Como fazer cebola caramelizada: confira a técnica com o TudoGostoso

No hambúrguer, no risoto ou no suflê com queijo mascarpone, a cebola caramelizada cai bem! Quer saber como fazer cebola caramelizada? Veja aqui

Com a popularização dos hambúrgueres gourmet, no mercado brasileiro, a cebola caramelizada veio para ficar. Isso porque ela é um dos principais ingredientes desse tipo de hambúrguer, sendo muitas vezes até cobrada à parte, como extra. Muito simples de fazer, pode ser facilmente preparada em casa para incrementar aquele prato sem graça. Quer aprender como fazer cebola caramelizada? O TudoGostoso te dá o caminho das pedras.

Frigideira com cebola caramelizada sobre pano bege com uma cebola branca crua ao lado, aprenda também como fazer cebola caramelizada

Aprenda como fazer cebola caramelizada e deixe seus pratos muito mais gostosos

Como fazer cebola caramelizada de maneira simples

Sabe aquele gostinho agridoce que muitas vezes você nem sabe dizer de onde vem? Pois o TudoGostoso te conta, é a cebola caramelizada. Perfumada e saborosa, ela vai bem com hambúrguer, arroz com lentilha, risoto, pernil, frango e com o que mais você quiser. Não sabe ainda como fazer cebola caramelizada? Confira o nosso passo a passo e veja quanto tempo perdeu sem provar essa delícia na sua própria casa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Siga o nosso passo a passo e aprenda de uma vez como se faz cebola caramelizada

1 – Descasque as cebolas (dica: se puder, opte pelas roxas, que naturalmente são menos ácidas) e corte em rodelas com aproximadamente 5 mm de espessura. Fatias muito fininhas queimam mais rápido, antes mesmo de caramelizar.

2 – Leve uma frigideira de fundo grosso ao fogo baixo. Coloque azeite suficiente para cobrir o fundo e espere aquecer. O azeite também pode ser substituído por 1 colher (chá) de manteiga.

3 – Coloque as rodelas de cebola organizadas umas ao lado das outras. Aguarde de 5 a 7 minutos ou até que as cebolas fiquem transparentes. Não tenha pressa, pois se você retirar a panela antes da hora, as cebolas ainda não estarão no ponto.

4 – Adicione 2 colheres (sopa) de molho shoyu (ou molho inglês, se preferir) e 1/2 colher (chá) de açúcar mascavo. Mexa sem parar por cerca de 5 minutos. Dica: se a cebola começar a secar, acrescente um pouco de água quente.

É fã de pimenta? Experimente esta versão:

Após esquentar o azeite na frigideira, experimente misturá-lo com 2 colheres (sopa) de geleia de pimenta. Salpique 1 colher (sopa) de açúcar e deixe caramelizar em fogo baixo. Coloque então as fatias de cebola e deixe fritar. Se achar necessário, ponha um pouquinho de sal.

Confira algumas receitas deliciosas com cebola caramelizada:

Patê de ricota com cebola caramelizada

Para comer com torradas feitas em casa ou compradas prontas.

Arroz com lentilha e cebola caramelizada

Eles são praticamente inseparáveis: o arroz com lentilha fica muito mais gostoso com uma cebola caramelizada por cima.

Risoto de cebola caramelizada com queijo brie

Quer dar um sabor mais agridoce ao seu risoto de brie? Vá de cebolas caramelizadas!

Petit souflê de queijo mascarpone, maçã e cebola caramelizada

Quer impressionar? Treine o francês e ofereça este prato à sua visita!

Hambúrguer de costela bovina com cebola caramelizada

Um simples hambúrguer ganha um upgrade com o acompanhamento de uma cebolinha caramelizada.

Escalope de contrafilé com creme de cenoura e cebola caramelizada

Neste prato, a cebola caramelizada dá o toque final.

Leia mais:

Os mais deliciosos pratos com cebola caramelizada

Recomendadas
Pela Web