Salame de chocolate branco do Mais Você: veja receita deste doce inusitado

No programa da Ana Maria Braga foi apresentado uma receita que parece um salame, mas que é uma sobremesa de chocolate e biscoito

No Mais Você, a Ana Maria Braga recebeu o chef de cozinha Claude Troisgros e a sua filha, a confeiteira Carola Troisgros. A dupla assumiu a cozinha do Mais Você e ensinou a fazer uma receita divertida de salame de chocolate branco que surpreende com o resultado e é tão fácil de fazer quanto o cheesecake de 4 ingredientes da Ana Maria. Descubra como fazer o doce e veja a versão do TudoGostoso do preparo de salame de chocolate.

Salame de chocolate branco fatiado

O salame de chocolate branco é simples de fazer, divertido de ver e saboroso ao comer

Como é o salame de chocolate branco do programa da Ana Maria?

Ouvir “salame” e “chocolate branco” na mesma frase pode parecer estranho, mas o prato é na verdade uma sobremesa diferente que chama atenção pelo visual. Com chocolate branco de base e pedaços de biscoito no meio, a aparência dele lembra um salame de carne, mas o sabor é adoçicado como esperado dos ingredientes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Na realidade, o preparo do salame de chocolate branco é bem parecido com o da palha italiana, apenas com um formato inusitado. Por isso que esta é uma receita lúdica, bem fácil de fazer, e ótima para servir em festas, presentear pessoas ou vender para ganhar uma renda extra.

Quais os ingredientes do salame de chocolate branco?

Para fazer o salame de chocolate branco em casa, você precisa de 150g de chocolate branco picado, uma lata inteira de leite condensado, uma colher (chá) de manteiga com sal, e uma pitada tanto de canela em pó quanto de flor de sal ou de sal comum para “temperar” a sobremesa. A receita ainda pede por um pacote de biscoito de maizena ou similar.

Além disso, para finalizar o doce é interessante cobrir com leite em pó, canela em pó ou açúcar, então separe um pouco do ingrediente da sua escolha – ou então um pouco de cada para provar.

Salame de chocolate escuro com casca branca e cortado em fatias com biscoito ao lado

Se preferir, você pode usar chocolate ao leite ou chocolate meio amargo para fazer o doce

Como fazer o salame de chocolate branco?

O modo de preparo do salame de chocolate branco do Mais Você é feito em uma panela grande direto no fogão ligado. Comece derretendo a manteiga e adicionando leite condensado. Misture por cerca de 5 a 10 minutos até engrossar e ficar com textura de como ao fazer brigadeiro. Adicione o chocolate branco picado e continue mexendo bem até derreter.

Quando a mistura estiver uniforme, coloque a pitada de canela e de sal e mexa para incorporar. Depois adicione o biscoito de maizena quebrado grosseiramente em pedaços. Coloque o biscoito aos poucos até se juntar bem ao brigadeiro.

Ainda quente, use espátula ou colher para colocar a massa ao longo de um pedaço de papel filme grande. Se você tiver problemas para conseguir um tamanho bom do plástico, veja dicas para desenrolar o papel filme grudado. Cubra o doce com o resto do plástico filme e molde no formato de um salame apertando com as mãos e enrolando na mesa. Como a massa ainda está quente, faça com cuidado e bem aos poucos para não se queimar.

Bote na geladeira por pelo menos 2 horas. Na hora de servir, tire do plástico e corte rodelas na espessura que desejar. Você pode servir como está ou polvilhar por cima leite em pó, canela em pó ou açúcar.

Receita do TudoGostoso de salame de chocolate

Gostou do salame de chocolate branco do programa da Ana Maria? Então vai adorar também o salame de chocolate do TudoGostoso! Na receita do site, em vez do chocolate branco é usado chocolate em pó e açúcar para adoçar e ovo para ajudar a incorporar.

Para incrementar a crocância do doce, use castanha de caju junto com o biscoito. Dica: nozes, amêndoas e amendoim também ficam ótimos neste doce. Confira a receita de salame de chocolate completa!

Veja também:

Muffin de omelete da Ana Maria Braga: como fazer a receita prática e saborosa

A Fantástica Fábrica de Chocolate: um doce filme para assistir em família na Páscoa

5 dicas que vão deixar a sua receita de pão de mel perfeita

Recomendadas
Pela Web