Proteína de soja: veja como hidratar e preparar para as suas receitas

Quer deixar a proteína de soja bem suculenta e apetitosa? O TudoGostoso vai te mostrar que é superpossível e fácil: confira nossas dicas!

A soja pode ser encontrada de várias formas: óleo, bebida, grãos, farinha, queijo e também, como é mais conhecida, como PTS (proteína texturizada de soja). A PTS é uma excelente opção para substituir a proteína de origem animal na sua receita.  Tem um alto teor proteico e, além disso, um custo bastante acessível. Apesar de parecer difícil, esse é um alimento de fácil preparo e muito versátil: combina com diversas receitas.

Você pode encontrar a PTS na versões escura (caramelada) e  clara (não caramelada), nos tipos graúdo e granulado. O modo de preparo das duas é o mesmo e os resultados são incríveis! As opções de pratos são inúmeras: hambúrguer, quibe, almôndegas, estronogofe, lasanha… ou seja, vários pratos de dar água na boca. Mas, para garantir um resultado perfeito, é necessário uma hidratação correta e alguns truques para eliminar o odor da soja, ou seja, quando ela é hidratada e temperada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dicas de como hidratar e preparar proteína de soja: aprenda

Proteína da soja

Veja como hidratar proteína de soja:

O primeiro passo é a hidratação da soja, nesse momento você vai garantir a textura ideal para o consumo. É simples: basta cobrir a PTS com água quente e colocar o suco de ½ limão ou 1 colher (sopa) de vinagre. Deixe descansar por 30 minutos. Depois escorra a água, retirando o excesso. Depois de hidratada, é hora de focar no sabor.

Para deixar sua receita supergostosa, trouxemos uma lista de ingredientes e condimentos que são ótimos para temperar a proteína da soja:

Alho

Cebola

Cominho

Louro

Pimenta do reino

Orégano

Caldo de legumes

Páprica

Pimenta calabresa

Molho shoyu

Fumaça líquida

Cúrcuma

Molho de tomate

Bacon vegetal

Como preparar a soja?

Agora que você já hidratou a PTS e já escolheu os condimentos e temperos que você mais gosta, é hora de preparar a sua carne de soja.

1 – Em uma panela, coloque azeite, alho e cebola bem picadinhos, refogue até a cebola ficar levemente dourada.

2 – Adicione os temperos da sua preferência, sempre mexendo bem.

3 – Acrescente a soja, já escorrida e espremida, e refogue.

4 – Coloque um pouco de água e refogue por mais 5 minutos.

Agora que já tem a base, você pode usar para recheios, molho bolonhesa, refogados com legumes…

O importante é que, quando você for preparar suas receitas com proteína de soja, abuse da criatividade e desses temperinhos que vão garantir o sucesso da sua PTS.

Confira também:

Receitas com soja: 25 opções com a leguminosa

Recomendadas
Pela Web