Aletria: o que é e como fazer

Você já ouviu falar em aletria? Não? Então, confira uma sobremesa deliciosa que é de dar água na boca!

como fazer aletria

Aletria é um doce português muito consumido no Natal. Confira a receita completa!

A aletria é um doce tradicional de Portugal, uma sobremesa muito servida na ceia de Natal. À base de leite e macarrão cabelinho de anjo, muito utilizado em receitas salgadas, essa diferente iguaria se assemelha bastante ao nosso maravilhoso arroz doce. Apesar disso, essa delícia foi adaptada e surgiram novos sabores de aletria.

Rápida e muito prática, ela é perfeita para os dias em que a gente acordou com pressa ou sem vontade de passar muito tempo na cozinha.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ingredientes da aletria

1 litro de leite

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar

1/2 lata de leite condensado

250 g de macarrão cabelo de anjo

3 gemas

canela em pó a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, adicione o leite e o açúcar e leve ao fogo até que ferva.

Quando o leite começar a borbulhar, acrescente o macarrão e deixe cozinhando até que ele esteja bem macio. Diferente dos preparos normais de macarrão, a massa da aletria não pode estar al dente.

É muito provável que o macarrão atinja o tempo certo quando o leite estiver quase seco. Assim que o macarrão pronto, adicione as gemas e misture bem. Por último, acrescente o leite condensado e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Para quem adora dar aquela incrementada na sobremesa, confira a receita de leite condensado caseiro com apenas 2 ingredientes.

Uma dica de ouro do TudoGostoso é acrescentar 1 colher de chá de extrato de baunilha na mistura. A baunilha dará um sabor especial a sua sobremesa. Como a gente sabe que pode ser um pouco complicado encontrar esse ingrediente, nós ensinamos como fazer extrato de baunilha caseiro.

Em um recipiente de vidro, despeje todo o conteúdo e leve para a geladeira por pelo menos 4 horas. Na hora de servir, salpique canela em pó.

Recomendadas
Pela Web