Festa junina diet: veja como fazer os deliciosos doces típicos da época sem açúcar

Ama os doces de Festa Junina mas não pode comer açúcar? Sem problemas! Reunimos uma seleção de sobremesas típicas na versão diet para você comer sem abrir mão da saúde! Confira as opções!

Todo mundo ama a Festa Junina! Clima ameno, músicas tradicionais, oportunidade de se reunir com amigos e familiares e, claro, comer todos os quitutes típicos da época. Para quem tem restrições alimentares, como os diabéticos, a data pode ser uma verdadeira tentação por não poder comer açúcar.

Mas calma! Nem tudo está perdido, dá para aproveitar os doces tradicionais de Festa Junina na versão diet. Assim você continua cuidando da saúde enquanto se diverte e se delicia com todos os pratos. Aprenda fazer com as receitas do TudoGostoso!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dá para aproveitar Festa Junina com doces diets

Como fazer doces diet de Festa Junina?

Além das receitas maravilhosas que mostraremos abaixo, é importante que você saiba que é possível fazer algumas adaptações de receitas para continuar aproveitando os doces de família ou seus pratos favoritos sem usar açúcar.

Uma das dicas é priorizar o açúcar natural dos alimentos, principalmente das frutas, a frutose. Por isso, incluir pedaços de frutas como uva passas, tâmaras, maçãs e peras na sua receita, assim como geleias, é uma boa forma de trazer mais doçura de uma maneira natural e mais saudável.

Não dá para deixar de mencionar os itens industrializados que são diet, com leite condensado diet, margarina diet e até mesmo o adoçante. Usar esses itens para compor sua receita pode ser uma alternativa para evitar o açúcar refinado.

Sobre o adoçante, vale a pena dar preferência para os naturais e é importante conferir se eles podem ir ao fogo, caso sua sobremesa precise ser cozida de alguma maneira. O xilitol é uma boa opção porque pode ir ao fogo, tem gosto e aparência parecidos com o açúcar comum, e ainda é cerca de 40% menos calórico.

Receitas de Festa Junina: como fazer doces diet

Curau de milho diet é opção de comida típica para quem tem restrição alimentar 

Agora que você já aprendeu algumas maneiras de adaptar as receitas para que tenham menos açúcar, confira as receitas dos doces típicos de festa junina na versão diet:

Paçoquinha diet

Sabia que dá para fazer paçoca em casa e, melhor ainda, sem usar açúcar? Se você é fã de receitas caseiras, vale a pena experimentar essa opção ao invés de comprar pronta no supermercado. Confira a lista de ingredientes!

Pudim de maria-mole

Maria-mole é aquela sobremesa que faz a alegria da criançada, mas também a dos adultos. É bem bonita de se ter na mesa e combina bastante com a Festa Junina. Para dar um ar ainda mais diferente, essa é uma maria-mole versão bolo, muito gostosa, leve e, claro, diet. Vale a pena conferir!

Curau diet

Curau é uma delícia e poder comer sem se preocupar com o açúcar é melhor ainda, não acha? Além disso, dá para fazer com o milho enlatado, tornando o preparo mais simples e prático. Faça na sua casa, que não vai se arrepender!

Quindim diet

Quindim diet?! Se você já provou esse doce, sabe que ele é bem marcante na doçura, mas surpreendentemente, dá para fazer na versão diet e ainda assim adoçar sua Festa Junina. Aqui, no lugar do açúcar é usada a frutose, normalmente vendida em lojas de produtos naturais.

Arroz doce diet

Que tal um arroz doce delicioso e livre de açúcar? Se você ainda não preparou, saiba que essa é uma receita bem simples de fazer e que fica pronta em poucos minutos. Para dar um toque a mais de sabor, coloque canela em pau e em pó, além de casca de laranja para decorar.

Queijadinha diet

Queijadinha já é deliciosa, mas com queijo coalho ganha outro sabor. Para quem não pode comer açúcar, a dica é apostar no adoçante em pó tipo forno e fogão. Você também vai precisar de coco ralado, farinha de trigo, fermento, manteiga, ovos e leite em pó desnatado. Aprenda a fazer!

Bolo de fubá diet

O bolo de fubá é um clássico das tardes junto de um cafezinho, mas também vai muito bem na Festa Junina. Essa receita fica molhadinha por dentro e leva ainda coco ralado e leite de coco. Prove e conte pra gente o que achou!

Bolo cremoso de milho diet

Imagina uma fatia de bolo de milho cremoso bem quentinho e fresquinho na sua frente agora! Muito bom, né? Dá para matar a vontade e provar essa delícia sem ter que consumir açúcar. É o melhor dos dois mundos em uma única receita!

Bolo de cenoura diet

O bolo de cenoura é uma delícia e pode estar na sua mesa de doces de festa junina. Se quiser acrescentar a famosa calda de chocolate, a dica é fazer um ganache com creme de leite e chocolate diet.

Cuca de banana diet

Você é fã de doces com banana? Então vai amar essa receita! Embora a cuca de banana seja marcada por uma farofinha doce, feita com açúcar, dá para substituir pelo adoçante culinário. Confira a receita completa e faça em casa!

Veja mais:

Receitas de sobremesas diet: aprenda a fazer doces sem açúcar

Almoço saudável: 6 trocas inteligentes para ter uma alimentação melhor

Detox não é só suco: saiba o que comer para fazer uma dieta detox e eliminar toxinas e inchaço

Recomendadas
Pela Web