Almoço simples: 21 ideias de pratos deliciosos e fáceis de cozinhar

Procurando um almoço simples para comer bem sem ter muito trabalho? Deixa com o TudoGostoso! Reunimos 21 pratos deliciosos e fáceis, além de dicas para otimizar os preparos. Confira!

Mesmo para quem está acostumado a cozinhar, às vezes bate aquela dúvida sobre o que preparar, não é? Se você também anda sem ideias, está no lugar certo, TudoGostoso reuniu ideias de almoço simples para você comer bem sem ter que fazer receitas super elaboradas e complicadas. Preparar uma comida gostosa é mais simples do que parece e nós vamos te provar. Continue a leitura e confira todas as dicas e sugestões de receitas!

Macarrão é opção de almoço simples que fica pronto rápido

Como fazer um almoço simples e gostoso?

Quando falamos de almoço simples, estamos pensando naquele prático de preparar, que não tem um nível de complexidade muito alto e nem toma muito do seu tempo. Para isso, é importante escolher receitas estratégicas, mas também investir em organização para deixar algumas coisas adiantadas. Veja como:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Adiante o que for possível

Algumas receitas pedem legumes picados, por exemplo. Se o almoço simples vai ser uma sopa, mas nesse horário você vai ficar mais corrido, que tal lavar, descascar e picar os legumes antes?  Os que escurecem podem ficar mergulhadas em água até a hora de ir para o fogo.

Já se você vai preparar um empadão, por exemplo, existem alguns passos diferentes: a massa, o recheio, a montagem e assar. E em casos como esse dá para adiantar algumas etapas, como adiantar a massa no dia anterior e deixar na geladeira. O mesmo serve para o recheio. Assim, na hora do almoço é só montar e colocar no forno. A dica é estudar a receita e identificar o que você já pode deixar pronto para simplificar o almoço.

O freezer é seu melhor amigo

Além de picar as coisas com antecedência, que tal deixar alguns alimentos congelados? Legumes como cenoura e brócolis podem ir para o freezer e depois serem cozidos ou tostados. Também é possível congelar ervas como salsinha, cebolinha e coentro. Pique tudo e guarde em potes bem vedados ou saquinhos próprios para freezer.

Outra dica legal é preparar uma quantidade grande de frango desfiado e congelar uma parte. Ele é superversátil e pode adiantar muito sua rotina na hora do almoço. O mesmo serve para o feijão: tenha sempre uma porção cozida congelada e deixe para temperar na hora. Fica fresquinho e delicioso!

Considere a potência dos seus eletrodomésticos

Se programou para fazer uma lasanha para um almoço no domingo, mas esqueceu de considerar que seu forno anda muito lento? Antes de escolher a receita, tenha em mente que o tempo de preparo varia conforme cada eletrodoméstico, podendo ser maior ou menor. Então leve isso em conta caso precise ganhar tempo.

Ideais de almoço simples do TudoGostoso

Reunimos abaixo diversas opções de almoço simples e deliciosos. Certamente um deles vai fazer muito sucesso na sua casa. Confira as ideias e se delicie!

1. Escalope ao molho madeira

Embora seja um prato elegante, ele é bem simples de fazer. O destaque fica por conta dos ingredientes que são de qualidade, como a carne e o molho madeira caseiro. Você pode usar o corte bovino que preferir, mas os mais nobres combinam melhor.

2. Ravioli com molho branco e calabresa

Massas no geral são bem rápidas e simples de fazer. Você só vai precisar cozinhar os raviolis em água quente e preparar o molho branco para acompanhar. Delicioso e fácil!

3. Abobrinha recheada fácil

Se você busca um almoço simples mas diferente, essa abobrinha recheada é uma ótima pedida. O recheio é de carne moída e ainda leva queijo para gratinar. Experimente e conte pra gente o que achou!

4. Estrogonofe de cogumelos

Opção de almoço simples e vegetariano delicioso. Esse estrogonofe leva cogumelos paris e shimeji e fica pronto em só 30 minutinhos. É cheio de sabor, você precisa experimentar!

5. Peixe grelhado com legumes

Um peixinho grelhado é saudável, delicioso e fácil de fazer. Se quiser, dá para preparar tudo em uma frigideira só e sujar pouca louça.

6. Salada de frango desfiado

Salada não é só alface e tomate, viu? Dá para preparar uma opção bem completa, como essa salada com peito de frango, cenoura, maionese, alface, pão e temperos deliciosos. Aprenda a fazer!

7. Macarrão bolonhesa

Quer uma receita prática e que vai agradar o paladar de todos em casa? O macarrão bolonhesa certamente é a melhor escolha! Usando molho de tomate pronto e massa industrializada fica pronto em poucos minutos.

8. Sopa de ervilha

A sopa de ervilha combina superbem com os dias mais frios, não acha? Prepará-la é mais fácil do que imagina. Nossa receita leva ainda bacon e costelinha defumada. Irresistível!

9. Torta de frango de liquidificador

Essa torta de frango é maravilhosa e pode ser servida como um almoço simples, sim. Basta colocar uma saladinha junto que o prato está completo. Confira a receita!

10. Arroz de forno super-rápido

Que tal preparar o almoço todo usando só uma travessa? Aqui, quem faz o trabalho é o forno, deixando mais tempo livre para você. Ainda é uma excelente forma de reaproveitar sobras de arroz

11. Escondidinho de carne seca

Prepara o recheio do escondidinho com antecedência para ganhar tempo

Um escondidinho de carne seca e mandioca é irresistível. Por ser um prato único, é um almoço simples, mas há umas dicas para acelerar o preparo. Desfie a carne e deixe o recheio pronto no dia anterior. Além disso, cozinhe muito bem a mandioca e a esprema ainda quente. Veja o passo a passo completo.

12. Macarrão de forno

Todo mundo ama receitas de forno porque são práticas e todo mundo adora macarrão porque é delicioso. E é por isso que essa é a receita perfeita para um almoço simples e cheio de sabor. Ele leva frango, creme de leite, queijo e vários outros ingredientes deliciosos.

13. Sopa de legumes com macarrão

Mais uma receita para o frio e, dessa vez, com o reforço do macarrão e carne. Aí não dá para dizer que sopa não é refeição, em? Use seus vegetais preferidos, aqui usamos mandioquinha, vagem, batata, tomate e cebola.

14. Bolo de batata com carne moída

Já comeu bolo de batata? É como se fosse um escondidinho, mas um pouco mais firme. Vale a pena provar. Faça uma carne moída bem suculenta para rechear que é sucesso na certa!

15. Sopa de cebola

O nome pode até causar estranheza, mas o sabor não deixa dúvidas: a sopa de cebola é deliciosa. E melhor: fica pronta bem rapidinho. Para dar sabor, invista em pimenta, sal, alho e um caldo de carne.

16. Macarrão com brócolis e bacon

Outra receita de macarrão, dessa vez com brócolis, bacon e linguiça. Simplesmente impossível não ficar gostoso. A massa pode ser a que você preferir: espaguete, parafuso, penne ou outra.

17. Linguiça ao forno com batatas

Já dissemos que amamos receitas de forno? Agora é a vez da linguiça toscana com batata. Pré-cozinhe as batatas por cerca de 5 minutos e depois coloque em uma forma junto com as linguiças. Tempere a batata com sal e pimenta e é só assar. Simples e fácil!

18. Arroz cremoso de panela de pressão

Esse arroz cremoso é o prato perfeito para quem quer comer algo diferente sem abrir mão da praticidade. Leva queijo, linguiça calabresa, requeijão, batata palha e outros ingredientes. Confira a lista completa no vídeo abaixo:

19. Filé de peixe assado

Com esse filé de peixe assado você terá um almoço simples, saudável e delicioso. É feito no forno e com batatas, ou seja: o acompanhamento fica pronto junto com o prato principal. Prático, né?

20. Estrogonofe de frango

Quem não ama o tradicional estrogonofe de frango? A boa notícia é que além de maravilhoso ele é bem simples de preparar. Para um toque especial, use ketchup e mostarda.

21. Quibe assado de batata

Que tal um quibe vegetariano? No lugar de carne, é usada batata. O queijo é opcional e a receita também leva cebola, manteiga, sal, pimenta, azeite, hortelã e, claro, farinha de quibe.

Veja mais:

Conheça 7 técnicas da alta gastronomia que você pode usar em casa

Receitas fáceis para iniciantes: 10 pratos básicos para quem não tem experiência na cozinha

Que tal um jantar saudável? Veja como comer melhor à noite e largar o delivery

Recomendadas
Pela Web