Bolo de rolo: passo a passo

É possível fazer bolo de rolo em casa: confira a receita!

como fazer bolo de rolo

Confira o passo a passo da receita de bolo de rolo!

O bolo de rolo é uma receita típica do Recife. Apesar de ser bastante parecido com o tradicional rocambole, o bolo de rolo tem camadas mais finas de recheio e massa. Se você nunca encontrou pela sua cidade ou tem curiosidade de aprender a fazer, chegou a oportunidade! O TudoGostoso ensina como fazer essa receita incrível. Vem com a gente!

Ingredientes do bolo de rolo

Para a massa

200 g de manteiga

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

200 g de açúcar

6 gemas

200 g de farinha de trigo

6 claras em neve

Para o recheio

500 g de goiabada

1/2 xícara (chá) de água

Para a montagem:

formas retangulares de 30x40cm untadas com manteiga e farinha

açúcar para polvilhar

como fazer bolo de rolo

O bolo de rolo pode ser preparado com diferentes recheios e não só com goiabada.

Modo de preparo

1.Para preparar o bolo de rolo, o primeiro passo é fazer a massa. Com o auxílio de uma batedeira, bata as claras em neves e reserve.

2.Em seguida, bata a manteiga com o açúcar, formando um creme. Uma dica que damos é peneirar o açúcar. Se você quiser dar aquela incrementada na sua receita, não esqueça que o TudoGostoso ensina como fazer manteiga caseira em poucos passos.

3.Depois, acrescente as gemas e bata bem até ficar cremoso. Adicione a farinha de trigo e bata até formar uma massa homogênea. Por último, incorpore as claras em neve à massa levemente, sempre de cima para baixo. Para esse passo, não é necessário o uso da batedeira, podendo ser feito com uma colher de pau.

4.A massa do bolo de rolo precisa ser realmente bem fina. Para isso, espalhe de 5 a 6 colheres de sopa de massa sobre toda a forma e leve para assar em forno preaquecido por aproximadamente 5 minutos.

5.Enquanto o seu bolo assa, é hora de preparar a sua geleia de goiabada. Você pode comprá-la pronta, mas o TudoGostoso também ensina o passo a passo. Em uma panela, coloque a goiabada e a água e deixe amolecer. Viu como é prática? Assim que atingir a consistência de geleia, está pronta.

Apesar de ensinarmos o tradicional recheio de goiabada, o bolo de rolo pode ser feito com o recheio que você mais gostar. Outro sabor muito comum é doce de leite, e nada melhor do que rechear essa delícia com um doce de leite caseiro, não é mesmo? Mas se você quiser ir além e rechear até com receitas diferentes de brigadeiro, ninguém aqui vai te julgar!

6.Com o bolo assado, vire a assadeira sobre um pano úmido polvilhado com o açúcar cristal. Tenha bastante cuidado na hora de retirá-lo da forma para não acabar quebrando. Espalhe uma camada bem fina de recheio e enrole cuidadosamente. Finalize polvilhando mais açúcar.

Essa receita rende mais ou menos 5 bolos de rolo. Faça em casa e conte para a gente o que achou da receita!

Recomendadas
Pela Web