Acabou o gás? Aprenda a fazer receitas doces e salgadas que não vão ao fogo e são superpráticas

Cozinhe sem usar o fogão, forno ou micro-ondas! Existe uma série de receitas doces e salgadas que podem ser preparadas a partir do cozimento a frio. Veja quais são!

Sabia que dá para cozinhar a frio? Sim, há receitas doces e salgadas que podem ser feitas sem ir ao fogão, forno, microondas ou qualquer outra fonte de calor. Além de serem boas para variar o cardápio, essas receitas são uma mão na roda para quem quer poupar tempo na cozinha ou até para aqueles momentos em que o gás acaba justo na hora do almoço ou jantar.

Para lhe inspirar, selecionamos diversas receitas que não vão ao fogo, do prato principal à sobremesa e explicamos mais detalhes sobre o cozimento a frio. Continue com a gente e confira as opções!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como funciona o cozimento a frio?

Quando o assunto são as receitas salgadas, comer pratos que não vão ao fogo causa mais estranheza do que as sobremesas, certo? Muitas pessoas se perguntam se não é perigoso comer frutos do mar e até carne vermelha sem o cozimento no fogo.

Em primeiro lugar, é importante saber que qualquer alimento cru deve estar extremamente fresco e bem higienizado para ser consumido, justamente porque não vai entrar em contato com o fogo, que ajuda a matar possíveis bactérias.

Mas o que muita gente não sabe é que mesmo sem ir ao fogo, a maioria dos alimentos crus passam por uma espécie de cozimento frio. Mais especificamente, esse processo se chama desnaturação, feito a partir do contato do alimento com soluções com sal ou ácidos, como o limão e o vinagre.

Mesmo sem a interferência do fogo, os peixes, carnes e até vegetais deixam de estar cruas quando são temperados com vinagrete, marinadas ácidas ou salmoura, por exemplo. É o caso dos vegetais fermentados, como o picles, e de pratos como carpaccio e tartar.

A desnaturação em carnes é feita com o intuito de mudar sua estrutura. É como se acidez ou sal “quebrassem” a sua composição, tornando-a mais penetrável. Isso faz com que temperos e óleos consigam efetivamente adentrar à carne, dando muito sabor. e facilitando que peguem o gosto dos temperos.

Receitas salgadas que não vão ao fogo

Sopa fria espanhola

O Gazpacho é um prato típico da Espanha que consiste em uma sopa fria à base de tomate e pepino. O que aquece o sabor são os temperos marcantes, como alho e pimenta. É uma receita muito simples de fazer, já que só precisa ser batida no liquidificador e ir para a geladeira.

Ótima para os dias mais corridos, pode ser servida como entradinha ou prato principal. Torradinhas são ótimas para acompanhar, vale a pena experimentar.

Carpaccio

O Carpaccio é um prato bastante elegante, feito a partir de fatias bem finas de carne vermelha ou peixe cru. Normalmente é servido como aperitivo ou antepasto. Pode ser servido com salada, torradinhas e pizza branca, por exemplo.

A versão do TudoGostoso é de carne bovina, temperado com um molho cheio de sabor, que leva mostarda, vinagre branco, molho inglês, azeite, pimenta, sal e orégano. Veja como preparar!

Tartar

O tartar é um prato europeu considerado requintado, feito com carne batida em ponta de faca, como falam os chefs. Normalmente é usada carne crua bovina junto de diversos condimentos e uma gema de ovo também crua.

Talvez a descrição do prato não pareça tão apetitosa, mas a gente garante que é uma delícia! Para fazer é importante dar preferência para carnes magras picadas em pedaços bem pequenos, mas não moídos. Aprenda a receita do TudoGostoso!

Ceviche

O ceviche é um prato tradicional do Peru que não vai ao fogo e é feito com peixe cru marinado com limão. É uma receita simples de fazer, refrescante e que fica pronta em poucos minutos. Geralmente são usados peixes de carne branca e carne mais firme. Nossa versão usa linguado, vale a pena conferir!

Sashimi

Se você é fã de comida japonesa, provavelmente já provou sashimi, que consiste em fatias bem finas de salmão, atum ou peixe branco crus. Essencialmente a receita não leva nenhum tempero no seu modo de preparo, mas são acrescentados molho shoyu ou teriyaki na hora de comer. Aprenda a fazer em casa!

Salada de atum

Não é muito fã de peixe ou carne crua? Ainda dá para aproveitar receitas que não vão ao fogo! O atum enlatado é uma excelente opção nesse caso porque já vem cozido, é saudável e dá para usar em infinitas receitas. Uma dessas opções é a salada de atum, que leva seleta de legumes, alface americana, tomate seco, mussarela de búfala e mais.

Doces que não vão ao fogo

Sorvete de paçoca

Sorvete é uma delícia, de paçoca melhor ainda e nem precisa ir ao fogo… Maravilhoso demais! Acredite se quiser, mas essa sobremesa leva apenas três ingredientes. Dá para fazer hoje mesmo!

Mousse de maracujá fácil

Procurando uma sobremesa especial para um almoço em família? Esse mousse de maracujá é delicioso e sempre dá certo, não precisa ter medo de errar o ponto. Aprenda a fazer!

Docinho de leite em pó

Sabia que dá para fazer docinho sem ter que ir para o fogão? Essa receita leva açúcar, coco ralado, leite em pó e leite de vaca e rende uma sobremesa muito gostosa, inclusive para festas de aniversário. Se você gostar de sabores mais cítricos, dá para trocar o leite por suco de maracujá e fazer docinho de maracujá.

Bolo de tapioca

Bolo que não precisa ser assado no forno? Sim! O bolo de tapioca é feito a partir da tapioca granulada hidratada com leite de vaca quente e leite de coco. Basta colocar em uma forma para pudim e deixar gelar na geladeira. Veja o passo a passo completo e aproveite!

Tortinha de limão

Outra opção de sobremesa simples de fazer e que vai agradar a família toda. A tortinha de limão é à base de biscoito maisena e recheada com um creme de limão que leva creme de leite, leite condensado, gelatina e suco de limão. Confira!

Veja mais:

Recomendadas
Pela Web