ponto desejado.

Dicas: por ser uma receita neutra, você pode usá-la tanto em doces quanto em salgados. Tempere com sal e pimenta-do-reino se for salgada, e com açúcar e essência de baunilha se for para receitas doces. Se você quer testar essa receita em algum prato e não sabe muito bem o que fazer, no blog Vegana Bacana eu ensino como utilizar esse creme para preparar um cheesecake e um estrogonofe. Ambos os pratos são 100% vegano.

Recomendadas
Pela Web