Calda de pudim: dicas para nunca mais errar

Você nunca mais vai errar na hora de preparar a calda de pudim de leite com essas dicas infalíveis que vão deixar sua receita ainda mais perfeita!

calda do pudim

Uma das grandes dificuldades do pudim é conseguir acertar o ponto da calda de caramelo.

O pudim de leite é uma receita típica da sobremesa de domingo, afinal, quem não adora uma boa fatia? Embora sua receita seja bem prática, a maioria das pessoas têm uma certa dificuldade para fazer a linda calda de caramelo. Por isso, apresentaremos algumas dicas para você nunca mais errar essa receita!

Calda de caramelo

Para a receita, são necessários quatro itens: uma panela de fundo grosso e sem ser anti-aderente, uma boa colher (dê preferência a de pau), açúcar e água. O segredo está na quantidade de ingredientes, que pode deixar o caramelo ralo ou bem denso, grudado no fundo da forma.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como acertar

A dica para atingir a consistência perfeita é usar meia medida de água para uma medida de açúcar. Por exemplo, se você utilizar 1 xícara de chá de açúcar, a medida de água será de apenas 1/2 xícara de chá.

Outro erro comum é queimar a calda. Evite usar o fogo alto, porque muitas vezes o caramelo se forma tão rápido que você nem percebe. O fogo baixo é a melhor opção. Agora que você já tem essas dicas infalíveis, confira a receita completa!

Ingredientes

Para a calda:

1 xícara (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de água

Para o pudim:

1 lata de leite condensado

2 latas de leite (medida da lata de leite condensado)

3 ovos

pudim de leite perfeito

A receita do pudim de leite condensado é bem prática e os ingredientes são simples!

Modo de Preparo

Uma outra dica importante é sempre seguir a receita direitinho, para não correr o risco de errar. Para a calda, numa panela de fundo grosso, coloque o açúcar até derreter e ficar bem douradinho. Em seguida, despeje a quantidade de água. Atenção, viu! Quando a água entrar em contato com o açúcar, ela pode espirrar um pouco, e ninguém quer se queimar, né? Agora é só esperar os pedaços de açúcar se dissolverem e a calda ficar mais encorpada, tudo com o fogo baixo para não correr o risco de queimar. Logo em seguida, só colocar na forma com o furo central (19 cm de diâmetro) e deixe esfriar.

Fazer o pudim é bem rapidinho: é só levar todos os ingredientes para o liquidificador, batendo até formar uma mistura homogênea. Em seguida, coloque-o na forma já com o caramelo frio. Leve para o forno médio (180ºC) e asse em banho-maria por mais ou menos 1 hora e 30 minutos. Ao retirar do forno, espere o doce esfriar. Em seguida, leve a forma para o fogo baixo, apenas para esquentar o fundo e fazer o caramelo derreter um pouco. E voilà!

 

Recomendadas
Pela Web