Batata suflê: como fazer

Aprenda a fazer uma receita diferente com batata: a batata suflê!

como fazer batata suflê

Batata suflê: confira o passo a passo.

Batata faz sucesso em qualquer lugar do mundo, não é mesmo? São muitas as receitas com batatas: batata gratinada, aligot, batata suíça e diversas outras.

Hoje, viemos te mostrar uma receita bem diferentona, que parece um travesseiro de batata: batata suflê. Ela é uma espécie de batata frita que, quando é frita de um certo modo, acaba ficando inflada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ingredientes da batata suflê

10 batatas grandes

2 litros de óleo

como fazer batata suflê

A batata suflê precisa ser cortada bem fininha para que ela possar inflar!

Modo de preparo

Antes de mais nada, é importante limpar muito bem as suas batatas. Para isso, o TudoGostoso te dá as dicas de como higienizar naturalmente os seus alimentos.

Quando elas já estiverem bem limpinhas, corte-as bem fininhas no sentido do comprimento, na espessura de 3 a 5 mm. Uma forma mais fácil de cortá-las é utilizar um fatiador.

Seque bem as batatas com papel-toalha, já que elas não podem conter água na hora de fritar. Afinal, água e óleo quente não se misturam e, na hora de fritar, elas podem espirrar e queimar quem estiver perto.

Em uma panela, frite as fatias de batata uma a uma em óleo morno. Não se preocupe que elas não ficarão tão inchadas já de primeira, por conta da baixa temperatura. Frite por cerca de 10 minutos. Retire-as do óleo com a ajuda de uma escumadeira e espalhe-as sobre pedaços de papel-toalha para retirar o excesso de óleo.

Enquanto elas descansam, aqueça novamente o óleo e deixe-o ficar mais quente. É isso mesmo! As batatas suflê precisam ser fritas duas vezes, bem diferente da tradicional batata frita. Uma a uma, frite-as novamente. Não deixe que elas se toquem, para não grudar. É importante que você só frite as batatas na hora que for servi-las, já que as batatas fritas tendem a murchar quando esfriam.

Seque-as delicadamente com papel-toalha. Antes de servir, tempere com sal e pimenta-do-reino do a gosto. Além disso, não esqueça de escolher um delicioso molho para acompanhar: nós já ensinamos como fazer um incrível barbecue caseiro e um saborosa mostarda doce, então, sem desculpas na hora de servir suas batatas suflê!

Mas se você pensa que elas só combinam como petisco, está muito enganada! Ela é um ótimo acompanhamento para receitas como um picadinho de carne. Bom apetite!

Recomendadas
Pela Web