MasterChef 2022: pudim, banoffee, pastel de belém e outros doces em até 30 minutos no reality

Os competidores apostaram tempo de prova para escolher a receita preferida e os piores disputaram uma prova de técnica e paciência com bolovo mollet

A prova de confeitaria é uma das mais temidas do MasterChef por causa do nível das técnicas e do tempo limitado. A aflição ainda é maior quando os doces são tema do leilão MasterChef que reduz o tempo disponível. Quem não conseguiu acertar disputou a eliminação com uma comida de boteco desafiadora. Descubra no TudoGostoso quem se provou um verdadeiro confeiteiro e quem precisou voltar para casa.

MasterChef 2022: Jacquin revelando doces no leilão do reality

No leilão MasterChef, cada receita revelada era mais difícil do que a anterior

Leilão de sobremesas valendo tempo de prova

Apesar do controverso filé com molho de chocolate do terceiro episódio do MasterChef 2022, não é todo dia que o programa desafia os chefs amadores a prepararem doces. Mas como todo chef precisa ter conhecimento em confeitaria, em algum momento este desafio dá as caras. Na nona temporada, a prova de confeitaria ganhou mais um obstáculo: o leilão MasterChef.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Na tradicional dinâmica, a moeda de troca é o tempo de prova que começa em 90 minutos e reduz sempre que um participante mostra interesse na receita. Para fazer um preparo conhecido, alguns apostaram alto. No final a maioria dos competidores precisou fazer o doce em meia hora. O menor tempo foi de Larissa, que precisou fazer um pain perdu, a versão francesa da rabanada, em 20 minutos. O maior foi do Bruno que teve 60 minutos para fazer um quindim.

A prova foi cheia de emoção no tempo limitado de cada desafio, mas todos conseguiram entregar. O churros da Paraskevi, o merengue de morango do Fernando, a torta de banana banoffee do Daniel e o pudim de leite da Edleide foram os mais elogiados e eleitos os melhores da dinâmica. A vencedora da prova foi Edleide que replicou o doce que faz em casa para suas três filhas em 25 minutos e serviu um pudim saboroso com gosto de prato de família, mas técnica digna das melhores receitas do reality.

 

Do outro lado da balança, Renato errou nas medidas do brownie de chocolate, Bruno arriscou com um sorvete de quindim que não lembrou o doce original e Rafael, que ficou com a receita que sobrou, esqueceu as especiarias do seu pão de mel. Os três foram os piores e escolhidos para ir para a eliminação com desvantagem.

O crème brûlée do Mário, o crepe suzette da Lays, o bem-casado do Adílio, a torta de frutas amarelas da Melina, o pastel de Belém do Jason e o pain perdu da Larissa foram medianos, com acertos e erros no preparo. Mário e Adílio foram salvos pela Edleide e o restante também competiu na prova de eliminação.

Prova de eliminação com um prato típico de botecos

Pode não parecer, mas a comida de boteco também pode ser desafiadora. O bolovo mollet, um clássico dos bares, junta dois preparos delicados que exigem técnica e paciência. Primeiro é necessário fazer um ovo mollet, um ovo cozido por fora, mas com gema mole e brilhante que escorre quando corta. O passo seguinte é tirar a casca com cuidado, cobrir de carne, empanar e fritar em um bolovo.

Os participantes tiveram 45 minutos e ovos a mais para testar o tempo de cozimento. Penalizados, Renato, Bruno e Rafael tiveram três ovos a menos para usar. Mesmo com várias tentativas, muitos participantes se desesperaram com os obstáculos da dinâmica.

MasterChef 2022: Melina e Larissa nas bancadas do programa

Episódio do MasterChef foi marcado por tensão e tempo curto nas duas provas

Melina não sabia que a carne era usada crua e refogou antes de fazer o ovo. Ela precisou da ajuda de Lays, que cedeu carne crua para a colega e adversária. Renato, na correria, cortou um dedo e precisou se virar com uma mão enquanto a outra ganhava um curativo. Lays penou com papel filme grudado que nem os colegas do mezanino conseguiram ajudar e improvisou com um saco plástico.

Na hora da avaliação, todos acertaram no ponto da gema, para alívio da maioria. Lays e Melina foram além e acertaram também na espessura e no tempero da carne, sendo os destaques da prova. Das duas, Melina foi a vencedora, para a surpresa da própria baiana que não estava confiante com a sua receita.

Por outro lado, os piores foram Bruno e Larissa. Bruno acertou no ovo, mas colocou carne demais, errando na proporção e no cozimento da carne. Larissa teve falhas mais técnicas. Aflita para entregar a prova, ela usou o último ovo cozido que tinha rachado e, por isso, a gema saiu na panela e não estava no prato. Como não cumpriu o desafio, ela foi eliminada.

Prova externa de festa junina no próximo episódio

O MasterChef 2022 terá uma prova externa temática de festa junina. Os 12 participantes restantes vão se dividir em duas equipes para preparar um banquete de São João, um time com receitas com milho e outro com pratos de mandioca. A prova de eliminação trará um novo desafio: reproduzir uma receita com técnicas contemporâneas com uma espuma de mortadela com limão siciliano.

Veja também:

MasterChef 2022: descubra as receitas deliciosas de farofa e bolo de rolo deste episódio bem brasileiro

Sobremesas de restaurante feitas em casa: com esses itens de confeitaria você é o chef

Como fazer banoffee, doce desejado por Jade Picon no BBB 22

Recomendadas
Pela Web