Como cozinhar ovo corretamente: confira algumas técnicas

Muito se brinca com quem não sabe cozinhar dizendo que a pessoa não frita nem um ovo. E você, sabe como cozinhar ovo corretamente? Te ensinamos o jeito certo

Não é todo mundo que leva jeito ou gosta de cozinhar. Muita gente nem fritar ovo sabe, mas cozinhar um tem que saber, porque não tem mistério nenhum. Existem técnicas, claro, que ensinam como cozinhar ovo corretamente e até como atingir o ponto exato de cozimento. Seguindo nossas dicas, você ficará especialista no assunto e poderá contar para todo mundo que sabe cozinhar um ovo.

Como cozinhar ovo corretamente: com dicas, os ovos cozidos ficam perfeitos sobre um prato branco acompanhado de salada de alface

Algumas técnicas podem te ajudar a descobrir como cozinhar ovo corretamente

Como cozinhar ovo corretamente: técnicas e os diferentes ponto de cozimento

Seja para enfeitar uma salada de maionese, cortado em rodelas na salada, acompanhando uma sopa ou junto com o macarrão, o ovo cozido é um coringa. Mas como alcançar a perfeição no seu cozimento? Antes de começar o processo, cheque se o ovo não está estragado, especialmente se for do tipo caipira. O truque do copo d’água é infalível: coloque seu ovo em um copo cheio de água, se afundar está fresco, se boiar, não. Agora, ponha a água para ferver em fogo médio. Quando a água estiver borbulhando, ponha um pouquinho de vinagre (o que evita que a casca rache) e mergulhe o ovo com a ajuda de uma colher. Abaixe o fogo. Se o seu objetivo for ovo com a gema bem cozida, espere 12 minutos até retirá-lo. Para o ovo mollet, aquele com a clara firme e gema mais líquida, bastam 6 minutos. Mas se o que você quer é um ovo quente, com a clara cozida e a gema mole, 4 minutinhos são suficientes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cozinhar demais o ovo faz mal para a saúde?

Sabia que quando exageramos e ultrapassamos o tempo necessário para cozimento do ovo, o enxofre da clara e o ferro da gema começam a reagir? Juntos, eles liberam sulfeto ferroso que faz mal à saúde. Além disso, esquecer o ovo no fogo é perigoso, porque a água evapora rapidamente, queimando a panela.

Confira truques para descascar o ovo cozido

Sacuda os ovos dentro de um copo com água

Após cozinhar o ovo, coloque-o em um copo com água fria, cubra a boca com a mão e agite bem. Ele sairá com a casca praticamente solta.

Role o ovo na bancada e depois descasque-o debaixo d’água

Depois de cozido, role o ovo para frente e para trás, pressionando de leve, sobre uma superfície dura, como a bancada ou a pia da cozinha. Em seguida, descasque-o debaixo d’água.

Use uma colher de sopa para ajudar

Coloque o ovo cozido mergulhado em um pote com água gelada. Pegue uma colher de sopa e bata em uma das laterais do ovo, tire um pouco da casca e, então, deslize a colher entre a casca e o ovo.

E na hora de guardar o ovo, qual a melhor forma?

Se o ovo ficou cozinhando por 12 minutos, e está com a gema bem cozida, guarde-o sem descascar na geladeira por até 2 dias. Caso já tenha descascado o ovo e desistido de comer, também dá para guardá-lo, dentro de um pote fechado cheio de água filtrada.

Confira os diferentes pontos do ovo cozido:

Recomendadas
Pela Web