Como fazer cuscuz de tapioca: simples, cremoso e com 4 ingredientes

As comidinhas típicas fazem sucesso nas festas juninas. Que tal aprender a fazer o cuscuz de tapioca? A receita é fácil, barata e pode te surpreender.

As festas juninas são comemoradas nos meses de junho e julho no Brasil e não faltam receitas típicas e deliciosas para fazer nessa época. Se você deseja aprender, por exemplo, como fazer cuscuz de tapioca, o TudoGostoso pode te ajudar.  Separamos aqui informações sobre os benefícios do alimento e truques para fazer o cuscuz de três formas diferentes: em uma versão simples, cremosa e com 4 ingredientes. Confira!

Como fazer cuscuz de tapioca: doce de cuscuz de tapioca em cima da mesma com uma colher

Confira como fazer cuscuz de tapioca com 4 ingredientes

Quais são os benefícios da tapioca?

A tapioca é um alimento nutritivo, que melhora a digestão, pois é fácil de digerir, aumenta a energia e contribui para ossos mais fortes, devido à presença de cálcio e ferro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quais são os benefícios do cuscuz?

Já o cuscuz é um alimento que melhora o sistema imunológico, graças aos seus nutrientes, como os bioativos e os antioxidantes.

Como fazer cuscuz de tapioca

Agora que você já sabe os principais benefícios da tapioca e do cuscuz, confira como fazer cuscuz de tapioca. 

Simples

O cuscuz de tapioca simples pode ficar perfeito. Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes: coco natural, 1 lata de leite condensado, 1 litro de leite integral e 250 g de tapioca.

Na hora que você for preparar a receita, comece fervendo o leite e assim que ele estiver quentinho adicione 1 lata de leite condensado. Em seguida, pegue uma travessa ou forma de tamanho médio. Coloque a tapioca e coco na travessa. Assim que a mistura estiver fervendo, adicione uma parte por cima da travessa. Mexa bem. Acrescente um pouco mais do leite e mexa mais. Repita isso até o leite acabar. Dica: quando for adicionar o leite, aguarde 4-5 minutos e só depois desse tempo repita a operação. Por fim, deixe a tapioca descansar. Ela precisa absorver todo o leite. Pronto! Seu cuscuz de tapioca pode ser degustado.

Como fazer cuscuz de tapioca: cuscuz de tapioca em uma mesa com um café

Veja como fazer cuscuz de tapioca simples

Cremoso

Nada como um doce cremoso, não é mesmo? Confira essa receita de cuscuz de tapioca cremoso. Para começar, confira se você tem em casa os seguintes ingredientes: 5 colheres de açúcar, 1 leite de coco, 1 lata de leite condensado, 2 litros de leite, 1 coco fresco ralado e 1 pacote de tapioca para cuscuz.

Adicione a tapioca em uma tigela. Pegue uma panela média e coloque o leite de coco, 1/2 lata de leite condensado, açúcar, leite e um pouco de coco ralado. A mistura não precisa ferver, apenas esquentar. Quando estiver bem quente, despeja a porção em cima da tigela. Mexa aos poucos. Cubra com papel alumínio e deixe durante 30 minutos fechado. Por fim, adicione o coco ralado e, se desejar, o restante do leite condensado. Em seguida, coloque a tigela na geladeira e deixe ficar bem geladinho. Pronto! O seu cuscuz de tapioca já pode ser servido.

Como fazer cuscuz de tapioca: cuscuz de tapioca com leite condensado por cima

Quer saber como deixar o cuscuz de tapioca cremoso? Descubra o segredo!

Com 4 ingredientes

É possível economizar tempo fazendo essa receita de cuscuz de tapioca com 4 ingredientes! Não sabe como? Primeiro, separe os seguintes itens: 1 vidro de leite de coco (200ml), 1,5 l de leite (em temperatura ambiente), 500g de tapioca granulada e 2 xícaras (chá) de açúcar. Por fim, se desejar, separe também 1 latinha de leite condensado e coco ralado fresco (opcional).

O preparo começa no refratário. Pegue o objeto e coloque a tapioca com açúcar. Misture bem. Adicione o leite de coco e o leite. Misture novamente e, em seguida, deixe a porção separada (sem mexer) por uns 5 minutos. Após esse tempo, misture tudo e repita o processo até sentir a mistura mais grossa. Coloque por cima filme plástico. Leve, então, à geladeira. Deixe a porção por umas 5 horas gelando. Pronto! A receita já pode ser saboreada. Se desejar, você pode acrescentar o leite condensado por cima e jogar um pouquinho de coco ralado.

Como fazer cuscuz de tapioca: cuscuz de tapioca em um prato marrom em cima da mesa

Não tem tempo para fazer o cuscuz de tapioca? Confira essa receita que leva 4 ingredientes

Veja mais: 

Cuscuz sem cuscuzeira: truques para fazer cuscuz na panela de pressão, no micro-ondas e mais

Diferenças entre cuscuz paulista, marroquino e nordestino

Comidas de festa junina: 35 pratos típicos e deliciosos do TudoGostoso

Recomendadas
Pela Web