Cheesecake, saiba a história de um dos doces mais queridos no Brasil

Conheça um pouco mais sobre essa delícia tão amada pelos brasileiros: a cheesecake!

Cheesecakes são deliciosos e cheios de histórias para contar. Vem ver um pouco de como tudo começou!

Cheesecakes são deliciosos e cheios de histórias para contar. Vem ver um pouco de como tudo começou! Foto de ponce_photography

Você sabia que o floresta negra é um bolo de origem alemã? E que as famosas bomba ou carolina de padaria são sobremesas originárias de receitas francesas? Do cheesecake não preciso nem falar. Esse ficou tão querido no país, que tem até versão com leite condensado e geleias de frutas tropicais. Nas próximas três semanas, trago pra vocês um pouquinho da história dessas amadas sobremesas de origem estrangeira, que se popularizaram no por aqui, ganhando novas versões e muito amor do povo brasileiro. Para começar, vamos de cheesecake.

Cheesecake, o “bolo de queijo” que fez moda no Brasil

Literalmente, cheesecake quer dizer “bolo de queijo”, ainda que a atual versão da sobremesa lembre mais uma torta do que um bolo propriamente dito. Como toda boa história sobre a origem de um prato, essa não fica atrás e possui várias versões. Uma delas é de que o doce surgiu na Grécia Antiga e era utilizada inclusive nas Olimpíadas na alimentação dos atletas antes das provas. Imagina só a a energia!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Vai um cheesecake aí?

Vai um pedacinho de cheesecake aí?

A cheesecake mais parecida com a que conhecemos atualmente veio das confeitarias norte-americanos, comandados por descendentes de judeus. A versão moderna da receita surgiu por volta de 1880, quando a Empire Cheese Company lançou o primeiro cream cheese industrializado (em 1909, foi comprada pela Kraft Foods Group, dona da marca Philadelphia). O cream cheese é uma mistura de gordura de leite, leite e lactobacilos, que trazem o sabor ácido ao creme de queijo. Em 1928, um dos primeiros lugares a utilizar o ingrediente na receita de cheesecake foi o Reuben’s Restaurant, em Nova York. A experiência foi tão bem sucedida que a ideia foi “roubada” pelo concorrente Lindy’s roubou, onde a torta recebeu uma camada de bolacha triturada, para facilitar o corte das fatias.

Cheesecake com ricota ou cottage

Algumas cheesecakes levam queijo cottage ou ricota ao invés do cream cheese, deixando a sobremesa um pouco mais light e com sabor mais suave. Hoje também se usa substituir a geleia de frutas por doce de leite, cobertura de chocolate ou até servi-la pelada, sem cobertura alguma. Após a Segunda Guerra, surgiu até uma cheesecake que não vai ao forno, com base de biscoito moído e manteiga derretida, que firma na geladeira em algumas horas.

Em comum, a cheesecake mais tradicional leva uma fina base de bolacha triturada, por cima uma generosa camada de creme à base de cream cheese, ovos, açúcar (com um toque de laranja ou limão para corrigir a acidez) e geleia da fruta de sua preferência no topo. A medida perfeita entre doce e ácido, crocante e cremoso. Um doce leve e que agrada os mais diferentes paladares. E você, já experimentou fazer essa delícia em casa? É fácil! E no site do TudoGostoso você encontra inúmeras receitas de cheesecake. Você não vai se arrepender!

Recomendadas
Pela Web