Você conhece o pequi? Aprenda o que é e como cozinhar essa fruta típica do cerrado

Conheça tudo sobre o pequi, a fruta típica do cerrado brasileiro que causa polêmicas na internet por seu sabor e espinhos!

Você já deve ter ouvido falar no pequi, mas você sabe o que é? Conhecido por seus espinhos e pela dificuldade de ser consumido, o pequi é uma fruta típica brasileira que causa polêmica. Afinal, ou você ama, ou você odeia. Hoje vamos te contar mais sobre o pequi, além de ensinar como comê-lo e usá-lo em receitas deliciosas. Venha entender o que é e como cozinhar pequi com o TudoGostoso! E depois conta para gente: você ama ou odeia pequi?

o que é e como cozinhar pequi

O pequizeiro é uma árvore típica do cerrado

O que é o pequi?

O pequi é um fruto nativo brasileiro que provém do pequizeiro. Conhecido como ouro do cerrado, ele é típico dessa região, sendo muito encontrado e consumido no Centro-Oeste e em estados do Nordeste como Maranhão, Piauí, Bahia e Ceará, do Norte como Rondônia, Pará e Tocantins, e no norte de Minas Gerais. Porém, é apenas em Goiás que é possível encontrar todas as espécies dessa iguaria, e, por isso, o estado é conhecido como a capital do pequi. Esse fruto é típico da culinária goiana desde o começo do século 18, principalmente nas vilas que hoje são as cidades de Pirenópolis e Cidade de Goiás.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Com o nome de origem indígena, pequi significa pele com espinhos em tupi-guarani. Isso por conta dos espinhos que ficam entre a polpa e o caroço do fruto. Esses espinhos são perigosos e tornam complicado o consumo do pequi, por isso é preciso ter bastante cuidado para não machucar a gengiva e a boca.

Presente em pratos típicos brasileiros como a galinhada com pequi, seu uso não se restringe apenas à culinária! O pequi é usado na medicina e até em cosméticos por conta de seus benefícios, como a alta concentração em vitaminas A e C.

Qual o sabor do pequi?

O sabor do pequi é bem peculiar: ele é aquele tipo de comida que ou você ama, ou você odeia, não existe meio termo! O sabor pode ser descrito entre a manga e o cajá; porém, diferentemente dessas duas frutas, o pequi é apimentado. Por isso, ele dá um toque adocicado e picante aos pratos salgados.

o que é e como cozinhar pequi

Ingrediente típico da culinária goiana, o pequi é polêmico não só pelos espinhos como pelo sabor também

Como é consumido o pequi?

Existem várias formas de consumir pequi, e, dependendo do seu estado, pode ser bem mais difícil encontrar pequi fresco. De maneira geral, ele é consumido fresco, cru ou cozido; quando cozido, pode ser puro, no sal, ou temperado e servido como acompanhamento. Uma maneira muito típica de consumir pequi é acrescentá-lo no arroz. Já nos estados que não possuem pequi fresco, é comum encontrá-lo em conservas, que também podem ser acrescentadas no preparo do arroz. Outro jeito de encontrar o pequi fora do cerrado é em pastas, como patês, prontos para o consumo.

Para comer o pequi, é preciso remover a casca inteira, mas é bem fácil. Com uma faca, basta fazer um corte horizontal em toda a circunferência do pequi. Depois de remover a casca, você terá a polpa. Você pode cozinhar a polpa apenas em água e sal por alguns minutos, ou pode refogá-la com alho e os temperos de sua preferência antes de adicionar o sal.

Apesar de ser mais comum em receitas salgadas, o pequi também fica delicioso em receitas doces e sobremesas.

Como comer pequi sem se machucar?

Não tem jeito, a fama do pequi é de um fruto perigoso! Existem muitos relatos de pessoas que se machucaram comendo pequi, por conta dos espinhos que ficam entre a polpa e o caroço do fruto. No entanto, é possível comer pequi sem se machucar se fizer com cuidado e seguindo algumas dicas simples.

Uma das dicas mais simples é usar uma colher para raspar, delicadamente, a polpa do pequi. Mas com bastante cuidado para não chegar nos espinhos! Quando a parte branca aparecer, pode parar porque os espinhos estarão logo ali, mas é assim que aparecer mesmo, viu? Algumas pessoas, mais acostumadas, comem direto usando os dentes para fazer essa raspagem, sempre com calma e muito cuidado. A mais importante dica é nunca morder um pequi, você pode se machucar seriamente!

o que é e como cozinhar pequi

A casca do pequi, apesar de parecer firme, é macia e fácil de cortar

Curiosidades sobre o pequi

O pequi recebeu o apelido de ouro do cerrado pode ser um alimento muito versátil e cheio de benefícios, além de ser muito usado por quem na região. E não é só nas receitas que ele faz sucesso, não, viu? O óleo do pequi é muito utilizado em cosméticos para o corpo por ser muito hidratante, e em cosméticos capilares por ajudar a modelar cabelos cacheados naturalmente.

Outra curiosidade do pequi é que ele tem uma cidade inteirinha nomeada em sua homenagem. A cidade de Pequizeiro, no interior de Tocantins, recebe esse nome para celebrar o fruto e, todo ano, comemora a Festa do Pequi. A festa tem muita dança e barraquinhas de comidas com pequi, além do popular concurso do Arroz com Pequi!

A curiosidade triste do dia é que o pequizeiro é uma árvore que está sendo ameaçada de extinção, e se tornou símbolo de proteção do cerrado. Vamos lutar para que ela continue existindo e nos dando esse fruto tão querido.

Receitas com pequi

o que é e como cozinhar pequi

O arroz com pequi é um prato fácil de preparar e que faz o maior sucesso no cerrado

Creme de pequi

Assim como o creme de milho ou creme de espinafre, o creme de pequi é uma receita deliciosa para acompanhar alimentos mais tradicionais do dia a dia, como arroz e frango, e dar aquele up no seu almoço!

Risoto de costelinha e pequi

E que tal preparar um prato mais sofisticado e surpreender todo mundo com um sabor diferente? O risoto de costelinha e pequi é para você!

Escondidinho de mandioca com carne de sol e arroz com pequi

Para quem busca uma refeição completa, esse escondidinho de mandioca com carne de sol e arroz com pequi é a pedida certa! Delicioso e prático, não vai sobrar nem para o cachorro!

Pequi refogado com bacon

Essa receita é para você que quer dar aquele toque especial ao pequi refogado tradicional com um ingrediente que é difícil resistir: bacon.

Brownie de pequi

A gente disse que também é possível fazer receitas doces com pequi, então experimente acrescentá-lo ao brownie para ter uma sobremesa inusitada e deliciosa.

Doce de pequi

Feito com apenas 4 ingredientes (e um deles é água!), esse doce é ideal para quem gosta de sobremesas apimentadas.

Veja mais:

Culinária goiana: conheça 10 pratos típicos de Goiás

Conheça a comida típica do Pantanal e os hábitos da culinária pantaneira

Recomendadas
Pela Web