10 receitas com macaxeira deliciosas: veja opções doces e salgadas

Gosta de ingredientes simples e versáteis, para pratos salgados ou doces? Confira nossa seleção de 10 receitas com macaxeira para fazer agora

Macaxeira, mandioca ou aipim. O nome pode mudar de acordo com a região do Brasil, mas o sabor delicioso é certo. Essa raiz brasileiríssima é superversátil e combina com uma infinidade de pratos doces e salgados. Frita para um petisco, engrossando e dando sabor a um caldo delicioso ou até mesmo para aquele bolo da sobremesa, ela vira a estrela dos pratos. Então que tal dar uma olhada em 10 receitas com macaxeira – ou quaisquer outras variações de nomenclatura – deliciosas para fazer em casa? Acompanhe aqui!

Veja a nossa seleção de 10 receitas deliciosas com macaxeira

prato branco com carne de sol, macaxeira, arroz e feijão: receitas com macaxeira

Carne de sol com macaxeira: como fazer esse clássico nordestino

1) Carne de sol com macaxeira

Receita nordestina clássica, rende bastante e é ótima para a hora do almoço. Sirva com manteiga de garrafa e bom apetite!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2) Bolo de macaxeira ou aipim com calda

A macaxeira combina muito com diversas receitas de sobremesa, como esse bolo bem fofinho com calda.

3) Escondidinho de macaxeira

Bem quentinho, com queijo derretido por cima, é o prato ideal para sentar à mesa com a família e comer até o último pedaço.

4) Purê de macaxeira

Quer um acompanhamento simples de fazer, mas que fuja do óbvio? Experimente essa receita de purê de macaxeira! Com certeza vai te dar água na boca.

5) Bolo de macaxeira com leite de coco

Nada melhor do que a combinação da macaxeira com o coco em um bolo suculento e macio. Que tal cortar em pedaços e servir como um dos pratos da sua festa junina em casa?

6) Bolinho de macaxeira

Na hora de tomar aquela cervejinha, é muito importante escolher o petisco certo. Nossa aposta é esse bolinho recheado de macaxeira.

receita de bolinho de aipim dentro de uma vasilha branca, em cima de uma mesa de madeira: 10 receitas com macaxeira doces e salgadas

Receita especial de bolinho de macaxeira

7) Pudim de macaxeira

Uma sobremesa para fugir do lugar comum e ainda assim agradar a todos os paladares. Sirva esse pudim após um almoço especial.

8) Macaxeira frita crocante

Mais um ótimo petisco para os dias em que você está sem tempo de preparar pratos muito elaborados, mas ainda assim quer comer uma comidinha gostosa.

9) Nhoque de macaxeira

O nhoque é um dos pratos mais tradicionais do almoço de domingo. Experimente preparar a massa com macaxeira, você vai amar!

10) Sopa de macaxeira com charque

Os dias frios merecem uma sopinha. Então não deixe de preparar essa sopa bem cremosa de macaxeira com charque, para fugir da mesmice.

bowl branco com sopa de macaxeira com charque e pedaços de torrada ao lado

Sopa de macaxeira com charque: embarque nessa para os dias mais frios

Dicas de como cozinhar a macaxeira

Gostou das nossas receitas, quer testar em casa, mas ficou em dúvida de como cozinhar para deixar em um ponto bem macio e sem desmanchar? Tudo bem, a gente traz um passo a passo bem simples para te ajudar.

Para fazer sem perder muito tempo, o recomendado é a panela de pressão. Descasque a quantidade que quer usar, corte em pedaços de tamanho médio para facilitar, coloque na panela e acrescente água o suficiente para alcançar até um dedo acima do aipim. Depois feche e deixe cozinhar de 10 a 15 minutos e, se ao fim desse tempo ela ainda não estiver molinha sem desmanchar, retorne para mais alguns minutinhos de pressão. Se preferir fazer na panela comum, aumente o tempo para 20 a 25 minutos, sem esquecer de monitorar a consistência.

Quando acabar de cozinhar, veja se está no ponto certo para uma das receitas com macaxeira antes de começar a preparar. Se quiser comer a macaxeira sem nenhum acompanhamento, tempere com sal, passe uma manteiguinha e aproveite!

 

 

Recomendadas
Pela Web