Como salvar a mousse que ficou mole? Aprenda a endurecer a sobremesa com o TudoGostoso

Boa notícia para quem não leva muito jeito com sobremesa: dá para salvar mousse que ficou mole demais usando um truque bem simples!

Receita originalmente francesa, a mousse já ganhou muitas versões e sabores diferentes, todos deliciosos! Se você já tentou fazer em casa e teve dificuldades de dar o ponto certo para a sobremesa, saiba que dá para salvar uma mousse que ficou mole demais. Nada de servir o doce derretido para os convidados, viu!?

Com sabor docinho na medida, essa é uma sobremesa elegante para todos os momentos, mas para ser perfeita, precisa ter a consistência certa: aerada, firme e aveludada. Por isso, chega de sofrer com mousse mole, TudoGostoso te ensina como recuperar a receita de um jeito bem prático!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Mousse de chocolate

Aprenda a salvar mousse que ficou mole demais com esse truque simples

Como salvar uma mousse que ficou mole?

Já aconteceu de você seguir uma receita de mousse, deixar na geladeira pelo tempo indicado e ela não firmar por nada? E o que fazer? Servir mole? Colocar no freezer? Jogar fora? Calma, há solução!

A dica para salvar uma mousse que ficou mole é usar gelatina incolor. Mesmo que ela já tenha ido para a travessa, ainda dá para alterar a receita inicial e salvar a sobremesa da família. Apenas tenha cuidado caso sua mousse tenha levado alguma cobertura ou calda. Nesse caso vale a pena tentar separar.

Pegue apenas o creme e despeje no liquidificador. Não se desespere, parece que vai dar errado, mas não vai! Então, hidrate um pacote de gelatina incolor com cinco colheres de água e leve ao micro-ondas por alguns segundos, cerca de 15.

Adicione a gelatina hidratada e quente no liquidificador junto com a mousse e bata por um minuto. Depois, volte a mistura para a travessa e deixe gelar até endurecer. Pronto, mousse salva e durinha!

Dicas para a mousse dar certo

Mousse de chocolate precisa ter a viscosidade certa

Da próxima vez que for fazer mousse em casa, vale a pena ficar atento a algumas informações para não errar o ponto novamente. Confira:

Mousse de chocolate

Diferentemente das mousses de frutas, a mousse de chocolate pode ter seu ponto alterado conforme a qualidade do próprio chocolate utilizado, então é preciso prestar atenção em alguns detalhes.

O chocolate deve ter a viscosidade na medida certa, que por sua vez é determinada pela quantidade de manteiga de cacau na composição. Um chocolate com pouco manteiga de cacau tende a render uma mousse mais ralo e mole. Se tiver muita manteiga de cacau, a mousse pode ficar gordurosa. Então o equilíbrio é o que você precisa. Use um chocolate de qualidade para ter uma mousse perfeita.

Mousses cítricos

Para ter a consistência aerada e macia que conhecemos, a mousse precisa de um espessante, que pode variar conforme a receita. Pode-se usar gelatina, como citamos acima, mas também dá para usar claras em neve, gemas e os lácteos no geral, como creme de leite e leite condensado.

Quando a mousse escolhida tiver um sabor cítrico e levar suco de limão ou maracujá, por exemplo, a melhor opção para endurecê-la são os lácteos. É que o leite e seus derivados contém proteínas que, em contato com elementos ácidos, se coagulam com facilidade, ganhando a consistência firme que desejamos na mousse.

Mousses deliciosas do TudoGostoso

Gostou de aprender a salvar uma mousse que ficou mole? Agora se inspire com essas receitas deliciosas e coloque a mão na massa. Sua família vai amar!

Mousse de maracujá fácil

Receita perfeita para quem ama uma sobremesa refrescante! E o mais surpreendente é: dá para fazer em 15 minutinhos, depois é só deixar gelar. Ótima para aqueles almoços mais corridos, né?

Mousse de limão rápido

Ama um doce mais azedinho? Então a mousse de limão vai ganhar seu coração. Além de deliciosa, leva pouquíssimos ingredientes. Para dar um charme a mais, pode colocar bis de limão também. Fica incrível!

Veja receita deliciosa de mousse de limão

Mousse de chocolate

Receita clássica, elegante e simples de fazer. Você vai precisar de chocolate meio amargo, ovos, açúcar e creme de leite. Veja o passo a passo!

Mousse de chocolate vegana

Quem não consome produtos de origem animal pode (e deve) se deliciar com essa mousse de chocolate vegana. Aqui, o truque é usar abacate para dar uma consistência mais firme sem usar lácteos.

Mousse de morango

A mousse de morango é uma delícia e ainda fica muito bonito quando enfeitado com as frutas, perfeito para compor a mesa do almoço em família. Veja a lista de ingredientes.

Mousse de leite em pó

Se você ama leite em pó, precisa provar essa mousse. Pode ser servida sozinha ou colocada como recheio de tortas. Fica muito gostoso!

Mousse de coco

A mousse de coco tem um sabor leve e delicioso. Dá para preparar com coco ralado de saquinho para facilitar e, para dar uma bossa a mais, ensinamos a fazer uma flor de coco para enfeitar. Veja como fazer!

Veja mais:

Pavê de paçoca do Twitter: receita queridinha da web é fácil de fazer e traz truque na finalização

Sorvete com geleia da Ana Maria Braga: como fazer receita cremosa com 4 ingredientes

O que fazer quando o chocolate fica esbranquiçado? Descubra como salvar seu doce!

Recomendadas
Pela Web