Chá de hibisco: para que serve e como fazer

Quer descobrir como fazer chá de hibisco? Aliás, chá de hibisco emagrece? Tire todas as suas dúvidas nessa matéria que preparamos para você!

Nos últimos anos, o chá de hibisco virou o queridinho das dietas, em função de suas propriedades diuréticas e antioxidantes. Seu nome vem de “Hibiscus”, um gênero de plantas famosas por suas flores exuberantes.

Uma de suas espécies, a Hibiscus sabdariffa, também conhecida no Brasil como caruru azedo, azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosélia e vinagreira, é a tal planta utilizada para a produção do popular chá.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quer saber para que serve e como fazer chá de hibisco? Continue a leitura que a gente explica para você!

Para que serve chá de hibisco

copo de chá de hibisco sobre uma mesa, com flores roxas de hibisco em volta

Chá de hibisco: o queridinho das dietas

O chá de hibisco, também conhecido como “té de Jamaica” (em espanhol), “jamaican sorrel” (em inglês), “carcadè” (em italiano), “afrikanische malve” (em alemão) e “roselle” (em francês), é feito com as folhas e o cálice da Hibiscus sabdariffa, que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e em feiras de rua.

Benefícios do chá de hibisco

Esse chá é muito conhecido por suas propriedades medicinais, sendo indicado principalmente para a perda de peso, já que a máxima “chá de hibisco emagrece” é real, visto que ele acelera o metabolismo.

Ele também é indicado para reduzir o colesterol ruim, prevenindo doenças do coração; para ajudar o bom funcionamento do nosso sistema imunológico, visto ser rico em vitamina C; para ajudar no tratamento contra ansiedade e depressão, em função de sua boa variedade de vitaminas e minerais; e para aliviar os sintomas da menstruação, colaborando para o equilíbrio hormonal.

Como tomar o chá de hibisco

O chá deve ser tomado 30 minutos antes das principais refeições, por até 12 semanas. Não se deve, entretanto, realizar o consumo excessivo do chá de hibisco, visto que ele pode baixar a pressão arterial e pode reduzir a fertilidade por interferir na ovulação da mulher.

Ele não é indicado para gestantes, mulheres em fase de amamentação, pessoas com pressão baixa (hipotensão) ou com problemas cardíacos graves.

foto da planta Hibiscus sabdariffa, com close em suas flores roxas

A Hibiscus sabdariffa

Como fazer chá de hibisco

O chá de hibisco é muito fácil de fazer e pode ser misturado com diversas frutas e ervas, de acordo com seu gosto. Confira o passo a passo:

1- Leve 1 litro de água ao fogo;

2- Quando a água começar a ferver, coloque 2 colheres (sopa) de hibisco, desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por 5 minutos;

3- Coe o chá. Você pode servi-lo quente ou colocá-lo na geladeira e, quando estiver bem gelado, misturá-lo com uma laranja picada (ou outra fruta cítrica, como o limão ou a tangerina) e algumas folhas de hortelã e adoçá-lo com o açúcar de sua preferência. Fica uma delícia!

Agora que você já sabe para que serve o chá de hibisco e como fazer esse chá, aproveite todos os benefícios que ele pode lhe trazer. Mas, lembre-se: o chá de hibisco possui algumas contraindicações e não deve ser consumido em excesso. Na dúvida, busque a orientação de um especialista.

Veja também:

Chá calmante: 3 receitas para diminuir o estresse

Chás e sucos que ajudam a curar a ressaca

Recomendadas
Pela Web