Baunilha: as diversas formas desse ingrediente especial

Quer aprender mais sobre a baunilha? Venha conferir de onde surge e como esse ingrediente especial pode ser utilizado na cozinha!

Aprenda as diferentes formas de consumir baunilha

Baunilha: as diversas formas desse ingrediente especial!

Certamente, você já viu, já comeu e já ouviu falar da baunilha. Mas você sabe o que é e de onde vem esse ingrediente tão utilizado em bolos, sorvetes, balas e tantas outras preparações?

Uma planta linda e muito versátil

Sabia que a baunilha é extraída de uma orquídea? Isso mesmo! A parte utilizada para dar sabor aos alimentos é o grão da vagem da planta, que não tem muito sabor. Por isso, é necessário secá-lo ao sol ou numa estufa para que haja um processo de fermentação natural. Os grãos se tornam pretos e ficam com um aroma concentrado. Os países que mais produzem baunilha são Madagascar, Indonésia, China e México. Essa especiaria é considerada a segunda mais cara do mundo, perdendo apenas para o açafrão!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Fava, essência ou extrato?

Geralmente, a fava é vendida por unidade. Para utilizá-la, é necessário cortá-la ao meio e raspar as sementes. Depois disso, podemos colocar a fava numa imersão de álcool, o que produzirá o extrato de baunilha. A essência de baunilha, muito utilizada na culinária do dia a dia, é produzida artificialmente e conta com ingredientes como aromatizantes e corantes para que o resultado seja parecido com o aroma e sabor da baunilha natural.

Utilizando a baunilha de formas deliciosas

Por ser um ingrediente delicioso e de sabor suave, a baunilha cai bem diversas preparações. Procurando uma receita prática de bolo para o café da tarde? Essa receita de bolo de baunilha é prática e muito gostosa! Já esse pavê vai fazer sucesso com a família no almoço de domingo! Chocolate e baunilha: uma combinação perfeita!

Recomendadas
Pela Web