Quentão é com cachaça ou com vinho? Descubra a receita original

Festa junina tem que ter quentão! Entenda com o TudoGostoso se quentão de verdade é feito com vinho ou com cachaça

A melhor época do ano já chegou! Sim, estamos falando dela, a festa junina, a melhor festa para quem gosta de comer, e se tem uma coisa que o TudoGostoso gosta é de comer! Mas vamos combinar, quem não adora um bolo de milho, um curau, um caldo verde, uma pamonha e, claro, um quentão? Por falar em quentão, vamos levantar a polêmica: qual a receita de quentão aí da sua região?

Todo ano a polêmica volta e dessa vez decidimos acabar com a curiosidade de todos e dar uma resposta definitiva para a pergunta: afinal, quentão é com cachaça ou com vinho? Vem que a gente te conta a receita original e como surgiu essa bebida!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
quentão é com cachaça ou com vinho

O quentão alcoólica muito consumida na época das festas juninas

Quentão é com cachaça ou com vinho?

No sul do país, existe uma bebida que é feita com vinho quente, especiarias e algumas frutas, muito parecido com a sangria. Algumas pessoas a chamam de quentão. Já no sudeste, norte e nordeste, quentão é a bebida feita à base de cachaça com especiarias como cravo e gengibre, e pode ser utilizado alguns pedaços de frutas para saborizar.

Portanto, dependendo de quem for perguntado, a reposta pode ser vinho ou cachaça. Mas vamos falar um pouco da história e da receita original para ver quem está certo nessa!

História do quentão

O quentão tem sua origem nos estados de São Paulo e Minas Gerais, e há registros da bebida ser consumida no período da colonização brasileira. Ela foi criada a partir de aguardente de cana-de-açúcar, um destilado brasileiro, e especiarias. Já o quentão conhecido nos estados do sul é realmente apenas uma bebida de vinho quente, também chamada de vinhão. Ela possui origem europeia e também há diferentes versões nas receitas como o quentão brasileiro.

Para ir além, ao pesquisar termo quentão no Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, recebemos como resposta: “Aguardente de cana-de-açúcar temperada com gengibre e canela, e servida quente.” 

Essa bebida tinha como função espantar o frio nos meses mais gelados, daí o nome. Aliás, até hoje o quentão é consumido nos dias mais frios do ano. E, mesmo que não esteja tão frio, é consumido pela tradição junina.

Portanto, a galera do sul que desculpe o TudoGostoso, mas o quentão é feito de cachaça mesmo! E a receita de quentão tradicional você confere aqui.

quentão é com vinho ou com cachaça

A receita original de quentão é feita com cachaça!

Quentão é feito com cachaça!

Para a receita original dessa bebida é utilizado 500 ml de água, 500 ml de cachaça, limão, canela em pau, cravo e gengibre a gosto. O limão também é substituído em alguns lugares por outras frutas como maçã, pera e até abacaxi. Mas se liga na dica, viu: como a cachaça é a estrela dessa bebida, é importante que ela seja uma cachaça de boa qualidade, preferencialmente a dourada (ou amarela) e envelhecida. Dessa forma, você irá garantir que a sua bebida terá o melhor sabor possível!

Para quem já faz quentão, deve estar se perguntando cadê o açúcar. Bom, na receita original não é usado açúcar, mas a gente sabe que é muito melhor com! Por isso, para quem preferir, acrescente 400 g de açúcar refinado aos ingredientes.

Como fazer quentão

Para preparar é simples! O primeiro passo é derreter o açúcar em fogo baixo até formar um caramelo e em seguida acrescentar as especiarias e o limão. Com o açúcar completamente derretido, adicione a água e deixe ferver por 30 minutos. Por último, coloque a cachaça e deixe ferver por mais 10 minutos. Para quem quiser experimentar a versão original sem açúcar, basta pular o passo do caramelo. Ferva a água com as especiarias e frutas!

Dica: É importante não adicionar a cachaça junto com a água porque o álcool pode acabar evaporando demais, mudando o gosto e a eficácia da bebida.

Veja mais:

Receitas de quentão: veja opções com gostinho de festa junina

Faça renda extra com Festa Junina: ganhe dinheiro com receitas típicas

Receitas com cachaça: veja 25 opções surpreendentes usando a bebida

Recomendadas
Pela Web