Caruru: como fazer esse prato típico brasileiro

Venha conferir a receita completa de um prato típico delicioso do Brasil: caruru!

O Brasil é um país com uma culinária muito rica, cheia de pratos típicos deliciosos e únicos. O TudoGostoso já ensinou como preparar alguns deles como pão de queijo, vatapá, acarajé, feijoada, pato no tucupi, tacacá e muitos outros. Hoje iremos mostrar como preparar um incrível caruru, um prato feito com quiabo. O caruru se tornou parte da gastronomia brasileira ao ser trazido pelos escravos africanos. Atualmente ele é um prato típico da Bahia e comumente servido como recheio do acarajé. Confira a receita completa!

caruru como fazer

Caruru com camarão

Ingredientes do caruru

100 g de camarão seco
1 kg de quiabo picadinho
100 g de amendoim sem casca picada
100 g de castanha de caju picada
250 ml de leite de coco (opcional)
1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
1/2 limão
2 cebolas pequenas
sal e pimenta a gosto

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
como fazer caruru

Acarajé recheado com caruru e camarão

Modo de preparo

No liquidificador, bata metade dos camarões com 1/2 xícara (chá) de água por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, passe a mistura por uma peneira e reserve.
Volte com o caldo do camarão para o liquidificador e bata junto com a cebola cortada, o leite de coco, o amendoim e a castanha de caju. Bata bem até formar um caldo grosso e liso. Acrescente a pimenta a gosto e acerte o sal.

Em uma panela grande, coloque o quiabo picado, o caldo do liquidificador, o azeite de dendê e o restante dos camarões secos. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre com auxílio de uma colher de pau, por cerca de 25 minutos. Sirva quente!

caruru receita

Caruru servido na travessa com camarão inteiro

Recomendadas
Pela Web