Como fazer caldo verde? Receita do TudoGostoso deixa o caldo cremoso e cheio de sabor

Já sabe como fazer caldo verde de um jeito irresistível? Além de espantar o frio, essa simples receita será capaz de deixar todos os seus convidados apaixonados. Experimente!

Se você é fã de uma sopinha para os dias mais frios, certamente já se perguntou como fazer caldo verde. A boa notícia é que esse é um prato muito fácil de preparar, que leva poucos ingredientes, mas é cheio de sabor e texturas e ainda pode ter torradinhas ou pão como acompanhamento.

Com um caldinho aveludado, fatias de linguiça e couve bem fininha, fica difícil resistir ao caldo verde, né? Se finalizar com croutons e azeite, então!? Delícia demais! Quer aprender como fazer caldo verde em casa? Continue com a gente e confira as dicas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Caldo verde é prato típico português à base de batatas e couve

Qual o país de origem do caldo verde?

No Brasil, apesar de ser muito popular nos bares durante o inverno e nas festas juninas, o caldo verde é uma iguaria portuguesa, sabia? Segundo a história, ele surgiu na região do Minho, feito originalmente com couve-galega, típica de Portugal.

Logo se transformou em um prato típico do país, muito consumido para espantar o frio da noite. Apesar de haver algumas variações de local para local, seus ingredientes obrigatórios são batatas e couve. Por aqui servimos com pão ou torradas, mas em Portugal é a broa de milho que faz o acompanhamento.

Como fazer caldo verde?

Linguiça calabresa é a carne mais comum usada no caldo verde

Essa história sobre caldo verde te deixou com fome? Calma, que agora você vai aprender como fazer caldo verde em casa. Leia!

Primeiro o mise en place

Já conhece esse termo? Em francês, mise en place significa “pôr em ordem, fazer a disposição”. É o passo inicial para preparar o ambiente e os ingredientes antes de uma receita.

Para o caldo verde, o mise en place envolve as batatas inglesas, que devem ser descascadas e picadas, e a couve, que deve ser higienizada e picada em tiras bem fininhas. Tem, ainda, a calabresa: retire seu invólucro, aquela película transparente, e fatie em rodelas ou cubinhos.

Pronto, você terá todos os ingredientes principais em mãos para começar. Se quiser dar mais sabor, recomendamos picar cebola e alho também, eles são aromáticos e vão dar um toque especial ao caldo.

De olho no fogo

Comece dourando a cebola e o alho em um fio de azeite e coloque as batatas. Acrescente água até cobrir e deixe cozinhar. Você pode usar uma panela comum ou a panela de pressão, caso queira uma resultado mais rápido. Depois refogue a linguiça em outra panela e reserve.

Quando a batata cozinhar, bata-a no liquidificador junto com a água do cozimento para formar o caldo. Então, acrescente o líquido à panela com a linguiça já frita. Por fim, ajuste o sal e a pimenta (e os demais temperos que gostar). Em seguida coloque a couve picada dentro do caldo e espere que murche, o que significa que está cozida.

Servindo em grande estilo

Depois que o caldo verde estiver pronto é hora de servir. Escolha um recipiente bonito para sopa e finalize com um fio de azeite por cima. Fica ótimo! Se quiser trazer ainda mais texturas, pode incluir alguns croutons feitos de pão de forma, azeite e orégano. Agora é só aproveitar!

Veja o passo a passo completo de como fazer caldo verde no vídeo:

Pode congelar caldo verde de batata?

Depois de aprender como fazer caldo verde, você e sua família vão querer comer o tempo todo! Se preferir, dá para preparar uma quantidade a mais e congelar, para ter sempre à mão. Diferente do que imaginamos, apesar de ser feito de batata, o caldo verde pode ser congelado sem perder a qualidade.

Para isso, recomendamos que acrescente a couve fatiada apenas na hora de descongelar e reaquecer. Ao levar ao freezer, espere que o caldo esteja frio. Já quando quiser descongelar, deixe na geladeira na noite anterior ou esquente no micro-ondas por cerca de cinco minutos.

Depois despeje em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura. Adicione, então, a couve picadinha e sirva como preferir. Todo mundo vai adorar!

Veja mais:

Como fazer fondue fácil: receitas e dicas para um jantar perfeito com fondue de queijo, carne e chocolate

Como fazer sopa? TudoGostoso ensina a fazer sopa de legumes, feijão, macarrão e mais!

Receita de chocolate quente: aprenda 4 versões para se deliciar e espantar o frio

Recomendadas
Pela Web