5 dicas que vão deixar a sua receita de pão de mel perfeita

Que tal experimentar uma receita de pão de mel caseiro? Além de ser delicioso, serve para presentear os amigos e até para fazer uma renda extra. Veja as dicas para não errar e ter um doce incrível!

Já tentou preparar receita de pão de mel em casa? O bolinho à base de mel, especiarias e com cobertura de chocolate é muito popular em festas de casamento e aniversário, além de combinarem superbem com a hora do café. Delícia, né? A boa notícia é que não precisa esperar um desses eventos chegar para se deliciar com um pão de mel, você mesmo pode fazer de um jeito bem simples!

Quer colocar as mãos na massa? O TudoGostoso te mostra todas as dicas para a receita de pão de mel ficar perfeita. Você pode fazer para presentear os familiares ou até mesmo para fazer renda extra. Temos certeza que todos vão amar! Continue a leitura e aproveite!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Receita de pão de mel leva especiarias e chocolate

1. Use especiarias

O bolo utilizado para fazer o pão de mel é marcado pelas especiarias em pó, principalmente cravo e canela. Esses condimentos deixam a massa com um gosto muito especial e aromático, por isso não é boa ideia economizar nesses ingredientes ou deixá-los de lado.

Quando você estiver assando a massa, vai perceber que um cheiro delicioso se espalhará pela casa. É a combinação dos condimentos com o chocolate em pó e o mel, também presentes na receita. Veja todos os ingredientes da receita de pão de mel e o passo a passo no vídeo:

2. Dê preferência para forminhas individuais

Quando for colocar a massa do pão de mel para assar, a dica é dar preferência para forminhas pequenas individuais. Quando o bolo é assado em uma forma única e depois recortado com ajuda de um cortador, o acabamento não fica tão bom porque ele esfarela mais.

Além disso, usar formas individuais também evita desperdícios, já que não haverá rebarbas de bolo sobrando no recipiente depois de destacar os círculos de massa. Caso prefira, também dá para preparar o pão de mel quadrado usando uma forma com divisórias.

3. Não esqueça de untar a forma

Antes de despejar a receita de pão de mel nas forminhas, não se esqueça de untá-las para não grudar. Para isso, passe uma camada de manteiga no interior do recipiente com a ajuda de um pincel, folha de papel toalha ou as mãos e depois salpique farinha de trigo por cima. Esse passo também deixará a forma mais fácil de lavar.

Um lembrete importante: não se esqueça de pré-aquecer o forno, isso vai te ajudar a conseguir um bolo aerado e fofinho. Usar o forno ainda frio pode atrapalhar a massa a crescer ou até deixar o bolo solado. Quando ficar pronto, desmolde ainda quente e deixe a massa esfriar em cima de uma grade para o pão de mel não grudar.

4. Capriche no recheio

Pão de mel sem recheio também é opção deliciosa

Sua receita de pão de mel vai ser recheada? Então capriche! O recheio mais utilizado é o doce de leite, que você até pode preparar em casa. É bem prático! Apenas garanta uma consistência mais firme para que ele não escorra pelas bordas depois. Tenha atenção para não deixar nenhum espaço sem doce de leite, principalmente as laterais. Isso vai garantir um banho de chocolate uniforme e bonito.

Além do doce de leite, você pode usar a criatividade para escolher outros sabores de recheio, como ganache e brigadeiro, por exemplo. E é claro que, se preferir, seu pão de mel não precisa ser recheado. Apenas o bolo macio e úmido por dentro, envolto por uma casquinha de chocolate é o suficiente para se deliciar.

5. Cubra com chocolate temperado

Depois da massa assada, fria e recheada é hora de cobrir com chocolate. Existem dois tipos mais comuns: o chocolate nobre e o chocolate fracionado. O primeiro tem qualidade superior, mas costuma ser mais caro e exige a temperagem do chocolate — uma técnica de resfriamento para garantir que o chocolate não derreta.

Já o chocolate fracionado é mais prático para cozinheiros inexperientes porque já vem pronto para usar e não demanda a temperagem. Escolha o que mais fizer sentido para você e banhe os pães de mel. Então, deixe-os escorrendo em uma grade e espere esfriar totalmente para servir ou embalar.

Veja mais: 

Como fazer cocada cremosa, de forno, tradicional e de maracujá: veja receitas do TudoGostoso

Como fazer sorvete caseiro: descubra o ingrediente que garante a cremosidade da sobremesa

Receita de donuts: aprenda a fazer a rosquinha de filme americano em casa

 

Recomendadas
Pela Web