Receita de brownie de feijão: sem ovos, sem leite e sem farinha

Dê uma chance ao brownie de feijão: confira essa receita sem ovos, sem leite e sem farinha!

Receita de brownie de feijão

Veja como fazer brownie de feijão: ele vai surpreender o seu paladar!

Embora tenha sua origem nos Estados Unidos, o brownie é um prato muito conhecido e amado em terras nacionais. Sua textura molhadinha e com bastante chocolate na massa ganhou o coração dos brasileiros. Assim como uma massa de bolo, a base da receita original do brownie leva ovos, leite e farinha de trigo. Digamos que você está louco pra comer uma sobremesa bem gostosa mas não tenha nenhum dos 3 na sua geladeira. E agora? Nada de brownie, já que você não tem nenhum dos ingredientes necessários para a base dele, certo? Errado! Agora, vamos imaginar outro cenário: você está de dieta ou possui algum tipo de restrição alimentar como intolerância ao glúten, à lactose ou é vegano (isso é, não come nenhum ingrediente de origem animal). Não dá pra comer brownie, não é mesmo? Errado de novo!

É possível fazer uma receita que não leva nada de ovo, leite ou farinha e, de quebra, ainda é super proteica, sendo uma ótima opção para vegetarianos, veganos e para quem está querendo ganhar massa muscular: o brownie de feijão. Essa receita é muito nutritiva e tem bastante ferro. E todos esses benefícios ficam por conta do ingrediente base dele: o feijão. O feijão já é utilizado tradicionalmente como ingrediente em doces no Japão. Antes de torcer o nariz, saiba que o feijão cozido e bem lavado fica com o sabor bem neutro. Além do mais, o protagonista desse prato faz questão de roubar toda a atenção só para ele: o cacau. Confira como fazer brownie de feijão a seguir:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ingredientes

1 e 1/2 xícara de feijão cozido, lavado e escorrido (preto ou azuki)
3 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 xícara de açúcar de coco, mascavo ou demerara
2 colheres (chá) de essência baunilha
1/2 xícara de aveia em flocos
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sobremesa) de vinagre de maçã

Modo de preparo

Preaqueça seu forno a 200 graus. Enquanto isso, leve ao processador de alimentos ou um liquidificador potente o feijão cozido (muito bem lavado e escorrido, ninguém quer brownie com gosto de feijão, né?) e processe junto com o açúcar por alguns minutos até que se
forme uma pastinha.

Depois, é só acrescentar os outros ingredientes e levar ao forno em uma forma untada com óleo vegetal e cacau em pó por de 15 a 25 minutos (depende do forno). Para saber o ponto certo é só usar o truque clássico: enfiou o palito/garfo e ele saiu sequinho, está pronto!

Dica extra: decore com chocolate 70% picado e nibs de cacau. Se preferir, cubra-o com ganache de chocolate. Lá no blog Vegana Bacana, eu ensinei como fazer a ganache saudável perfeita para acompanhar esse brownie.

Recomendadas
Pela Web