Doce de leite caseiro: aprenda 5 maneiras de preparar essa receita

A partir de leite misturado com açúcar ou do leite condensado pronto, dá pra fazer várias versões de doce de leite caseiro. Confira nossa seleção

Qualquer doce é bom, mas se o preparo for simples, melhor ainda, porque dá para fazer assim que a vontade bater! A base do doce de leite caseiro nada mais é do que leite e açúcar. Mas o tipo de leite pode variar, sendo  integral, em pó ou leite condensado já pronto. O cozimento e a apresentação também podem ser diferentes. Tem receita que vai ao fogo, outras no micro-ondas e até no forno. Já o doce de leite pode ser pastoso e também mais duro, conhecido como “de corte” ou “tijolinho”.

Colher de pau com doce de leite em uma tigelinha branca. O doce de leite caseiro é o mais saboroso

O doce de leite caseiro pode ser pastoso ou mais duro para ser cortado em pedaços

Doce de leite caseiro: depois de pronto, incremente-o com frutas, nozes ou creme de leite

O doce de leite caseiro puro, para comer de colher, já faz a felicidade de muita gente. Mas se der para dar uma turbinada, por que não? Podem ser frutas, como morangos e coco, ou pedacinhos de nozes e até misturado com creme de leite (o que acaba dando uma suavizada no sabor muito doce, para quem não é fã). O preparo também vai de acordo com o gosto do freguês: pode ser no micro-ondas, só aquecendo a lata de leite condensado, na panela em fogo baixo, na panela de pressão ou batido como massa de bolo, na mão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Veja diferentes maneiras de preparo caseiro do doce de leite:

Na panela com fogo baixo

Misture os ingredientes e, quando o doce de leite estiver desgrudando do fundo, é só mexer por mais 5 minutos. Depois de frio, corte em cubinhos.

Na panela de pressão

Essa é a forma mais conhecida: a latinha de leite condensado é “cozida” na panela de pressão e dá vida ao doce de leite.

No micro-ondas

Pegue o leite condensado já pronto, misture com queijo minas e leve ao micro-ondas. Esfrie o doce de leite na geladeira.

No forno

Nesta receita, os ingredientes do doce de leite são colocados em um refratário, cobertos com papel alumínio e levados ao forno.

Sem ir ao fogo

Aqui, só a água será fervida, o resto dos ingredientes para o preparo do doce de leite será misturado sem a necessidade de ir ao fogo.

Confira outras receitas que levam o doce de leite como recheio:

Rabanada recheada com doce de leite

Sonho com doce de leite

Rocambole de doce de leite

Cheesecake de doce de leite

Rolinhos de banana com doce de leite

Recomendadas
Pela Web