Por que comemoramos o Dia de São João? Conheça a história da importante data junina

Descubra a relação do Dia de São João com a festa junina e outras curiosidades como a fogueira de São joão

O Dia de São João, que acontece em 24 de junho, é uma das festas mais comemoradas do Brasil, principalmente no nordeste. Muitas vezes usado como sinônimo de Festa Junina, você deve estar se perguntando o que ele tem a ver com os arraias, né? Calma que o TudoGostoso explica! Aqui no blog nós contamos as curiosidades sobre o Dia de São João e sua relação com a Festa Junina. Confira!

curiosidades festa de são de joão

O Dia de São João é celebrado por festas repletas de comidas e danças

Curiosidades sobre a Festa de São João

O Dia de São João é celebrado em 24 de junho para comemorar o nascimento de João Batista. Segundo a Igreja Católica, São João foi o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo. Também conhecido como Santo Festeiro, o dia de São João não poderia ser diferente: repleto de festividade no mundo inteiro. No Brasil, ele é celebrado em meio aos arraiais com comidas, danças, músicas e brincadeiras.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Porém, a relação da Festa Junina com a Festa de São João não é uma tradição de origem brasileira.  Tudo começou com os países do hemisfério norte, que celebravam a colheita e a fertilidade do solo e dos humanos com um ritual pagão muito parecido. Contudo, os rituais de fertilidade não eram bem vistos pela Igreja Católica naquela época.

No início, a Igreja opôs as celebrações, mas depois adaptou-as para uma festa cristã. A fogueira desses rituais foram substituídas pelas fogueiras de São João já que, segundo a tradição, a mãe de João teria mandado acender uma fogueira para avisar Maria que o menino tinha nascido.

Mas foi graças a Portugal que a Festa Junina chegou ao país! Na verdade, antes de ser trazida ao país pelos colonizadores portugueses, ela se chamava Festa Joanina, exatamente em homenagem a São João Batista. Com o passar do tempo, as pessoas começaram a chamá-la por conta do mês em que ocorre, mas a Festa Junina não perdeu sua tradição religiosa! Em Pernambuco, Alagoas e Paraíba, por exemplo, o Dia de São João é feriado. Não é para menos, afinal, são os estados onde mais se celebra a Festa Junina!

Além do dia de São João, os dias Santo Antônio e São Pedro também são comemorados em junho, nos dias 13 e 29 respectivamente.

curiosidades festa junina

As comidas da Festa de São João são a parte favorita da maioria das pessoas, sem dúvidas!

Receitas para comemorar a Festa de São João

Nada de passar a Festa de São João em branco, viu? O TudoGostoso separou receitas deliciosas para você preparar em casa, ideal para aquele arraial com a família e os amigos. Veja só!

Cuscuz de tapioca com leite condensado

O cuscuz de tapioca é um doce típico da Festa de São João. Feito com coco e leite condensado, o cuscuz de tapioca é fácil de fazer com ingredientes do dia a dia. Essa receita usa apenas leite integral e água, mas se você prefere um cuscuz mais durinho, você pode substituir a água por leite de coco.

Maçã do amor fácil

Muitas pessoas tem dificuldade de fazer maçã do amor, mas a verdade é que ela é muito fácil de fazer, basta seguir a receita e ficar atento às dicas do TudoGostoso! O pulo do gato está em não usar colher para mexer a calda, porque pode acabar açucarando. Para que a calda fique perfeita,  misture apenas balançando a panela levemente. Você ainda pode incrementar a sua maçã com confeitos coloridos, mas despeje-os sobre os maçãs do amor com a calda ainda quente!

Pastel de queijo com presunto

Se o que você curte não é receita doce e sim salgada, você precisa fazer esse pastel. Crocante e muito sequinho, o pulo do gato para garantir um pastel igual de feira está no uso de cachaça, que deixa a massa muito crocante. O recheio fica a seu critério, mas o tradicional queijo com presunto nunca deixa a desejar, não é?

Cocada mole de laranja

Nós já ensinamos diversas receitas de cocada, desde a tradicional cocada de corte até a cocada cremosa de leite condensado. Agora mostramos como fazer a cocada mole de laranja, perfeita para impressionar seus convidados. O melhor é que ela é muito fácil de fazer, só misturar todos os ingredientes na panela e está pronta!

Pudim de milho verde

O milho é o ingrediente queridinho das Festas Juninas e ele também não pode faltar nas celebrações do Dia de São João. Então que tal uma receita diferente para o seu arraial? O pudim de milho verde é uma sobremesa não convencional mas que é superprática e muito gostosa.

Bolo de fubá sem leite e sem farinha de trigo

É claro que uma boa Festa de São João não pode faltar o clássico bolo de fubá, né? Nós separamos essa receita para quem precisa fazer um bolo de última hora porque mais fácil que ela impossível! A receita substitui o leite por iogurte desnatado e dá muito certo.

Veja mais:

13 receitas de Festa Junina que ficam prontas em até 30 minutos

Festa junina diet: veja como fazer os deliciosos doces típicos da época sem açúcar

Faça renda extra com Festa Junina: ganhe dinheiro com receitas típicas

Recomendadas
Pela Web