Arroz de sushi: como fazer

O arroz de sushi tem um preparo diferente do nosso arroz branco do dia a dia. Venha ver como fazer o arroz de sushi!

como fazer arroz japonês

O arroz japonês, usado principalmente no preparo de sushis, é menor e mais empapado do que o arroz branco. Confira como fazer!

Existem diferentes tipos de arroz espalhados pelo mundo e muitos pratos exigem um tipo certo de arroz, como é o caso do preparo de um risoto. Isso também acontece na culinária japonesa. Se você costuma consumir os pratos desse país, você já deve ter percebido que o arroz que eles utilizam é um pouco diferente do usado no dia a dia do brasileiro. O TudoGostoso vai esclarecer todas as suas dúvidas e te ensinar o passo a passo da receita de arroz de sushi!

Ingredientes do arroz japonês

2 xícaras (chá) de arroz tipo japonês

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2 xícaras (chá) de água

90 ml de vinagre de arroz

10 ml de saquê seco

4 g de sal

50 g de açúcar

como fazer arroz de sushi

O arroz japonês requer um preparo diferente do que nós estamos acostumados. Confira!

Modo de preparo

1.O primeiro passo é preparar o molho de vinagre que você irá misturar no arroz. Em uma frigideira antiaderente e com fogo baixo, coloque o vinagre, o saquê, o sal e o açúcar só até eles dissolverem. Tome bastante cuidado para não ferver!

2. É preciso lavar o arroz japonês pelo menos 3 vezes, até a água não sair mais esbranquiçada. Depois, deixe descansando por mais ou menos 15 minutos no escorredor ou na peneira. Em seguida, coloque o arroz e a água em uma panela funda e tampada e cozinhe em fogo alto.

3.Estamos muito acostumados a temperar nosso arroz antes de cozinhá-lo com alho, cebolas, folhas de louro. Não estranhe o fato do arroz japonês ser cozido sem tempero nenhum: é assim mesmo!

4.Assim que o vapor começar a sair pela panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Em seguida, desligue e deixe a panela fechada por 15 minutos. Enquanto o seu arroz descansa, é importante cozinhar o molho para que o sal e o açúcar se dissolvam bem. Dessa forma, ele se misturará melhor e mais corretamente.

5.Em uma vasilha de plástico (o vinagre em contato com o metal pode causar alguma reação), despeje o arroz ainda quente e o molho de vinagre já frio e misture delicadamente.

Dica: na hora de preparar o seus rolls, que são enrolados por alga, o arroz precisa estar frio. Se ele ainda estiver quente, a alga pode amolecer e ficar um pouco difícil de manusear.

Com esse passo a passo, fica até fácil preparar um delicioso sushi. Não esqueça que o TudoGostoso dá as dicas de como preparar o sushi perfeito!

Recomendadas
Pela Web