5 frutas ricas em vitamina C

A vitamina C é um nutriente essencial para bom o funcionamento do nosso organismo. Saiba quais são os 5 alimentos mais ricos em vitamina C.

A graviola é uma boa fonte de vitamina C.

A vitamina C é muito importante para a saúde

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, entre outras coisas, ajuda:

.A melhorar a imunidade;

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

.A produzir e nutrir colágeno (proteína que dá estrutura, elasticidade e firmeza à pele);

.No crescimento das células dos dentes, gengiva, ossos, ligamentos e vasos sanguíneos;

.Na absorção eficiente do ferro;

.Ajuda na diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio que é produzido quando estamos estressados.

 

Por esses e outros motivos, o consumo de vitamina C é fundamental para a manutenção da nossa saúde. Ela pode ser consumida através de suplementos, mas, principalmente, devemos ingeri-la através dos alimentos que são ricos no nutriente. Nós já falamos sobre a laranja, fruta que tem bons níveis de vitamina C. Agora, vamos te mostrar outros 5 alimentos que são boas fontes de ácido ascórbico.

Camu camu

O primeiro alimento dessa lista é pouco conhecido e tem um nome interessante: camu camu. É uma fruta com cerca de 10 g e que tem 20 vezes mais vitamina C que a acerola. Ela é bem azeda e cresce nas várzeas dos rios, principalmente na região amazônica. Por não ser uma fruta muito popular no país, é mais fácil encontrá-la na forma de cápsulas em lojas de produtos naturais do que nas feiras livres ou supermercados.

Uma fruta um pouco desconhecida pelos brasileiros, o camu camu é uma boa fonte de vitamina C.

 

Acerola

Essa frutinha que rende um suco delicioso tem cerca de 1000 mg de vitamina C por 100 g. Ela é originária da América do Sul, Central e das Antilhas. Existem muitas espécies de acerola, e as caboclas e rubra são as mais produzidas no Brasil. Ela ajuda na prevenção do envelhecimento precoce das nossas células e ajuda na redução do açúcar no sangue. Se você quer saber mais, veja os benefícios da acerola para a nossa saúde.

Graviola

Originária da América Central, a graviola é uma fruta boa para quem tem prisão de ventre e diabetes. Seu sabor é um pouco doce e também ácido, e sua polpa é muito utilizada no preparo de sucos e sobremesas. Ela tem cerca de 70 calorias por 100 g e é rica em carboidratos e fibras alimentares e, por isso, ajuda no funcionamento do intestino. Se você é fã dessa fruta, vai adorar a receita de sorvete de graviola!

Caju

O caju, uma fruta típica do Brasil, é muito consumido na forma de suco e oferece vários benefícios para a nossa saúde. Uma boa fonte de vitamina C, ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Ele pode ser usado em receitas salgadas, podemos aproveitar a sua castanha e também fazer sobremesas, como mousse de caju. Do caju, nós também aproveitamos a castanha, que rende deliciosas receitas, como bolo de aveia com castanha de caju.

Mexerica (ou tangerina)

Rica em fibra, a mexerica também é uma fruta rica em vitamina C. No Brasil, a época de tangerinas é de março a agostos. Falando nisso, nós já te mostramos quais são os legumes, as verduras e as frutas do inverno aqui no TudoGostoso! Tudo no tangerina pode ser utilizado: a polpa pode ser consumida in natura ou em forma de suco, as folhas podem render um chá (que ajuda a acalmar) e a casca pode ser utilizada no preparo e doces e geleias.

Recomendadas
Pela Web