Bobó de frango: confira a receita

O bobó não precisa ser só de camarão: confira uma receita deliciosa com frango!

receita completa de bobó de frango

Veja como fazer um delicioso bobó de frango superprático e rápido!

O bobó é um prato típico do Nordeste do Brasil, que se espalhou para o país inteiro. Tradicionalmente feito com camarão, esse prato delicioso recebeu muitas variações para quem não é muito fã de frutos do mar, como o bobó de carne seca e o incrível bobó de frango que o TudoGostoso irá ensinar hoje.

Feito com ingredientes bem brasileiros como a mandioca (também conhecida por aipim e macaxeira) e azeite de dendê, esse prato é mais simples de fazer do que parece. Confira a receita completa!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ingredientes do bobó de frango

1 kg de peito de frango cortado em cubos

4 cebolas grandes em rodelas

1 cebola pequena picada

10 dentes de alho amassados

1 kg de macaxeira

2 colheres (sopa) de azeite de dendê

200 ml de leite de coco

4 colheres (sopa) de cachaça branca

2 colheres (sopa) de azeite

4 colheres (sopa) de molho de tomate

1 litro de caldo de frango (caseiro ou um tablete de caldo dissolvido em 1 litro de água)

sal e pimenta-do-reino a gosto

salsinha picada para polvilhar

Modo de preparo

O primeiro passo para essa receita é descascar a macaxeira. Em seguida, coloque-a em uma panela bem grande (se tiver uma panela de barro é ainda melhor) e faça uma camada de cebola em rodelas. Tempere com sal a gosto e cubra com o caldo de frango.

Leve a panela ao fogo baixo e cozinhe até que a mandioca esteja cozida e macia. Assim que ela estiver pronto, retire da panela e reserve a água do cozimento. Com a ajuda do processador ou mixer, triture toda a macaxeira enquanto estiver quente.

Em uma panela grande, doure o alho com a cebola picada em um fio de azeite, que pode ser de dendê ou de oliva. Adicione os pedaços de frango e refogue bem. Adicione 4 colheres de cachaça e refogue até que o álcool evapore e fique apenas o gosto da cachaça. Acrescente o azeite de dendê, o caldo de frango reservado, o molho de tomate e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Uma dica do TudoGostoso é fazer um delicioso molho de tomate caseiro para dar aquela incrementada na receita.

Abaixe o fogo e deixe o bobó reduzir até que o frango esteja bem cozido. Quando isso acontecer, transfira os pedaços de frango para um recipiente e reserve. Continue com a panela que está com o caldo no fogo e acrescente a macaxeira tritura e o leite de coco. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, até que o molho tenha incorporado toda a macaxeira. Volte com o frango para a panela e misture.

Desligue o fogo e coloque o bobó em outro recipiente. Salpique a salsinha e sirva ainda quente. Os melhores acompanhamentos para um bobó de frango são um arroz branco bem soltinho e uma incrível batata palha caseira!

Recomendadas
Pela Web